Vila Medeiros – 11/Out/2017

      A Vila Medeiros tem como data oficial de fundação o dia 11 de Outubro de 1912, segundo estudos levantados pela ASSORAVIM – Associação Reivindicativa e Assistencial de Vila Medeiros, com a aquisição de cerca de 68 alqueires de terra pelo português Francisco de Medeiros Jordão. O bairro se transformou em distrito em 1992, e sob sua jurisdição estão os bairros Conjunto Promorar Fernão Dias, Jardim Brasil, Jardim Guançã, Jardim Julieta, Jardim Neila, Vila Alegria, Vila Ede, Vila Elisa, Vila Munhoz e Vila Sabrina, além do próprio bairro de Vila Medeiros. Trechos seus fazem divisa com o município de Guarulhos.

Praça Sta Luiza de Marilac, Jardim Guançã – 26/Jul/2017

      O Circoteatro Gelatina recebeu artistas e comunicadores para realizar uma atividade diferente. Ao invés de espetáculo, a reunião dos produtores culturais foi para realizar um escambo (troca de ideias) sobre a visibilidade da periferia através das mídias alternativas. O evento teve cerca de 20 pessoas e contou com a jornalista da Gisele Brito, da Rede de Jornalistas das Periferias, além de uma apresentação de freestyle de skate, de Vinicius Dantas.

Av. do Poeta 740, Vila Julieta – 22 e 23/07

      A 1ª edição da Feira Afro Cultural Zona Norte, valorizando a cultura dos afro descendentes e indígenas, aconteceu em frente do CICAS (Centro Independente de Cultura Alternativa e Social), que fica ao lado do Terminal de Carga Fernão Dias.  Sérgio Lapaloma, um dos organizadores, relatou que estava há mais de um ano tentando realizar este evento, e que com a adesão de diversos coletivos da ZN conseguiu enfim ver o projeto ganhar vida.

Boteco da Curva, Vila Sabrina – 07/Mar/2017 

      Debaixo de muita chuva, o coletivo cultural Casa no Meio do Mundo (CMM) apresentou o projeto Cultura Comunica. No evento foi mostrado um vídeo explicando o projeto, seguido de uma roda de conversa. A atividade contou também com apresentações musicais com a banda Gambiarra e a discotagem com DJ Akila Jelani. O projeto abre vagas para jovens interessados em formação cidadã e cultural, e tem apoio da Secretaria Municipal de Cultura.  Inscrições até 31/03.

Assoravim e centro do bairro – Outubro/2016.

      A Paróquia Nossa Sra. de Loreto e a Assoravim – Associação Reivindicativa e Assistencial de Vila Medeiros organizaram atividades para comemorar os 104 anos do bairro de Vila Medeiros, cuja data oficial de fundação é 11 de Outubro de 1912. Além do aniversário, neste mês das crianças a Assoravim também proporcionou uma grande festa para a criançada atendida pela instituição.

Rua Aldeia 20 de Setembro 70, V. Gustavo – 09/Out/2016.

      A Associação Okinawa do Carandiru – AOC, uma das associações nikkeis da Zona Norte, realizou a sua 7ª Festa Japonesa na sede social da entidade. O objetivo foi angariar fundos para a manutenção da associação, que no próximo mês completa o primeiro aniversário na nova sede. A festa contou com a participação de inúmeros colaboradores e voluntários, que trabalharam na arrumação e decoração do salão e no preparo de comidas e pratos típicos.