Vila Medeiros – 11/Out/2017

      A Vila Medeiros tem como data oficial de fundação o dia 11 de Outubro de 1912, segundo estudos levantados pela ASSORAVIM – Associação Reivindicativa e Assistencial de Vila Medeiros, com a aquisição de cerca de 68 alqueires de terra pelo português Francisco de Medeiros Jordão. O bairro se transformou em distrito em 1992, e sob sua jurisdição estão os bairros Conjunto Promorar Fernão Dias, Jardim Brasil, Jardim Guançã, Jardim Julieta, Jardim Neila, Vila Alegria, Vila Ede, Vila Elisa, Vila Munhoz e Vila Sabrina, além do próprio bairro de Vila Medeiros. Trechos seus fazem divisa com o município de Guarulhos.

  

Vista da igreja Nossa Senhora do Loreto, no centro da Vila Medeiros.Vista da igreja Nossa Senhora do Loreto, no centro da Vila Medeiros.

 

VINHOS – Os primeiros moradores foram as famílias de Juvenal Sayão, Antonio Fernandes e Rafael Parisi, que adquiriram chácaras na propriedade que começou a ser loteada por Francisco Medeiros. Posteriormente seus filhos José de Medeiros e Manoel de Medeiros contrataram os serviços de Henrique Mazzei para o trabalho de arruamento e loteamento do bairro, quando então foi batizado como Vila Medeiros, iniciando o maior impulso ao seu povoamento. Nesses primórdios as terras da Vila Medeiros abrigaram fabricantes de bons vinhos, com sua fama ultrapassando os limites do bairro, transformando-se então em ponto turístico na cidade.

 

IGREJA E MOCOTÓ – Outra referência no bairro é o Santuário e Matriz Nossa Senhora de Loreto, que nasceu de um fato curioso, quando um avião monomotor do Aéreo Clube de São Paulo caiu nas proximidades, salvando-se um casal de italianos. Por agradecimento, esse casal mandou erigir a igreja, inaugurada em 11 de Julho de 1954, ano do quarto centenário da cidade de São Paulo. Mais recentemente a Vila Medeiros passou a constar dos principais guias gastronômicos da capital paulista, através do restaurante Mocotó, que nasceu no bairro em 1974 pelas mãos do pernambucano José de Oliveira Almeida.  Desde 2004, sob a gerência de seu filho Rodrigo Oliveira, o empreendimento não para de crescer e trazer romarias de clientes ao bairro no fim de semana.

 

Casa de 1912 na avenida Boschetti, Vila Medeiros.Casa de 1912 na avenida Boschetti, Vila Medeiros.

 

LUTA – Centralizando as demandas sociais do bairro, com olhar especial para a população carente, a ASSORAVIM – Associação Reivindicativa e Assistencial de Vila Medeiros (ASSORAVIM) é uma entidade que luta pelo desenvolvimento local desde a sua fundação, em 24 de Abril de 1966, por um grupo de agregados comerciantes que se reuniam na farmácia Boa Sorte. Ela teve como primeiro presidente José Teruer Bruni, até chegar ao atual presidente, Edson Tadeu Marim.  Sua sede fica na rua Ataliba Vieira 1034, Vila Medeiros.

 

Minudências:
@ O transporte coletivo só chegou ao bairro nos anos 1950, com as linhas da CMTC e Alto Pari, com a colaboração da Prefeitura, através dos prefeitos Adhemar de Barros e Jânio Quadros, que autorizaram o calçamento da Av. Nossa Senhora do Loreto.
@ Nessa mesma época chegaram melhoramentos básicos como energia elétrica e água encanada.
@ As principais escolas da Vila Medeiros são: Escola Estadual Professor Sebastião de Souza Bueno, Escola Estadual Doutor Miguel Vieira, Escolar Estadual Professora Carmosina Monteiro Viana, Escola Estadual Doutor Luiz Lázaro Zamenhof e Escola Estadual Doutor Justino Cardoso.
@ Em 08 de Junho de 2004, foi fundado o Rotary Clube de São Paulo Vila Medeiros.
@ Veja AQUI matéria com a comemoração dos 50 anos da ASSORAVIM.
@ A população da Vila Medeiros é de 129.919 habitantes, conforme o censo IBGE 2010.

 

# Matéria com apoio de Buffet Amarante, Brechó Chic´s no Último e Tecnolamp

Postar comentário

0
  • Visitante - Vera Brasileiro

    Parabéns!!!

  • Visitante - Regina Célia do fontolam bilha

    Adoro esse bairro sou nascida e criada nele desde 1960 e meus 2 filhos também lugar abencoado