Igreja da Restauração, Tremembé – 30/Nov/2017

      Celebrando os 127 anos do Tremembé, a prefeitura regional Jaçanã/ Tremembé realizou uma solenidade em homenagem a moradores da região, no salão cedido pela Igreja da Restauração, localizada no bairro aniversariante. A sessão foi promovida e presidida pelo vereador Conte Lopes.  Ao início o Hino Nacional foi entoado à capela pelo professor e também um dos homenageados, José Heleno Gomes de Oliveira, que emocionou a plateia presente.

Tremembé – 10/Nov/2017

      Para diferenciar o bairro do Tremembé da cidade homônima no Vale do Paraíba, duas medidas históricas foram tomadas:  a estação do Trenzinho da Cantareira, na atual praça Dona Mariquinha Sciascia, se escrevia com um “i” no final: no alto da estação estava gravado “Tremembeí”.  Outro dado é que o bairro era conhecido como “Tremembé da Cantareira”, como constava da correspondência do Instituto Florestal, cuja sede fica no Horto Florestal.  Essas são algumas curiosidades do Tremembé, o 4º maior distrito da cidade de São Paulo, que está completando 127 anos.

Horto Florestal – Novembro/2017

      Não há estimativa para a reabertura do Parque Estadual Alberto Löfgren, mais conhecido como Horto Florestal, fechado desde 20/10 como medida preventiva no combate à febre amarela. Porém os funcionários, que foram vacinados em uma campanha interna, podem entrar para trabalhar. Nessa condição, circulando pelo parque vazio e silencioso, o funcionário Robinson Dias percebeu que os animais não estavam nem aí com essa medida, aproveitando para circular com mais liberdade pelo parque. E fotografou isso.

15 distritos da Zona Norte – 2007-2017

Em 1º/Nov/2007 foram ao ar, “subiram”, as primeiras 15 matérias do portal ZNnaLinha. Precisavam ser 15 matérias porque são 15 os distritos cobertos pelo portal, desde o primeiro momento. Por isso vale o chiste de que “do Oiapoque ao Chuí, quer dizer, da Vila Medeiros ao Jaraguá, o portal está lá...”, sempre dentro da nossa capacidade, oscilante conforme o humor econômico do país. Passaram por nós vários colaboradores, que receberam formações e deixaram marcas e saudades... Milhares de matérias “subiram”, sempre focadas em “coisas boas” e cidadania... muita intenção de fazer a Zona Norte se desenvolver... e assim se passaram 10 anos.

Horto Florestal e PEC – Outubro/2017

      O risco de propagação da febre amarela pela Zona Norte fechou temporariamente os parques estaduais Horto Florestal e da Cantareira, e está motivando a população a correr aos postos de saúde para tomar a vacina. Exames confirmaram que um macaco bugio morreu na área do Horto, infectado com a doença. Essa informação deflagrou o combate ao mosquito vetor da doença, o haemagogus (febre amarela silvestre). O controle é necessário, pois a aproximação da doença dos centros urbanos pode fazer com que o conhecido mosquito Aedes aegypti possa transmitir a doença em regiões urbanas. A proposta é vacinar 1 milhão de pessoas na Zona Norte.

Parque Est. Alberto Loefgren – 23/Set/2017

      O Horto Florestal abrigou o encontro 23º Semear Conhecimentos, com a ideia de trocar informações e conhecimentos ambientais sobre plantas, ervas, sementes e probióticos. Plantas de diversos tipos foram colocadas sob um toldo no meio do parque: trepadeiras, jurubeba, taioba, malva, babosa, bredo e muitas outras. “Muitas amostras aqui eu peguei em casa e outras fui colhendo, tenho a maioria em vasos, por isso que eu digo que é possível cultivar. Tenho a maioria em vasos e em um pequeno canteiro”, disse Eliana Ramos, que não esconde sua paixão pelas plantas.