Horto Florestal – Invernada da PM – Setembro/2016

      No dia 26/09 ocorreu a retirada das câmeras que estavam fixadas sobre a "Passarela aérea antiatropelamento para animais silvestres, com ênfase nos bugios”, que objetiva o monitoramento da utilização da fauna arborícola entre os maciços florestais do Parque Estadual Alberto Löfgren e da Invernada do Barro Branco da Polícia Militar. E o resultado foi muito positivo!

 

Bugio atravessa o corredor de fauna sobre a av. Luis Carlos Gentille de Laet.Bugio atravessa o corredor de fauna sobre a av. Luis Carlos Gentille de Laet.

 

SUCESSO – Ação coordenada pela bióloga Priscila, da AES Eletropaulo, e pelo biólogo e 1º sargento da PM Fábio Ferrão (elaborador do projeto), a observação das imagens capturadas pelas câmeras TRAP demonstraram o sucesso do projeto, filmando bugios (Alouatta clamitans) e saguis-de-tufos-brancos (Callithrix jacchus) utilizando a passagem segura, tornando-se uma rota de deslocamento para a fauna silvestre na Zona Norte da cidade de São Paulo.

 

Sagüi filmada na passarela.Sagüi filmada na passarela. Dois bugios na passarela.Dois bugios na passarela.

 

LIGAÇÃO – Esse corredor de fauna une dois maciços verdes expressivos ainda preservados, o Horto Florestal e a Invernada da Policia Militar. É importante observar que a mata do Horto Florestal se une com a mata do Parque Estadual da Cantareira, permitindo assim que animais de áreas muitos distantes, nos municípios de Mairiporã, Caieiras e Guarulhos possam, sem interrupção de acesso, buscar as matas da Invernada. A movimentada avenida Luiz Carlos Gentile de Laet impedia essa transição completa, mas o corredor de fauna agora viabiliza a passagem.

 

Registro noturno de uso da passarela pela fauna local.Registro noturno de uso da passarela pela fauna local.

 

PARTICIPAÇÃO – O biólogo e sargento PM Fábio Ferrão relatou a emoção e a felicidade pelos resultados encontrados no monitoramento. Ele ressaltou que o sucesso só foi possível pela participação de pessoas comprometidas e responsáveis que se uniram para esse feito, a cada qual com sua contribuição.

 

Minudências:
@ Veja AQUI como foi a instalação dessa passagem de fauna, em Novembro/2014.

Postar comentário

0
  • Visitante - Geralda das Neves

    Parabéns pelo sucesso de seu projeto Sargento Fábio Ferão.

  • O projeto é excelente! Parabéns e sucesso!

  • Visitante - Eziquiel de Souza Silva

    Como defensor anônimo da natureza e entusiasta de projetos simples que contribuem para a fauna, e também a flora, fiquei emocionado ao saber que ainda há pessoas preocupadas com o meio ambiente, e atuando efetivamente para a recuperação do planeta, agindo em células que, somadas, resultam em grande beneficio. Parabéns ao idealizador e à pesquisadora Priscila.

  • Visitante - Pedro Gonçalves

    Excelente iniciativa. Parabéns aos Biólogos Ferrão e Priscila e equipe

  • Visitante - Fábio Ferrão Videira

    Obrigado Britto por essa divulgação, proporcionando a sociedade paulistana a conhecer os resultados de muito esforço no contexto ambiental que fazemos mediante parceria informal entre o Centro Médico da Polícia Militar, AES Eletropaulo, Comércio Itacácio Mármores Granitos, Instituto Florestal, Secretaria do Verde e Meio Ambiente, Polícia Ambiental, Subprefeitura de Santana-Tucuruvi, entre outras, resultando no sucesso alcançado.
    Agradeço a todos os envolvidos e a vocês da ZNnaLinha.
    Grande Abraço, Biól. Fábio Ferrão