Prefeitura Regional V. Maria/ V. Guilherme – 10/Nov/2017

      Em uma cerimônia singela a prefeitura regional Vila Maria/ Vila Guilherme realizou a formatura de alunos dos cursos de Jardinagem e Mecânica de Motos, oferecidos pelo Programa Profissão Cidadão em parceria com o Via Rápida Empregos, gerando oportunidade de trabalho para os jovens.  Até o momento esse programa já qualificou mais de 700 pessoas em vários cursos.

  

Alegria ao finalizar o curso e ganhar uma formação.Alegria ao finalizar o curso e ganhar uma formação.

 

ESFORÇO – Segundo Bia Venturini, uma das coordenadoras dos cursos, a resposta dos alunos é positiva, as pessoas aproveitam a oportunidade. “Parte de nossos alunos vem de programas de assistência social, que basicamente atende egressos, moradores de rua que estão em centro de acolhimento, transexuais.  São pessoas muito esforçadas. Temos depoimentos de pessoas que andavam todos os dias 6 km para chegar ao curso e não faltaram um dia e que hoje estão empregadas”, declarou Bia.

 

OPORTUNIDADES – O prefeito regional Dário José Barreto ressaltou a importância da iniciativa empreendedora em momentos de crise e desemprego. “Hoje, com a quantidade de motocicletas que rodam pela cidade, é uma oportunidade para quem não tinha contato com a profissão e se empregar, é um mercado em expansão. Quem fez o curso de jardinagem pode vender o serviço para cuidar de praças com auxílio da iniciativa privada”, avaliou o prefeito regional.

 

Prefeito regional entrega certificado.Prefeito regional entrega certificado. Vereadora Adriana Ramalho (PSDB) e jovem formado no curso.Vereadora Adriana Ramalho (PSDB) e jovem formado no curso.

 

DEPOIMENTOS – Para Vagner Quintiliano, aluno que participou das 100 horas do curso de Jardinagem, a aprendizagem valeu a pena.  “Foi muito importante, aprendemos o cultivo da terra, o preparo, as sementes e plantas exóticas. Sempre gostei de plantas, é uma tradição de família, mas tinha apenas conhecimentos básicos”, analisou de maneira otimista o formando, que espera ingressar logo no mercado de trabalho.  Já Cícero Muniz dos Santos sempre estudou por conta própria o universo da jardinagem e das plantas, e acredita que está na hora de aprender, só que dessa vez, na prática.   “Tinha algum conhecimento na teoria quando decidi fazer o curso, o que queria mesmo era a prática, e aqui nós conseguimos. Fizemos plantação de hortas comunitárias em muitos lugares sob a orientação dos professores”, ressaltou Cícero.

 

DIDÁTICA – O jovem Luiz Gustavo do Nascimento, morador do bairro de Santana, não se contentou em fazer apenas um curso e fez as duas formações.  Segundo ele, a didática dos professores foi o diferencial.  “Os professores têm um jeito dinâmico, prático e paciente de dar aula, eles fazem com que as pessoas não durmam mesmo em um assunto teórico”, ressaltou com bom humor, Luiz Gustavo.

 

Momento da solenidade de formatura.Momento da solenidade de formatura.

 

Minudências:
@ O Via Rápida Emprego é um programa da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação que promove a preparação da população em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho. Ele auxilia desde a capacidade de comunicação, organização, solução de problemas e possui mais de 200 cursos.
@ Saiba mais sobre o Via Rápida Emprego em www.viarapida.sp.gov.br
@ Esteve presente na cerimônia a vereadora Adriana Ramalho (PSDB).
@ Se formaram na cerimônia 25 alunos em Jardinagem e 57 alunos em Mecânica de Motos.
@ Após a capacitação os formandos passarão por uma qualificação junto ao SEBRAE.
@ Recentemente o Grupo Pão de Açúcar se juntou ao projeto e iniciará sua parceria em 2018.

Texto e fotos: Ronaldo Lages

# Matéria com o apoio de Buffet Amarante, Brechó Chic’s no Último e Tecnolamp

Postar comentário

0
  • Nenhum comentário encontrado