Av. Tucuruvi 800, Tucuruvi – 08/Abr/2017.

      Uma das 32 audiências públicas regionais do Programa de Metas aconteceu na prefeitura regional Santana/ Tucuruvi. O evento foi coordenado pela prefeita regional Rosmary Corrêa, ou Delegada Rose, como é conhecida. Além dela, compuseram a mesa o chefe de gabinete Luís Carlos Oliveira e o secretário municipal de Serviços e Obras, Marcos Rodrigues Penido. Cerca de 80 pessoas compareceram.

 

Secretário Penido, chefe de gabinete Oliveira e prefeitura regional Delegada Rose.Secretário Penido, chefe de gabinete Oliveira e prefeitura regional Delegada Rose.

 

AUDIÊNCIA – A audiência buscou a participação da população na elaboração do documento final do Programa de Metas 2017–2020, através de propostas que atendessem a seu interesse, já que o programa apresentado até o momento é um rascunho e ainda pode ser alterado.  Essa finalização está prevista para Junho. A prefeita regional iniciou a audiência, orientando sobre as regras para a participação do público e foram distribuídas fichas para que os interessados registrassem suas solicitações e propostas. Cada pessoa pôde falar por três minutos. Após a abertura, passou a palavra ao secretário Marcos Penido que explicou rapidamente a estrutura do programa e os projetos associados. Segundo ele, as metas foram baseadas nos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU. “Essas metas já foram tratadas dentro de estudos mundiais, através de especialistas puderam trazer essa lógica para nós”, completou Penido.  

 

Público presente no auditório para a audiência.Público presente no auditório para a audiência.

 

PROPOSTAS I – Em seguida foram ouvidos os participantes inscritos, que ao todo foram nove. Entre as propostas estava uma parceria com o Governo do Estado para melhorar a manutenção e atendimento do programa “Bom Prato” na cidade; atendimento e cuidado para animais de rua; espaços de lazer e convivência para idosos; atividades culturais e educacionais voltadas para regiões específicas; além de projetos na área de meio ambiente e sustentabilidade, com foco em agricultura familiar, hortas comunitárias e educação alimentar nutricional.

 

Momento da palavra aos participantes.Momento da palavra aos participantes.

 

PROPOSTAS II – Outro ponto mencionado foi a falta de projetos de mobilidade urbana com a inclusão de ciclovias para a região. O publicitário e ciclista Anderson Augusto analisou que os projetos não citam a modalidade, “Já estive pessoalmente com o prefeito Dória e ele não estabelece diálogo a respeito disso”, afirmou. A organização recebeu 46 propostas até o fim da audiência.

 

Minudências:
@ A prefeitura regional de Santana/ Tucuruvi inclui também o distrito do Mandaqui.  Segundo o IBGE 2010 a população da região é de 324.185 habitantes.
@ As manifestações nas plataformas digitais podem ser acessadas nas páginas: programademetas.prefeitura.sp.gov.br ou planejasampa.prefeitura.sp.gov.br
@  Para envio de propostas por carta à Secretaria Municipal de Gestão, que cuida do Programa, o endereço é Viaduto do Chá 15, 8º andar, Centro, São Paulo/ SP. E ainda por e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Texto e Fotos: Fernanda Freire

Postar comentário

0