Horto Florestal e PEC – Outubro/2017

      O risco de propagação da febre amarela pela Zona Norte fechou temporariamente os parques estaduais Horto Florestal e da Cantareira, e está motivando a população a correr aos postos de saúde para tomar a vacina. Exames confirmaram que um macaco bugio morreu na área do Horto, infectado com a doença. Essa informação deflagrou o combate ao mosquito vetor da doença, o haemagogus (febre amarela silvestre). O controle é necessário, pois a aproximação da doença dos centros urbanos pode fazer com que o conhecido mosquito Aedes aegypti possa transmitir a doença em regiões urbanas. A proposta é vacinar 1 milhão de pessoas na Zona Norte.

  

Vacinação no bairro do Cocho (Vila Amélia) no dia 21 (foto: Rosana Schiavolin)Vacinação no bairro do Cocho (Vila Amélia) no dia 21 (foto: Rosana Schiavolin)

 

MEDIDAS – Segundo o secretário municipal de Saúde Wilson Polara, no dia 25/10 o número de postos de saúde com vacinação passará de quatro para 29. E até o final do mês a programação é que 57 postos de vacinação sejam montados na ZN, nas proximidades da Serra da Cantareira, visando vacinar 1 milhão de pessoas. Deverá ser aumentado o horário de vacinação e o número de funcionários nos postos. Davi Uip, secretário estadual de Saúde, afirmou que a autonomia de voo de um mosquito é de até 500 metros para fora da mata, por isso inicialmente a vacinação vai se intensificar nos distritos de Casa Verde, Tremembé e Cachoeirinha.

 

Fila na para vacinação no bairro do Cocho (Vila Amélia)Fila na para vacinação no bairro do Cocho (Vila Amélia)

 

FILAS – A Vila Amélia, também conhecido como “bairro do Cocho”, é totalmente cercado pela mata do Horto Florestal, e teve casos recentes de dengue. Por isso a população do bairro foi uma das primeiras a correr para os postos de saúde da região. A entidade Arca, na rua Tomé Afonso de Moura, cedeu espaço para que funcionários da SUVIS (Supervisão de Vigilância em Saúde) iniciassem a vacinação no Sábado (21). A UBS Horto Florestal apresentou grandes filas no fim de semana. Cerca de 4.000 pessoas foram vacinadas nos primeiros dois dias. Segundo a reportagem da rádio CBN, a fila para vacinação na UBS Jardim Peri na manhã de 2ª-f (23) estava gigantesca. Também já estão aplicando a vacina as UBS Vila Dionísia (Cachoeirinha) e Mariquinha Sciascia (Tremembé).

 

Fila na para vacinação na UBS Horto Florestal.Fila na para vacinação na UBS Horto Florestal.

 

Minudências:
@ Saiba mais sobre a doença e sobre os grupos para os quais não se recomenda a vacinação AQUI.
@ 16 pessoas morreram de febre amarela silvestre no estado de São Paulo neste ano. Porém não há casos de febre amarela urbana no Brasil desde 1942.
@ O secretário estadual do Meio Ambiente Mauricio Brusadin afirmou à reportagem da CBN no dia 21, que não há previsão de reabertura dos parques.

 

Parque Horto Florestal, sem previsão para reabertura. Parque Horto Florestal, sem previsão para reabertura.

# Matéria com o apoio de PBF Tremembé, Pattini Seguros e Tecnolamp.

Postar comentário

0
  • Visitante - Roberto Lobo

    Excelente reportagem ! Ao pé da letra.

    Bem diferente da rede Globo que informou que o macaco foi encontrado sexta feira um dia antes do início da vacinação ! Ele pelo que sei foi encontrado no dia 9, e erraram tbem em informar erroneamente que a vila Amélia é um assentamento .

    " Assentamento de luxo esse heimmm "
    Todos os moradores do bairro possuem suas escrituras registradas