Parque da Juventude – 28/Out/2017

      Em uma manhã agradável, a Frente Nacional Contra Redução da Maioridade Penal junto com o Conselho Regional de Psicologia e o Sindicato dos Psicólogos, se reuniu para um ato contra a redução da maioridade penal. A manifestação contou uma produção de faixa pelo artista de rua Glauber e com distribuição de folders informativos e de pipas para crianças e jovens do parque.

  

Produção da faixa pelo artista de rua Glauber.Produção da faixa pelo artista de rua Glauber.

 

MOBILIZAÇÃO – Segundo Melissa Carla, membro da Frente Nacional Contra Redução da Maioridade Penal, a proposta é que cada estado brasileiro pudesse fazer um ato em repúdio da redução da maioridade. Para ela, a união mostraria que "o Brasil está alerta, acompanhando e se mobilizando para defender os direitos da crianças, adolescentes e jovens". Também na luta, o artista Glauber, de 20 anos, fala: "Se colocar os 'menores' junto com os 'de maior' [eles] vão ficar pior mais rápido".

 

PEC –  A discussão da PEC 21/2013, que prevê a redução da maioridade penal de 18 para 16 está prevista para o dia 1º de Novembro. Este tema foi uma das principais lutas do ex-presidente da Câmara Federal deputado Eduardo Cunha, hoje preso. Desde então a proposta estava parada tanto no Senado como na Câmara Federal.

 

Distribuição de pipas para as crianças e adolescentes no Parque da Juventude.Distribuição de pipas para as crianças e adolescentes no Parque da Juventude.

 

PIPAS – A pipa é um elemento simbólico da luta contra a redução da maioridade penal. Segundo Melissa ela "representa a liberdade, liberdade de aprender, liberdade de brincar e acima de tudo ter a liberdade de crescer".

 

Momento de união durante ação contra a redução da maioridade penal.Momento de união durante ação contra a redução da maioridade penal.

 

Minudências:
@ A Frente Nacional Contra a Redução da Maioridade Penal surgiu em 2015.
@ A Frente é composta por diversos movimentos e pessoas que lutam pela defesa dos direitos da criança e adolescente.
@ Em todo aniversário do Estatuto da Criança e do Adolescente a Frente organiza um ato que reúne grupos culturais, crianças, adolescentes e adultos como um ato político e cultural;
@ Para mais informações a respeito da discussão sobre a idade penal, acompanhe o site: 18razoes.wordpress.com/quem-somos

Texto e fotos: Lucas Antonio

# Matéria com apoio de Clube Esperia, Espaço Novo Tempo e Tecnolamp

Postar comentário

0
  • Visitante - Davi P. Albuquerque

    Lucas sempre representando com um jornalismo engajado! Parabéns!