Distrital Norte da ACSP – 30/Nov/2017
O auditório da Distrital Norte da Associação Comercial de SP recebeu cerca de 40 pessoas, entre lideranças, entidades e moradores, para debater a mudança do Fórum Regional Santana, que atualmente está na Casa Verde, para mais próximo de Santana, região com maior oferta de transporte coletivo. Porém o tema central da discussão foi a localização do novo prédio: a proposta de instalar o fórum dentro do Parque da Juventude aqueceu o debate, com posições pró e contra.
HISTÓRICO – Claudio Moysés, diretor da Associação Paulista de Imprensa, fez um breve histórico do movimento. Segundo Claudio, em reunião ampla ocorrida em 14/09, o juiz diretor do Fórum Regional Santana, dr. Maurício Campos da Silva Velho, colocou que a presidência do Tribunal de Justiça o havia autorizado a procurar um local adequado para abrigar as novas instalações do fórum. A dificuldade de acesso ao fórum onde está localizado, e o aluguel hoje pago de cerca de R$ 900 mil mensais, deram maior motivação à procura de um novo endereço para o fórum Santana. Após a apuração de quatro possíveis locais, o dr. Maurício Campos entendeu que o Parque da Juventude seria o local ideal para receber esse equipamento, segundo o diretor da API.
FINALIDADES – Palavra aberta aos presentes, o primeiro a falar foi Sérgio Martins, assessor do vereador Gilberto Natalini. Ele afirmou que o paulistano não tem espaços abertos para a convivência, e que um parque é um referencial para a convivência em todo o mundo. “Uma cidade que não tem serviços ambientais é uma cidade doente”, afirmou Sérgio. Para ele o Parque da Juventude já tem um índice de edificação muito elevado, o que tira a qualidade do parque, porque não se pode restringir o espaço verde. “Um hospital tem a sua finalidade, um terminal de ônibus tem a sua finalidade, um fórum tem a sua finalidade, e os parques também têm uma finalidade”, afirmou o assessor parlamentar, que considerou que há alternativas de espaço para a construção do fórum, que não dentro de um parque.
IMPACTOS – Em seguida Eduardo Britto, editor do portal ZNnaLinha, apresentou slides mostrando o passado da área do Parque da Juventude, que era ocupada por um imenso complexo prisional que degradava a região. Com a remoção do presídio do Carandiru e o início da construção do parque em 2002, uma nova página de qualidade de vida se abriu para a Zona Norte, sendo hoje o parque uma referência em vários sentidos. Britto identificou a localização proposta para o novo fórum dentro do parque, no gramado atrás da Biblioteca de São Paulo. Ele mostrou o plantio de árvores feitas no local em 2009, e como elas cresceram nesses oito anos. O prédio atual do fórum tem cerca de 6.500 m² de área, sem considerar áreas externas. Um prédio desse tamanho ocuparia toda a área gramada, gerando supressão de dezenas de árvores, impermeabilização do solo, eliminação da vista do horizonte, impactando severamente a qualidade de um dos parques icônicos da ZN e da cidade de São Paulo.
ESTUDOS – Peter de Souza, vice-presidente da OAB Subseção Santana, considerou que o fórum deve sair de sua localização atual, porque a população tem sido muito sacrificada pela distância e dificuldade de acesso. “A OAB está levantando a bandeira da mudança. Onde vai ser, a decisão cabe ser discutida nesse foro”, afirmou Peter. Ele relatou que, como conselheiro gestor do Parque da Juventude, não foi consultado a respeito dessa mudança do fórum para o parque. André Ferracini, secretário-geral da OAB Santana, considerou que a região já possui diversas áreas verdes (Parque Vila Guilherme-Trote, Parque Campo de Marte, Clube Tietê, Horto Florestal), e que essa situação permite que se considere instalar o fórum dentro do Parque da Juventude. Sendo esse o caso, seria necessário fazer ações de compensação ambiental. André afirmou que hoje os fóruns ocupam espaços menores, devido à digitalização da Justiça. Ele citou que um trabalho está sendo produzido por um grupo de estudo na Faculdade Anhanguera, para analisar essa mudança.
CONSIDERAÇÕES – João Bico de Souza, diretor da Associação Comercial, verificou que há uma unanimidade no sentido de transferir o fórum, da atual localização na av. Engenheiro Caetano Álvares, para outro local mais adequado, e que OAB e ACSP devem formalizar um compromisso de apoio a essa mudança, que seria uma bandeira a ser empunhada por todos. O advogado Ari Pereira sugeriu a descentralização dos fóruns, como acontecia no passado, gerando proximidade da Justiça para quem mora na periferia, além de exigir prédios menores.
CONSIDERAÇÕES II – Orlando Pelloso considerou que localizar um terreno para a construção do fórum não devia ser difícil, lembrando que as construtoras, quando querem fazer um empreendimento, compram casas e acabam construindo suas torres. Manoel Martins considerou que a mudança vai favorecer os mais carentes, que não tem acesso a condução fácil. Cantulino Almeida lembrou que o manifesto pela construção do Parque da Juventude na área do antigo presídio começou na Distrital Norte. Luiz Carlos Eiras, diretor-superintendente da Distrital Norte, afirmou que “entre uma árvore e um ser humano, eu sou mais o ser humano. Árvore a gente pode plantar mais 10 mil”, afirmou Eiras.
ALTERNATIVAS – Várias sugestões de locais alternativos para a instalação do novo fórum foram apresentadas. Osvalde Arvate, presidente do conselho da administração do Clube Esperia, sugeriu a área do estacionamento ao lado do Terminal Rodoviário do Tietê, entre a av. Cruzeiro do Sul e a Voluntário da Pátria, antiga fábrica da Klabin. Outros locais propostos foram a fábrica da Salton, na avenida Nova (houve informação de que a área já foi vendida para um empreendimento), a área da sede da Braspress, na Vila Guilherme, pois a empresa mudou para Guarulhos e a área está sem uso.
Minudências:
@ O atual Fórum Regional I Santana fica na av. Eng. Caetano Álvares 594, Casa Verde.
@ O Parque da Juventude foi inaugurado em definitivo com a entrega da sua 3ª etapa, a institucional, em 2007. Nesse espaço estão as ETECs e a Biblioteca de São Paulo.
@ Em construção desde 2002, o parque inaugurou antes a parte esportiva (com acesso pela av. Zaki Narki) e depois a parte verde, situada no centro do parque.
@ Uma região com grande oferta de terrenos é a Vila Guilherme, atrás do Lar Center. Ali existem vários galpões fechados. A região poderia ser servida facilmente por uma linha circular de ônibus passando pelas estações metrô Santana e Tietê.
@ Terrenos públicos na av. Zaki Narki, entre o IPREM e a av. Otto Baumgart, já foram considerados no passado como alternativa para implantar o novo fórum. Esses terrenos continuam ociosos.
# Matéria com apoio de Espaço Novo Tempo, Clube Esperia e Tecnolamp
Postar comentário