Rua José Dantas M. Gloria 179, Mandaqui – 24/Set/2017
A ACESA - Associação Cultural e Esportiva de Santana, uma das tradicionais associações da comunidade nikkei da capital, comemorou seu Jubileu de Ouro ao completar 50 anos de fundação. A comissão organizadora dos festejos programou uma série de atividades na sede social, que incluiu homenagens aos associados mais antigos e também aos ex-presidentes que prestaram relevantes serviços à associação e a comunidade.
Presidente Mario Suga e esposa cortam bolo comemorativo.
PRESENTES – O evento iniciou com uma missa católica celebrada pelo padre Jorge Molinari, da paróquia de São José do Mandaqui. Estiveram presentes na solenidade, Kenji Iwashima, cônsul do Japão em São Paulo; Gerson Kuni, representante da Sociedade Brasileira de Cultura e Assistência Social – Bunkyo; o deputado federal Walter Ihoshi; Hamilton Freitas, chefe de gabinete do deputado estadual Hélio Nishimoto; Roberto Sekiya, subsecretário de Empreendedorismo e da Micro e Pequena Empresa; José Kanashiro, presidente da UCESPN - União Cultural e Esportiva São Paulo Norte; Luis Alberto Bucci, diretor do Instituto Florestal; presidentes e dirigentes das associações nikkeis coirmãs da zona Norte.
Presidente Suga com dirigentes de associações e entidades nikkeis.
COSTUMES – O presidente Mário Suga, no seu discurso, destacou o trabalho dos seus antecessores que contribuíram para o engrandecimento da ACESA. Toshihiko Komatsu, presidente do conselho deliberativo e da comissão organizadora, lembrou os pioneiros que se preocuparam em fundar uma associação onde os amigos, parentes, conterrâneos, filhos e netos pudessem se reunir e praticar atividades culturais, esportivas e sociais, preservando os costumes japoneses.
PRESIDENTES – O cônsul Kenji Iwashima enalteceu a importância e a participação da ACESA na difusão e valorização da cultura japonesa. A atual diretoria homenageou os ex-presidentes e dirigentes que prestaram relevantes serviços à ACESA e à comunidade, como Suekazu Igawa, primeiro presidente, representado pela sobrinha Lidia Igawa, segundo presidente Toyohiro Shimura, representado por Akira Okuma, terceiro presidente Vicente Hayashida, quarto presidente Toshihiko Komatsu, quinto e atual presidente Mário Suga.
![]() |
![]() |
CULTURA – Após as homenagens, os presentes participaram de um almoço oferecido pelos organizadores. Em seguida teve início a programação artística e cultural, com apresentações de danças folclóricas, teatro, coral, karaokê, yosakoi soran e kenko taiso. A maioria dessas apresentações foi feita por alunos e associados dos diversos cursos que são ministrados na própria associação. As apresentações de palco contaram com a participação do coral “Primavera” do CRI – Centro de Referência ao Idoso – Norte, que comprova a integração harmoniosa da ACESA com toda a comunidade paulistana.
ATIVIDADES – Para entretenimento dos associados a ACESA mantém aulas de dança de salão, que são ministradas e complementadas com o Baile Acesa, com música ao vivo, evento de sucesso entre as entidades nikkeis da região. Acontecem também outras atividades voltadas para os associados, objetivando a prevenção das doenças e a melhoria na qualidade de vida, trabalhando a flexibilidade e a concentração, como nas aulas de ginástica liang gong, kenko taiso, karaokê, aulas de coral, tênis de mesa e ensaio de dança e teatro.
Dança típica na festiva de 50 anos da ACESA.
TRADIÇÃO – Atualmente o quadro associativo da ACESA conta com 160 famílias, que participam de eventos sociais e culturais, como "Dia das Mães", "Dia dos Pais", "Engueikai”, “Gakugueikai”, “Keirokai" e "Bonenkai", com a participação de alunos, associados, parentes e amigos, em grandiosas festas de confraternização e integração. Anualmente a associação realiza o seu undokai, tradicional gincana poliesportiva da família, e no início de ano, o motitsuki, bater o arroz moti no pilão, para que todos tenham um bom Ano Novo.
Deputado Ihoshi, presidente Mario Suga, consul Kenji Iwashima e José Kanashiro.
Minudências:
@ A ACESA tem a sua sede na rua José Dantas Magalhães Gloria 179, Mandaqui.
@ As comemorações do Jubileu de Ouro da associação contarão com uma exposição de Origami, que acontecerá entre os dias 7 e 22 de outubro, na sede da associação.
@ Hiroshi Satow, que doou um terreno de 720m² para a construção da atual sede da ACESA, Mitsuyuki Sugahara, associado honorário e Armando Egami, diretor desde a fundação da ACESA também foram homenageados.
@ Foram homenageados um grupo de 91 associados com mais de 75 anos, entre os quais Hiroshi Satow, de 94 anos e Tiyoka Sato, de 97 anos.
@ Neste ano, por conta dos 50 anos da sua fundação, a ACESA esteve presente com o plantio da árvore Pau-Brasil, com a placa de identificação: "ACESA 50 ANOS COMPROMISSADA COM A CULTURA JAPONESA". O plantio foi no "Arboreto 500 anos" do Horto Florestal.
@ Informações sobre a ACESA podem ser obtidas no telefone 2231-6713 ou no site www.acesasantana.com.br , ainda pelo www.facebook.com/acesasantana
Colaboração de texto e fotos: Osmar Maeda
# Matéria com apoio de Colégio Dom Bosco e Tecnolamp
Postar comentário