Jaçanã – 29/Abr/2017

      A Casa Cultural Hip Hop Jaçanã, com o apoio dos coletivos Cultura dos Tambores, Toca da Loba, Casa no Meio do Mundo e Movimento Cultural das Periferias, realizou a primeira edição do Sabadão Cultural. O evento teve atividades para população local, como Roda de Conversa sobre a Feira Afro da Zona Norte, oficina de Dança Circulares e o teatro Brincando na Rua.

  

Roda de Conversa sobre a Feira Afro ZN.Roda de Conversa sobre a Feira Afro ZN.

 

FEIRA AFRO – O  Sabadão Cultural começou discutindo a 1ª edição da Feira Afro Cultural Zona Norte. Sergio La Paloma, da Associação de Moradores do Parque Peruche, explicou que o objetivo do projeto é valorizar as manifestações culturais da população negra e indígena da ZN.  A Feira Afro contará com artesanatos e palestras sobre "A Luta da Mulher Preta e Periférica" e "Conscientização dos Direitos Humanos", além de apresentações artísticas e musicais como Maracatu, Jongo, Capoeira, Dança Afro, Makulele e entre outros. Foi decidido que o evento será realizado nos dias 22 e 23 de Julho, em celebração do Dia da Mulher Negra Latina e Caribenha (25 de Julho).

 

Oficina de Danças Circulares.Oficina de Danças Circulares.

 

DANÇA E TEATRO – A segunda atividade aconteceu no período da tarde. Quem ficou responsável pela Oficina de Dança Circulares foi Vijaia, artista e empreendedora da Toca da Loba.  E para encerrar o evento, a companhia teatral Samá Elyon realizou a apresentação teatral Brincando na Rua, no qual as atrizes e atores realizam teatro de improviso junto ao público, utilizando todos os espaços e às vezes saindo do próprio local para interagir com pessoas na rua.

 

Encerramento da atividade do Sabadão Cultural.Encerramento da atividade do Sabadão Cultural.

 

Minudência:
@ A Casa Cultural Hip Hop Jaçanã é uma ocupação cultural formada por artistas e produtores culturais da região, e fica em um terreno abandonado da prefeitura que foi revitalizado pelos artistas da região.
@ A Casa tem atividades de Makulele, Capoeira, Jongo, Boxe e rodas de mulheres. Além de promover eventos no território. Ela terá encontros de formação para agentes culturais todos os sábados a partir do dia 27 de Maio.
@ A organização da Feira Afro marcou a próxima reunião do grupo para o dia 09 de Maio, no Parque Peruche, local de realização da Feira Afro Cultural.  Contatos com Sérgio, através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Texto e fotos: Lucas Antonio

Postar comentário

0
  • Visitante - Milton Evangelista

    Parabéns aos organizadores...é muito prazeroso ver os acontecimentos interagindo com a comunidade local...ascensão social...parabéns a todos.