Jaçanã – 13/Mai/2017

      A Casa Cultural Hip Hop Jaçanã realizou um tributo a Zumbi dos Palmares, em memória ao dia 13 de Maio, quando é celebrada a Abolição da Escravatura no Brasil. O evento contou com uma feira de artesanato e quadros, além da apresentação do documentário "Ecos da Escravidão", roda de conversa, oficina de maculelê e apresentação musical do artista Emmy – Cultura dos Tambores, com a banda Refúgio.

  

Oficina de Maculelê com o Emmy – Cultura dos Tambores.Oficina de Maculelê com o Emmy – Cultura dos Tambores.

 

DOCUMENTÁRIO – O filme "Ecos da Escravidão” conta algumas histórias sobre o período da escravatura brasileira. O vídeo reúne entrevista de historiadores, pesquisadores e pessoas que tiveram algum envolvimento com a questão, com personagens e fatos históricos. Houve uma pausa durante o documentário para que os participantes pudessem conversar sobre o filme.

 

Roda de conversa sobre a abolição da escravatura.Roda de conversa sobre a abolição da escravatura.

 

ATIVIDADES – A oficina de Maculelê envolveu todo o público e foi coordenada pelo Emmy. Foram desenvolvidas três dinâmicas diferentes. Após a Oficina houve uma roda de conversa que discutiu sobre o dia da Abolição da Escravatura no Brasil. Akilah Jelani, da Casa do Meio do Mundo, critica a data: "Hoje a gente vive um outro tipo de escravidão". Já Vijaia, do coletivo Toca da Loba, afirmou: "Os negros foram libertos, mas continuam trabalhando para os seus senhores". Depois de muito debate, o encerramento do evento ficou por conta da apresentação musical do artista Emmy com a banda Refúgio.

 

Apresentação da banda Refugio com o artista Emmy – Cultura dos Tambores.Apresentação da banda Refugio com o artista Emmy – Cultura dos Tambores.

 

Minudências:
@ Abolição da Escravatura, a 13 de Maio de 1888, foi um dos acontecimentos históricos mais importantes do Brasil após a Proclamação da Independência em 1822;
@ O Brasil foi o último país do mundo a abolir a escravidão;
@ Zumbi dos Palmares (1655 – 1695) foi o último dos líderes do Quilombo dos Palmares, o maior dos quilombos do período colonial, e que ficava na região onde hoje se encontra a cidade de União dos Palmares, em Alagoas.
@ A Casa Cultural Hip Hop Jaçanã é uma ocupação cultural formada por artistas e produtores culturais da região, e fica em um terreno abandonado da prefeitura que foi revitalizado pelos artistas da região.

Texto e fotos:  Lucas Antonio.

# Matéria com apoio de Kid Recanto Buffet e Tecnolamp

Postar comentário

0
  • Visitante - Karen

    Belíssimo trabalho desenvolvido.
    Temos que falar e propagar sobre nossas raizes e trabalhos como este fazem sua parte no mundo hoje em dia.

    Parabens, parabens!

  • Visitante - Karen

    As proximas geraçoes agradecem por grupos e pessoas como voces, que nao deixam nossa historia morrer.

  • Visitante - Luzia helena

    Este grupo já conheço há alguns anos e fazem um trabalho muito digno para esta região com crianças e adolescentes buscando preservar sempre seus valores. Muito bom.