Três estações de metrô – 1º/Nov/2016

      Quase uma tonelada de livros de qualidade foi distribuída gratuitamente nas estações Jardim S. Paulo – Ayrton Senna, Parada Inglesa e Tucuruvi do metrô, dentro do projeto Nas Estantes da Zona Norte, que é planejado durante meses, contatando parceiros, em especial as editoras e demais interessados em doar exemplares.  O resultado é fazer a alegria de milhares de pessoas e, principalmente, estimular a leitura como formadora de cidadãos conscientes e participativos.  O evento é sempre realizado próximo de 29/10, em que se comemora o Dia Nacional do Livro.

 

Crianças recebem o kit-livros na estação Jardim S. Paulo – Ayrton Senna.Crianças recebem o kit-livros na estação Jardim S. Paulo – Ayrton Senna.

 

PARCEIROS I – Para armazenar 22 mil livros foi fundamental o apoio da empresa de guarda-volumes Goodstorage unidade Anhembi, que cedeu durante todo o ano um boxe tamanho grande.  Os livros buscados nas editoras ou recebidos nos pontos de doação eram periodicamente levados para a Goodstorage.  Ela já está estocando livros para a próxima edição, em 2017.

 

Vista da distribuição na estação Parada Inglesa.Vista da distribuição na estação Parada Inglesa.

 

EDITORAS – Essa foi a 5ª edição do projeto desenvolvido pela Rede Social Zona Norte.  Apesar da experiência, todo ano é um grande esforço para conseguir doações, especialmente em um período difícil, em que a estrutura das editoras está toda focada na busca de receitas.  Mas a equipe de captação encontrou compreensão nas editoras Paulus, Evoluir, Chiado, Melhoramentos, Senac, Pensamento e Ateliê Editorial, que doaram livros de grande qualidade editorial.

 

Entrega de livros na estação Tucuruvi.Entrega de livros na estação Tucuruvi.

 

PARCEIROS II – Não só editoras contribuíram para o sucesso da arrecadação de livros.  Os colégios Luiza de Marilac, SAA, Santa Joana D´Arc, Adventista do Tucuruvi e Padre Luiz Tezza também se mobilizaram para conseguir livros.   Outros apoios importantes foram dados pela Academia Edge, Studio Villa Yoga, USE e pelo comitê Betinho.  Vale destacar os livros que chegaram através do Ministério da Cultura e Caixa Seguradora, dentro do Programa Eu Faço Cultura.

 

Retirada de livros na Goodstorage.Retirada de livros na Goodstorage. Atividade na Estação Jd. São PauloAtividade na Estação Jd. São Paulo

 

TRANSPORTE – Para a movimentação de quase uma tonelada de livros foi imprescindível uma frota de transporte, e para tanto o projeto teve o providencial apoio do Shopping Center Norte, que contratou um caminhão-baú com três ajudantes, através de sua equipe de Marketing, e da Distrital Nordeste da Associação Comercial de SP, com um caminhão-bauzinho e dois ajudantes, através de seu superintendente Michel Wiazowski.  A Associação Amigos do Tremembé, por sua diretora Eva Ern, colocou sua Kombi para ajudar não só no dia da entrega, mas durante várias “coletas” de livros durante todo o ano.

 

Escolha de livros na estação Parada Inglesa.Escolha de livros na estação Parada Inglesa.

 

PARCEIROS III – A Coordenadoria Norte de Bibliotecas Municipais foi importante apoiador, destacando-se as bibliotecas Nuto Sant´Anna e Pedro Nava, através de seus funcionários, na recepção de grande parte das doações.  Vale lembrar o trabalho dos jovens monitores das bibliotecas municipais, que bateram o carimbo do projeto em milhares de livros.  E um destaque para o sr. Sidney, da Biblioteca Municipal Nuto Sant´Anna, que se  dedicou com  especial afinco ao projeto. Além do trabalho dos demais voluntários membros da Rede Social Zona Norte.  A entidade Semear – Associação para Integração e Apoio as Pessoas com Deficiência forneceu seu CNPJ para conseguir doações de editoras e órgãos públicos, e também cedeu as mesas e cadeiras usadas em duas estações. 

 

Equipe que começou cedinho a distribuição na Biblioteca Nuto Sant´AnnaEquipe que começou cedinho a distribuição na Biblioteca Nuto Sant´Anna

 

Minudências:
@ A Rede Social Zona Norte – RSZN nasceu em Abril de 2010 com o objetivo de unir pessoas e organizações, além de criar um ambiente propício para a concretização de propostas que favoreçam o desenvolvimento da Zona Norte.
@ Saiba mais sobre a RSZN em redesocialzonanorte.blogspot.com.br
@ Fomentada pelo programa Rede Social do Senac São Paulo, a RSZN articula atores sociais locais para a elaboração e implementação de projetos de interesse comum de forma colaborativa. Centenas de entidades já atuaram na Rede ao longo desses seis anos.
@ Esta foi a 5ª edição do projeto Nas Estantes da Zona Norte, mas houve em 2011 um projeto piloto que levou os livros da entidade Semear para distribuição na estação Jardim S. Paulo. Esse evento foi a base para o crescimento do projeto.
@ Até 15 dias antes da data desta edição o número de livros arrecadado era insatisfatório. Vale então destacar a grande doação de livros infantis e juvenis feita pela editora Paulus.
@ Foram mais de 38 mil livros de qualidade doados pela Paulus.  Sendo inviável a logística de distribuição de toda essa quantidade nesta edição, uma parte desses livros já está guardada no boxe da Goodstorage, para a próxima edição do projeto.
@ O Dia Nacional do Livro é 29 de Outubro, data alusiva à fundação da Biblioteca Nacional, situada no Rio de Janeiro e considerada uma das dez maiores do mundo.

Contribuição de fotos: Shirley Suzuki

Postar comentário

0
  • Nenhum comentário encontrado