Sede da prefeitura regional – 09/Fev/2017

      “A Casa Verde está na entrada da Zona Norte, um bairro mais antigo, com seus moradores consolidados, reduto de famílias que convivem nessa área há longa data.  Na parte administrativa a Casa Verde terá uma estrutura de manutenção, porque a infraestrutura já está consolidada”, afirmou Paulo Cahim, prefeito regional de Casa Verde/ Limão/ Cachoeirinha.  Nascido e crescido no Limão, aos 61 anos o advogado Paulo Cahim fala da região com o conhecimento de um nativo e também de estudioso, pois tem pós-graduação em Gestão Pública.  Em longa entrevista ele falou sobre os três distritos que compõem a sua prefeitura regional.  Começamos com a Casa Verde.

 

Paulo Cahim, na prefeitura regional.Paulo Cahim, na prefeitura regional.

 

ÁGUAS – Nesses 38 dias de gestão Paulo Cahim identificou uma situação grave no distrito Casa Verde: as galerias de águas pluviais. “Com o excesso de chuva em Janeiro identificamos esse problema na Casa Verde Baixa, devido à proximidade da calha do rio Tietê.  Estamos atentos a isso.”  Segundo Cahim foram localizadas 30 situações de grave ocorrência, que precisam ter manutenção imediata.   No mais, segundo Paulo Cahim, a Casa Verde Baixa e a Casa Verde Média têm uma situação relativamente consolidada nas áreas de educação e habitação.  “Não há problemas graves, a Casa Verde é um bairro tranqüilo para se morar”, afirmou o prefeito regional.

 

CHÁCARA – Na questão ambiental Paulo Cahim reconheceu a importância de se lutar pela implantação do parque na Chácara do Niazi, na divisa do Parque Peruche com o Imirim.  “É uma luta que os moradores do Parque Peruche travam há mais de 30 anos. É o último reduto verde da Casa Verde. A área já perdeu um pedaço para uma incorporação imobiliária, e corre o risco de perder a totalidade, se não tivermos um olhar preocupado com a preservação ambiental.  Temos várias lideranças preocupadas, a igreja também, e nós estamos juntos, como administrador e como cidadão, para preservar, tentar garantir a construção de um parque público na Chácara do Niazi”, declarou Cahim.

 

Aspecto do Sítio Morrinhos, (foto: wikimidia.org/ Marcos Ruocco Battistelli)Aspecto do Sítio Morrinhos, (foto: wikimidia.org/ Marcos Ruocco Battistelli)

 

SÍTIO – As praças tradicionais da Casa Verde estão no foco do gestor:  “Identificamos a praça Cruz da Esperança e a praça Centenário, que são muito belas e nós estamos fazendo a manutenção para que isso continue”.  Outra área que chama atenção de Paulo Cahim é o Sítio Morrinhos. “Eu acho que ele está muito descuidado pelo poder público, e eu faço aqui um compromisso de cuidar com carinho do Sitio Morrinhos. Ainda não tivemos tempo de ir até lá, porque até agora tivemos 38 dias de emergência, mas vou estar olhando com muito carinho para a preservação do sitio arqueológico ligado ao Sítio Morrinhos”, afirmou Cahim.

 

ALTA I – Para o prefeito regional a Casa Verde Alta tem problemas de circulação de trânsito e de tráfego, e de qualidade de vida, prejudicada pela dificuldade do poder público em realizar a sua manutenção.  A parte habitacional também tem problemas, devido a alguns cortiços, o conjunto Cingapura nas proximidades do cemitério, na divisa com a Cachoeirinha.  “Ali há grande identificação de problemas sociais a serem tratados, como limpeza urbana, saúde, e a parte de lazer para os jovens.  Há muito o que fazer pela Casa Verde Alta”, afirmou Paulo Cahim.     

 

ALTA II – Recapeamento, tapa-buraco e asfalto defeituoso são problemas crônicos na Casa Verde Alta, situação que foi confirmada pelo prefeito regional.  “A região tem pavimentação antiga, e está totalmente deteriorada, além das galerias de águas pluviais também com problemas nesse momento de intensas chuvas”.  Para enfrentar essas dificuldades a prefeitura regional ainda não está equipada adequadamente, conforme relatado abaixo nas Minudências.

 

Trecho do Jardim São Bento, Casa Verde.Trecho do Jardim São Bento, Casa Verde.

 

Minudências:
@ A Casa Verde é a única região na cidade que possui reconhecidamente três “alturas”:  Casa Verde Baixa, Casa Verde Média e Casa Verde Alta.
@ A Casa Verde Baixa vai da Marginal do Tietê até a região dos bancos, na rua Dr. Cesar Castiglioni Jr.  A Casa Verde Média vai desse ponto até a av. Eng. Caetano Álvares. E a Casa Verde Alta vai desse ponto até a divisa com a Cachoeirinha.
@ A Casa Verde Alta é reconhecidamente a que possui mais vulnerabilidade social.
@ Os principais bairros do disrito são Jardim São Bento, Vila Ester, Parque Peruche, Imirim, Sítio do Mandaqui e  Vila Espanhola. A população total é de 85.624 habitantes. (IBGE 2010).
@ Paulo Cahim nasceu no Limão e mora atualmente no Parque Itaguaçu, distrito Cachoeirinha.  Advogado, possui uma imobiliária que agora está sob a administração de seus três filhos e da esposa.
@ Paulo Cahim se ressentiu da falta de equipes terceirizadas herdada da gestão anterior: “Encontramos aqui uma única equipe para tapa-buraco, para poda de árvores e manutenção, para toda extensão de 28km2.  Já estamos em tratativas para conseguir pelo menos uma equipe para cada distrito, logo no 2º semestre de 2017”, afirmou.
@ Apesar da falta de equipes, o prefeito regional relatou os seguintes feitos no primeiro mês da gestão: Fizemos tapa-buracos em 174 pontos identificados, com 2.000 metros de extensão de tapa-buracos. Gastamos 250 toneladas de massa”.
@ “Fizemos também poda, corda de grama, e remoção de árvores.  Foram removidas 20 árvores condenadas, mas foram plantadas 25, para recompor a retirada, afirmou Cahim.
@ Veja AQUI a localização e a equipe da prefeitura regional Casa Verde/ Limão/ Cachoeirinha.

Postar comentário

0
  • Visitante - Márcia Yuri

    Parabéns ao novo sub prefeito, não sou dá casa verde mas moro perto, sou dá opinião que os moradores do bairro sabem o que o mesmo tem que ser melhorado , escolha adequada , e nos 3 meses de gestão ,já aparenta ter vontade de melhorar o bairro , parabéns !