Rua Hugo Ítalo Merigo,  Jardim Damasceno – 25/Jan/2017

A Brasilândia é um dos distritos mais vulneráveis entre os 96 distritos da cidade, e nele o Jardim Damasceno é reconhecido como um dos bairros com mais problemas.  O seu povo é sofrido:  ladeiras terríveis com deslizamentos, trânsito caótico na av. Dep. Cantídio Sampaio, falta de equipamentos públicos...  Por isso a população valoriza cada conquista.  E uma delas foi a criação do Parque Linear Canivete, verdadeiro respiro para os moradores.  No aniversário da cidade o secretário municipal do Verde e Meio Ambiente Gilberto Natalini visitou a região e trouxe uma ação e algumas promessas.


 Comunidade participa do plantio de mudas no Parque Linear do Canivete. (1)Comunidade participa do plantio de mudas no Parque Linear do Canivete. (1)

 

63 ÁRVORES – Em comemoração aos 463 anos da cidade, vários parques ganharam plantio de árvores, buscando uma São Paulo mais sustentável e humanizada.  Mil mudas de espécies nativas da Mata Atlântica foram doadas pela MRV Engenharia. Dessas árvores, 63 foram destinadas ao Parque Linear do Canivete. Com moradores e líderes comunitários e acompanhado pelo prefeito regional da Freguesia do Ó/ Brasilândia Roberto Godoy, o secretário Natalini, compareceu ao local e realizou o plantio de algumas das árvores.

Prefeito regional Roberto Godoy acompanha o plantio. (2)Prefeito regional Roberto Godoy acompanha o plantio. (2) 

 

CONFIANÇA – Almir Matos, conselheiro participativo da região, afirmou que o parque linear é carente de vários serviços como banheiros, água potável e  lixeiras. Uma moradora manifestou sua revolta por ver o espaço de lazer das crianças mal tratado há muitos anos.  Natalini respondeu:  ‘’Nós assumimos a secretaria há menos de um mês e precisamos de um voto de confiança da população. Já estamos fazendo uma série de melhorias em diversas regiões e apelamos para que os usuários também ajudem a manter os parques como uma extensão de suas casas. Assim, com a ajuda de todos, vamos conseguir transformar a cidade num lugar bem melhor’’, ressaltou.

 Vista do Parque Linear do Canivete, patrimônio dos moradores.  (3)Vista do Parque Linear do Canivete, patrimônio dos moradores.  (3)

 

PROMESSA... – José Roberto Pereira de Lima, gestor executivo da MRV Engenharia, destacou que ‘’é uma honra colaborar numa ação voltada à sustentabilidade e que atende tanto a população mais carente’’.  Na oportunidade o secretário Natalini  pleiteou junto à MRV um apoio para a instalação de WiFi nessa área, demanda antiga da população.   A empresa ficou de estudar a possibilidade. 

Kassab visita a obra do parque em 04/07/2009.  Kassab visita a obra do parque em 04/07/2009.   Parque em obra em 04/07/2009.Parque em obra em 04/07/2009.


Minudências:
@ Antes da construção desse parque linear toda a área era tomada por dezenas de barracos absolutamente precários, erguidos em cima do córrego Canivete, em condição degradante.
@ Bem próximo, do outro lado da av. Dep. Cantídio Sampaio está a grande área onde a comunidade pleiteia a criação do Parque Municipal da Brasilândia.  Uma luta antiga do movimento DamascenoJá e de lideranças locais. 
@ A Rede Novos Parques tem batalhado pela criação de mais parques na cidade de São Paulo, entre eles o Parque Municipal da Brasilândia (AQUI).
@ Após o evento, pela rede da Brasilândia no whatsapp, o secretário Gilberto Natalini comunicou que está prestes a conseguir uma academia de ginástica para o Parque Linear Canivete. Outra promessa...
@ Veja a página do Parque Linear Canivete no site da SVMA AQUI.

Secretário Natalini fala durante o evento. (6)Secretário Natalini fala durante o evento. (6)

 

Fotos:  1, 2 e 6: Ezequias.  3: Eugênio Pinese.  4 e 5: Portal.

 

Postar comentário

0
  • Fiquei triste com essa e outras tantas reportagens sobre esse evento. Faltou o nome de um guerreiro, o primeiro e grande mentor do plantio e cuidador desse lugar, o Senhor QUINTINO JOSÉ VIANA.
    Senhor Quintino habitante da Região tem se dedicado com afinco em defesa do Meio ambiente faz muito tempo. Vejo tantas fotos de muitos que defendem, sim, o Planeta, entretanto quase ninguém mencionou siquer o nome do Senhor QUINTINO.