Rua Hugo Ítalo Merigo, Jardim Damasceno – 25/Jan/2017
A Brasilândia é um dos distritos mais vulneráveis entre os 96 distritos da cidade, e nele o Jardim Damasceno é reconhecido como um dos bairros com mais problemas. O seu povo é sofrido: ladeiras terríveis com deslizamentos, trânsito caótico na av. Dep. Cantídio Sampaio, falta de equipamentos públicos... Por isso a população valoriza cada conquista. E uma delas foi a criação do Parque Linear Canivete, verdadeiro respiro para os moradores. No aniversário da cidade o secretário municipal do Verde e Meio Ambiente Gilberto Natalini visitou a região e trouxe uma ação e algumas promessas.
Comunidade participa do plantio de mudas no Parque Linear do Canivete. (1)
63 ÁRVORES – Em comemoração aos 463 anos da cidade, vários parques ganharam plantio de árvores, buscando uma São Paulo mais sustentável e humanizada. Mil mudas de espécies nativas da Mata Atlântica foram doadas pela MRV Engenharia. Dessas árvores, 63 foram destinadas ao Parque Linear do Canivete. Com moradores e líderes comunitários e acompanhado pelo prefeito regional da Freguesia do Ó/ Brasilândia Roberto Godoy, o secretário Natalini, compareceu ao local e realizou o plantio de algumas das árvores.
Prefeito regional Roberto Godoy acompanha o plantio. (2)
CONFIANÇA – Almir Matos, conselheiro participativo da região, afirmou que o parque linear é carente de vários serviços como banheiros, água potável e lixeiras. Uma moradora manifestou sua revolta por ver o espaço de lazer das crianças mal tratado há muitos anos. Natalini respondeu: ‘’Nós assumimos a secretaria há menos de um mês e precisamos de um voto de confiança da população. Já estamos fazendo uma série de melhorias em diversas regiões e apelamos para que os usuários também ajudem a manter os parques como uma extensão de suas casas. Assim, com a ajuda de todos, vamos conseguir transformar a cidade num lugar bem melhor’’, ressaltou.
Vista do Parque Linear do Canivete, patrimônio dos moradores. (3)
PROMESSA... – José Roberto Pereira de Lima, gestor executivo da MRV Engenharia, destacou que ‘’é uma honra colaborar numa ação voltada à sustentabilidade e que atende tanto a população mais carente’’. Na oportunidade o secretário Natalini pleiteou junto à MRV um apoio para a instalação de WiFi nessa área, demanda antiga da população. A empresa ficou de estudar a possibilidade.
![]() |
![]() |
Minudências:
@ Antes da construção desse parque linear toda a área era tomada por dezenas de barracos absolutamente precários, erguidos em cima do córrego Canivete, em condição degradante.
@ Bem próximo, do outro lado da av. Dep. Cantídio Sampaio está a grande área onde a comunidade pleiteia a criação do Parque Municipal da Brasilândia. Uma luta antiga do movimento DamascenoJá e de lideranças locais.
@ A Rede Novos Parques tem batalhado pela criação de mais parques na cidade de São Paulo, entre eles o Parque Municipal da Brasilândia (AQUI).
@ Após o evento, pela rede da Brasilândia no whatsapp, o secretário Gilberto Natalini comunicou que está prestes a conseguir uma academia de ginástica para o Parque Linear Canivete. Outra promessa...
@ Veja a página do Parque Linear Canivete no site da SVMA AQUI.
Secretário Natalini fala durante o evento. (6)
Fotos: 1, 2 e 6: Ezequias. 3: Eugênio Pinese. 4 e 5: Portal.
Postar comentário