Vila Medeiros - 10/Out/2011

      Consta no site Museu de Vila Maria que a data oficial de fundação da Vila Medeiros é 11/10/1912, pois as terras adquiridas por José de Medeiros foram nessa data registradas pelo escrivão de paz e tabelionato de notas do distrito de Santana. Assim o bairro completou 99 anos.

 

Av. João Simão de Castro, Jardim Julieta, Vila MedeirosAv. João Simão de Castro, Jardim Julieta, Vila Medeiros

 

Às margens da antiga Estrada Real, que ligava a Guarulhos, essas terras foram objeto de plantio de milho, feijão, batata-doce, cana e também uva. Conta a história que em tempos passados, antes de se transformar em um bairro predominantemente residencial, chegou a abrigar grande produção de leite de gado holandês, obra daquele fundador, José de Medeiros. 

A criação de gado durou até 1924, quando houve o loteamento em chácaras de 5, 10 e 20 mil m2. Entre os primeiros compradores estavam Juvenal Sayão, Antonio Fernandes e Rafael Purisi. Na "Cantina do Medeiros" eram comercializados queijos, lingüiça e vinho de produção local. O tino comercial e artístico do fundador trouxe para a região uma pequena romaria de turistas, atraídos pelas quadras de bocha e de malha construídas ao lado da cantina. A produção artesanal de violões e bandolins no local contribuiu para o trânsito de visitantes. 

Outra curiosidade foi a criação de um "sanitário de lavagem de carrapatos" na região, para a higienização do gado que existia ali. Muitas pessoas levavam seus animais para esse tratamento no local. José Munhoz Bonilha, ao auxiliar o proprietário Medeiros no loteamento da região, ganhou terras em comissão nas proximidades da atual avenida Conceição. Surgia assim o bairro Vila Munhoz.

Vila Medeiros: poucos prédios, região basicamente residencialVila Medeiros: poucos prédios, região basicamente residencial

No final da década de 1940 os primeiros comércios chegaram à av. N. Sra. do Loreto, hoje centro da Vila Medeiros. Até a década de 1950 era comum os moradores caminharem até a estação Tucuruvi, para pegar o trenzinho da Cantareira. Só em 1954 a antiga empresa de ônibus municipal, a CMTC, criou a linha Largo da Concórdia - Vila Medeiros, porém bastante precária em número de carros e de horários. O que mais acudia os moradores eram os caminhões, mais freqüentes. A empresa de ônibus Alto do Pari, a partir de 1956, ampliou a quantidade de linhas para a região. 

Hoje duas entidades se destacam na prestação de serviço na região: A ASSORAVIM - Associação Reivindicativa e Assistencial de Vila Medeiros, e o Rotary Club São Paulo Vila Medeiros. A ASSORAVIM foi fundada em 24/04/1966 por um grupo de comerciantes, que se reuniam na "Farmácia Boa Sorte". A entidade realiza trabalhos na área social, voltados à população carente. 

O Rotary Vila Medeiros foi fundado em 08/06/2004. Seu presidente Jairo Gomes da Fonseca informa que o clube tem atualmente 19 membros. Todo mês de Abril a entidade realiza um mutirão de saúde e cidadania. No evento deste ano foram feitos 5.040 atendimentos a população carente. O projeto Rumo, de orientação vocacional para os jovens que irão ingressar no mercado de trabalho, atua todo ano em uma escola pública da região. A primeira reunião do mês acontece na sede da ASSORAVIM. As demais, todas as 2ªs-feiras, 20:30h, são realizadas na Churrascaria Super Grill, no pátio do estacionamento do Carrefour Vila Maria. Fonseca cita como ações sociais relevantes o apoio ao Projeto da Amizade, na Vila Constança, e à CEI Sagrada família, no Jardim Brasil, creche que educa 145 crianças.

Equipe do Rotary Club V. Medeiros em atividade social na região.Equipe do Rotary Club V. Medeiros em atividade social na região.

Minudências:
@ A igreja Nossa Senhora de Loreto", no centro do bairro, nasceu do fato de, no final da década de 1940, um avião monomotor ter caído nas proximidades, salvando-se um casal de italianos, que por agradecimento erigiu a igreja.
@ Nossa Senhora do Loreto é uma santa padroeira dos aviadores. A igreja foi inaugurada em 11/07/1954.
@ O restaurante Mocotó, especializado em comida nordestina, é citado em todas as revistas gastronômicas de São Paulo. Clique AQUI para ver uma matéria sobre esse destaque da Vila Medeiros.
@ O censo IBGE 2010 informou que o distrito de Vila Medeiros tem 129.919 habitantes.
@ Vila Munhoz, Vila Ede, Vila Alegria, Vila Sabrina, Jardim Brasil, Jardim Julieta e Jardim Guancã são alguns dos bairros que compõem a Vila Medeiros.

Apoio de texto: Site Museu de Vila Maria - www.bairrodevilamaria.com.br

Postar comentário

0
  • Visitante - Shirley

    História[editar | editar código-fonte]
    A Vila Medeiros foi fundada em 1924, com o loteamento realizado pela Companhia Paulistana de Terrenos. O primeiro lote dos futuros distritos municipais veio com a Vila Guilherme foi fundada em 1912 e Vila Maria fundada em 1917.

    O nome deste teria se originado por causa da família Medeiros de Jordão, que adquiriu a região em 1909.[2]

    A população no distrito vem diminuindo a partir dos anos oitenta. Segundo dados da prefeitura municipal da capital paulista, a Vila Medeiros tinha cerca de 162 mil moradores em 1980. Vinte anos depois, a população caiu para pouco mais que 140 mil habitantes. Na última medição, de 2004, a população era de aproximadamente 135 mil pessoas. Ainda assim, é uma das maiores densidades populacionais da cidade.