Auditório da prefeitura regional – 27/mar/2017

      O Conselho Participativo de Vila Maria/ Vila Guilherme/ Vila Medeiros organizou e convidou a comunidade a participar de uma reunião aberta para discussão do Programa de Metas da nova gestão municipal.  Essa reunião funcionou como uma pré-audiência pública, uma vez que as audiências públicas oficiais, convocadas pela prefeitura, acontecerão no mês de Abril. Cerca de 80 pessoas participaram da atividade.

 

Mesa condutora da reunião.Mesa condutora da reunião.

 

ETAPAS – O Programa de Metas elenca todas as propostas de obras e serviços mais relevantes que a gestão municipal se compromete a executar ao longo de seus quatro anos.  O prefeito eleito deve montar o seu Programa no prazo de 90 dias e encaminhar para a Câmara Municipal.  No momento seguinte a população é chamada a dar a sua opinião e fazer os acréscimos, tanto em audiências públicas como através da internet.  Após essa consulta pública fica concluído o Programa de Metas definitivo, que irá pautar a nova gestão e servir inclusive como um “termômetro” de sua eficiência. 

 

 Público presente à pré-audiência.Público presente à pré-audiência.

 

RISCO – Assessor do programa Cidades Sustentáveis da Rede Nossa São Paulo, Américo Sampaio, chamou a atenção para o fato que Kassab teve 223 metas no seu Plano de Metas, Haddad teve 123 metas, e é possível que o Plano de Metas da gestão Doria tenha um número bem menor, em torno de 50 metas.  Ainda que cada uma das metas possa ter um grande número de itens a serem atingidos, o número menor de metas no Programa reduz o “risco” para o chefe do Executivo municipal, uma vez que se essas metas não são atingidas, o prefeito sofre uma penalização “política” ao final da gestão.

 

Irani Dias, uma das participantes.Irani Dias, uma das participantes. Público presente.Público presente.

 

PARTICIPAÇÃO – Durante o encontro foram revistas as metas da gestão passada para a região, o que foi feito, o que estava pendente e o que poderia retornar como proposta no Programa de Metas da atual gestão.  Em seguida foi aberto um espaço para que os interessados apresentassem suas reivindicações, sendo dado o tempo de dois minutos para cada um.  Sendo essa uma pré-audiência, o objetivo foi de orientar a população para a importância ao Programa de Metas, e estimular a participação popular no processo.

 

Minudências:
@ Alexandre Piero, professor de Gestão Pública da ETEC Cepam USP fez uma apresentação do que é o Programa de Metas.
@ A obrigação da elaboração do Programa de Metas é uma lei votada pela Câmara Municipal, fruto de uma luta encabeçada pela Rede Nossa São Paulo.
@ Está programada para o mês de Abril a realização de 38 audiências públicas, sendo uma em cada prefeitura regional, mais cinco audiências temáticas e uma audiência geral.
@ Veja AQUI como foi outra reunião preparatória para as discussões do Programa de Metas na Zona Norte.

Colaboração de texto e Fotos: Shirley Suzuki

Postar comentário

0
  • Visitante - Vinicius Bueno

    Meu Deus... Gente que nem é da zona norte, da vila Maria e vila Guilherme, que nunca fez nada pela região, só mamou nas tetas da prefeitura e mudou o nome dos programas já existentes na SMC, compondo a mesa do Conselho e mostrando indignação com os trabalhos realizados, só pq o prefeitinho do partido dele não foi nem para o segundo turno, tamanha a insatisfação dos paulistanos com a gestão passada. Vai lá pra Osasco ou Curitiba que lá é o seu lugar. Estamos de Olho!

  • Visitante - Vinicius Bueno

    Que Conselho é esse? Gente que nem é da zona norte, da vila Maria ou vila Guilherme, que nunca fez nada pela região, só mamou nas tetas da prefeitura, mudou o nome de programas e projetos importantes já existentes para inaugurá-los como novos e 0KM., vem agora falar de metas?? rs. sucateou um importante equipamento público da periferia da Cachoeirinha, fez do mesmo diretório político e curral eleitoral, visando reeleger o prefeito anterior e um outro vereadorzinho ligado ao PT, em pleno período eleitoral, compondo a mesa do Conselho e mostrando indignação com os trabalhos realizados, só pq o prefeitinho do partido dele não foi para o segundo turno, tamanha a incompetência e insatisfação dos paulistanos com a gestão. Precisamos de um conselho mais sério, apartidário, que busca políticas públicas voltadas em prol da comunidade e região, do coletivo, e não de pessoas que visam conveniências e interesses particulares ou que usam o poder do referido Conselho pra fazer oposição mesquinha, visando interesses obscuros e particulares. Estamos de Olho!

  • Visitante - Felipe Pansano

    Parabéns ao Conselho Participativo, por tomar a iniciativa de reunir os cidadãos em uma reunião prévia e debater as necessidades da região. Abraços a todos

  • Visitante - Katia Lima

    Muito bom a reunião, pena que na mesa dos trabalhos tem uma pessoa que nem mora na zona norte e é ligado ao Vereador Nabil Bonduki do PT e partidário que quando esteve no governo na Secretaria Municipal de Cultura não soube administra devidamente, fez uma reforma administrativa que destruiu a estrutura inteira da SMC, deixando sobrecarregados os servidores e sucateando os equipamentos. Agora vem querer cobrar a nova gestão, vai defender a gestão Haddad que ficou 4 anos e a cidade parou no tempo.

  • Visitante - renato

    Meu Deus,gente vindo de osaco para falar sobre a z/norte,e foi um diretor fracassado do CCJ-cachoeirinha,fez uma gestão porca,o PT é o pior partido principalmente com esses forasteiros

  • Visitante - renato

    O PT,conseguiu transformar o CCJ no pior centro cultural da humanidade