Praça Oscar Silva 111, V. Guilherme – 11/Jun/2016

      Um sonho se tornou realidade: foi inaugurada a Casa de Cultura Municipal Vila Guilherme – Casarão.  Centenas de pessoas compareceram ao evento, com a presença do prefeito Fernando Haddad. Essa é possivelmente a maior realização ocorrida na Zona Norte em 2016, fruto de uma luta intensa da comunidade e de coletivos culturais que chegaram a ocupar o casarão por longo período.  Mas ainda falta vencer uma série de desafios para consolidar essa conquista cultural para a cidade. 

 

Casarão da V. Guilherme reformado e pronto para uso.Casarão da V. Guilherme reformado e pronto para uso.

 

RESTAURO – Principal referência histórica do bairro, ao lado do Parque V. Guilherme – Trote, o casarão foi inaugurado em 1924 para abrigar a escola pública local.  Findo o uso escolar, em 1977 o imóvel recebeu a sede da administração regional (antiga subprefeitura), que lá funcionou até 2005.  Por mais de dez anos esse belo e amplo edifício ficou se deteriorando,  ao sabor do Sol e das chuvas.  Os esforços da comunidade, através dos conselheiros participativos, junto à subprefeitura V. Maria/ V. Guilherme, então detentora dos direitos de uso do imóvel, conseguiram que uma verba  de R$ 1,5 milhão fosse destinada ao restauro do prédio, sob acompanhamento do Departamento do Patrimônio Histórico – DPH, uma vez que se trata de bem tombado pelo Conpresp.

 

COLETIVOS – Maria do Rosário Ramalho, secretária municipal de Cultura, afirmou que “é uma alegria entregar uma casa de cultural tão linda para a comunidade. Esse é um espaço apropriado pelos coletivos culturais, é uma conquista que tem na ponta os movimentos jovens de Cultura”, considerou Rosário.  Presente à inauguração, o vereador Nabil Bonduki, que era o secretário de Cultura durante boa parte das negociações, afirmou que essa inauguração faz parte da prioridade de levar ações para a periferia, fora do centro tradicional. “Foi uma ação de equipe: subprefeitura, SMC e DPH”, colocou Nabil.

 

Espaço central da nova casa de cultura da ZN.Espaço central da nova casa de cultura da ZN. Um dos salões da casa de cultura. Um dos salões da casa de cultura.

 

PREOCUPAÇÕES – Vários conselheiros participativos aproveitaram o evento para levar diretamente ao prefeito as demandas locais.  A conselheira Lucélia Loiola mostrou preocupação com o futuro da nova Casa de Cultura, a respeito da definição dos funcionários, da verba destinada para o espaço, e “de ver uma agenda completa de atividades para esse espaço. Queremos ter a segurança de que esse projeto continua de fato, mesmo com as mudanças políticas que possam vir a acontecer”, disse Lucélia. 

 

LEI – O coordenador da nova casa de cultura é Rogério Fonseca, que atuava no Centro Cultural da Juventude.  Apesar da inauguração do espaço e da proposta de já começar atividades culturais, o fato é que ainda não havia sido publicado o decreto de criação da Casa de Cultura, e que também há a necessidade de uma lei criando as carreiras e os cargos no novo espaço.  Até que isso aconteça as atividades não têm a solidez que os conselheiros participativos e a comunidade anseiam.  São esses os próximos passos para a consolidação da Casa de Cultural Municipal da Vila Guilherme – Casarão.

 

Secretaria Mun. de Cultura e subprefeitura juntos.Secretaria Mun. de Cultura e subprefeitura juntos. Prefeito visita as exposições na inauguração.Prefeito visita as exposições na inauguração.

 

Minudências:
@ Presente o subprefeito Gilberto Rossi e a nova coordenadora de Cultura da subprefeitura V. Maria/ V. Guilherme, Karina Zonzini.
@ Os conselheiros participativos distribuíram uma nota com as seguintes demandas na região: construção da nova unidade do CAPS Infantil, início de obras do CEU Parque Novo Mundo, reforma do hospital José Storópoli (Vermelhinho) e mais unidades de moradia popular.
@ O imóvel do Casarão, que abrigou o Grupo Escolar Afrânio Peixoto, foi tombado em 2013 pelo Conpresp, órgão de patrimônio histórico da prefeitura.
@ Conheça mais sobre a história desse casarão AQUI.
@ O horário de funcionamento da Casa de Cultura é de 3ª-f a 6ª-f, das 10 às 20h, e aos Sábados das 10 às 18h.   Endereço:  praça Oscar Silva 111, Vila Guilherme.

Postar comentário

0
  • Quero aqui parabenizá-los pela linda e bela reportagem sobre o "Casarão" textos e fotos colocados com muita clareza e competência, nos deixando muito bem informados e atualizados. Mais uma vez, meus Parabéns