Auditório da subprefeitura – 22/Mar/2016

      Muita turbulência e pouca eficiência.  Esse é o retrato rápido da 3ª reunião da gestão 2016/ 2017 do Conselho Participativo que abrange os distritos de Santana, Tucuruvi e Mandaqui.  Dos 33 conselheiros titulares que tomaram posse, 21 compareceram a esse encontro que mostrou o quanto esse grupo está verde, e quanto precisa andar para amadurecer. Por exemplo:  um bom tempo inicial foi consumido na discussão sobre se a reunião era ordinária ou extraordinária...  e nem isso foi devidamente esclarecido.

 

Reunião do Conselho Participativo no auditório da subprefeitura.Reunião do Conselho Participativo no auditório da subprefeitura.

 

MUITO POUCO – A pauta da reunião tinha dois itens: uma apresentação dos projetos e obras da subprefeitura, a ser feita pelo subprefeito, e a formação de comissões para trabalhar dentro do Conselho.  Mas a frustração se deu logo no início: o subprefeito Antonio Esteves não compareceu, sendo a apresentação feita pela coordenadora de Cultura, Bruna Lodi.  Nesse momento, nova frustração: em uma fala de menos de cinco minutos a coordenadora apresentou apenas dois projetos em andamento: a revitalização da av. Cruzeiro do Sul, no trecho entre a av. Gal. Ataliba Leonel até o seu final, e a construção de uma base para a Polícia Militar no terreno anexo ao Ecoponto da av. Zaki Narchi.  Muito pouco para uma região que tem três distritos e mais de 320 mil moradores.

DISCUSSÕES – Cerca de 80% do tempo da reunião, que durou duas horas, foi ocupado por questões relativas a aspectos “burocráticos” da formação e composição do Conselho.  Bastante tempo foi gasto na discussão de – já referido acima – se a reunião era ordinária ou extraordinária, na discussão sobre uma inversão na ordem da pauta, e na discussão da legalidade ou ilegalidade da eleição dos conselheiros representantes no CPOP (Conselho de Planejamento e Orçamento Participativos).  Apenas cerca de 20% do tempo foi ocupado pela pauta definida.

 

Mesa diretora da reunião.Mesa diretora da reunião. Momento do encontro.Momento do encontro.

 

QUESTÕES – Tendo a palavra os conselheiros, alguns problemas foram colocados: indagou-se sobre a situação dos projetos definidos pela gestão anterior do Conselho, projetos esses que não foram mencionados pela representante da subprefeitura; foi manifestada a insatisfação com a ausência do subprefeito na reunião; foi pedida mais atenção sobre a questão da moradia; também foi indagada a situação das emendas parlamentares, que podem resultar em projetos e obras de interesse da comunidade, e que não foram apresentadas; reclamou-se que a subprefeitura Santana/ Tucuruvi tem uma verba de apenas R$ 1.000 para as despesas do Conselho, enquanto diversas outras subprefeituras tem uma verba de R$ 50.000.

COMISSÕES – Só no fechamento das cortinas o item 2 da pauta – formação das comissões internas – mereceu atenção.  Foram listadas as comissões já definidas:   Habitação, Saúde, Educação, Direitos Humanos, Obras, e Saneamento e Meio Ambiente.  Três novas comissões foram propostas por conselheiros: Ética, Comunicação, e Transporte e Mobilidade Urbana.  Cada conselheiro pode fazer parte de até três comissões.  Ficou combinado que através de emails os conselheiros se manifestarão no interesse de participar das comissões, a serem definidas em próxima reunião.

 

Vista dos conselheiros e público presente.Vista dos conselheiros e público presente.

 

COMENTÁRIO – Não foi auspicioso presenciar a essa reunião do Conselho Participativo Santana/ Tucuruvi/ Mandaqui. Ficou a impressão de que existem agrupamentos de interesse bem definidos, as tradicionais “panelinhas”, não vingando o espírito solidário e colaborativo.  Talvez colabore ainda mais o fato do auditório ser um espaço grande, impedindo uma comunicação “olhos nos olhos”, gerando um afastamento físico entre pessoas que precisam se irmanar para, juntas, conquistarem frutos.  Ou mais importante que essa questão do espaço: precisa haver espírito cívico, desarmado, precisa haver paciência e boa vontade, para superar as diferenças, construir o consenso, e avançar.  Difícil, pelo que foi visto.  Mas não impossível. 

Minudências:
@ O Conselho Participativo Santana/ Tucuruvi/ Mandaqui se reúne todas as segundas 5ªs-feiras de cada mês, no auditório da subprefeitura, na av. Tucuruvi 800, ao lado da estação metrô Tucuruvi.
@ As reuniões dos Conselhos são abertas ao público.
@ Os 32 Conselhos Participativos da cidade são coordenados pela Secretaria Municipal de Relações Governamentais.
@ Na mesa estavam a representante do subprefeito Bruna Lodi, o coordenador do Conselho Rozaque Vieira, e a secretária do Conselho Claudia Batiston.
@ Participaram 21 conselheiros titulares e dois conselheiros suplentes.
@ Veja AQUI a lista de conselheiros participativos de Santana/ Tucuruvi/ Mandaqui.

Postar comentário

0
  • Nenhum comentário encontrado