Centro Sagrado Coração – 23/Jun/2017

      Sete clubes rotários do mundo inteiro, unidos ao Rotary Club SP Tremembé, proporcionaram à entidade Centro Educacional Sagrado Coração um grande investimento financeiro, através do projeto global Aprender e Conviver.  Esse aporte de 47.000 dólares está beneficiando, através de instalações, equipamentos e cursos, 171 crianças e jovens portadoras de necessidades especiais que frequentam a entidade.   Através de uma grande festa o resultado final do projeto foi apresentado para familiares, parceiros e convidados.

  

Rotarianos e direção da entidade no início da festiva.Rotarianos e direção da entidade no início da festiva.

 

VOLUNTÁRIOS – Jurandir Melo de Oliveira, presidente do Rotary Tremembé, relatou como tudo começou: “Quando fomos convidados a participar desse projeto tínhamos a certeza que o Centro Educacional Sagrado Coração seria a instituição ideal para fazermos este trabalho, pela seriedade, amor e carinho que vemos na educação destas crianças e jovens”.  A execução total do projeto levou um ano e meio, o que ocupou toda a gestão de Jurandir, no período 2016/ 2017.  "Esse tipo de projeto nos dá uma exata dimensão da magnitude de nossa organização.  O Rotary Internacional tem mais de 35 mil clubes em 219 países, e mais de 1,2 milhão de rotarianos, voluntários que doam seu tempo em prol do ideal de servir”, relatou o presidente do clube.

 

CLUBES – O sucesso da parceria com os demais seis clubes rotários de fora do Brasil foi atingido através do trabalho especial de Renato Rossetto, que é membro do Rotary Tremembé e já foi membro do Rotary Club Saronno, da Itália, onde morou muitos anos.  Renato acompanhou com entusiasmo a festiva, recebendo uma placa comemorativa por sua dedicação.  Os demais clubes que se cotizaram para compor o investimento de 47.000 dólares, quase 150 mil reais, foram os clubes Rotary de  Bad Driburg (Alemanha), Harrow (Reino Unido), Mantes La Jolie (França), Palma Almudania (Espanha), Vilvoorde (Bélgica) e Saronno (Itália).

 

Pessoas especiais dançaram quadrilha no final da festa.Pessoas especiais dançaram quadrilha no final da festa.

 

GRATIDÃO – Irmã Alice de Melo Paz, diretora administrativa da entidade, valorizou o trabalho dos parceiros: “O resultado desse projeto dependeu do envolvimento de muitas pessoas generosas, líderes e profissionais, que unidos se dedicam para que muitas ações se concretizem. Sentimo-nos gratos pela conclusão desse projeto, a todas as pessoas que não mediram esforços e generosidade para que hoje fosse inaugurado esse projeto, fazendo assim a diferença em nossa entidade”, afirmou irmã Alice.  Uma das atendidas é Gabriela Morais, de 26 anos, que tem microcefalia.  Ela mora no Parque Edu Chaves, e sua mãe Sandra relata: “Tudo aqui é muito, muito bom, estou amando. Gabriela também está amando. No dia que ela precisa faltar, ela não quer faltar”, afirmou dona Sandra.  Gabriela faz um curso de culinária na entidade.

 

Renato Rosseto e jovem atendido.Renato Rosseto e jovem atendido. Jovem atendida Gabriela e família.Jovem atendida Gabriela e família.

 

EMOÇÃO – Márcia Maria Trama, diretora pedagógica, explicou que a instituição atende pessoas autistas e com deficiência intelectual.  A maioria é da Zona Norte, mas também atendem pessoas de outras regiões.  O atendimento é de 2ª-f a 6ª-f, com 4 horas e meia de atividades, e oferecimento de lanche e almoço.  Existe um convênio com a Secretaria da Educação e também com a prefeitura. “As famílias não pagam, são famílias muito carentes, sem recursos”, relatou a diretora pedagógica.  Márcia, que é moradora de Santana, afirmou que “os olhos enchem de lágrimas, é uma emoção muito grande dar esse atendimento, nós estamos aqui não é por acaso, estamos para fazer o nosso papel”, considerou.   

 

Irmã, Bruno Pattini e Jurandir Oliveira.Irmã, Bruno Pattini e Jurandir Oliveira. Entrada da entidade.Entrada da entidade.

 

ALEGRIA – Ao final do encontro houve o corte da fita inaugural, quando foi apresentada uma pequena amostra dos equipamentos adquiridos com os recursos do projeto.  Em seguida a direção da entidade conduziu membros do Rotary Tremembé pelas instalações, para apresentar alguns dos equipamentos já instalados.   Enquanto isso no salão principal os jovens atendidos dançavam uma quadrilha junina, contagiando os familiares e convidados com uma alegria sincera, de pessoas que vivem com grande dificuldade, e mesmo assim estão sempre prontas para sorrir.

 

Famílias e convidados no salão, para a festa de apresentação do projeto.Famílias e convidados no salão, para a festa de apresentação do projeto.

 

Minudências:
@ O Centro Educacional Sagrado Coração fica na av. Cel. Sezefredo Fagundes 5550, Jardim Tremembé.
@ Ele é mantido pela Congregação Filhas de Santa Maria da Providência.
@ Saiba mais sobre a entidade em www.sagradocor.org.br
@ Ao final o Rotary Tremembé ofereceu um grande churrasco a todos, servindo quase 100 quilos de carne.
@ O Rotary Club Tremembé, fundado em 1999, tem atualmente 19 membros. 
@ Confira AQUI quais são os 15 clubes Rotary atuantes na Zona Norte.

Matéria com o apoio de Pattini Seguros, PBF Tremembé e Tecnolamp

Postar comentário

0
  • Visitante - Ir. Alice de Mello Paz

    Bom dia! Quanto a matéria ficou ótima, as fotos também. Quanto a data da inauguração é dia 23 de junho e não dia 22/06/.

    Agradecemos e gostaríamos de uma cópia do jornal.

    Atenciosamente

    Ir. Alice

  • Obrigada a todos os membros do Rotary Tremembé, a parceria com vocês nos ajudará a fazer um pouco mais de Bem aos nossos Educando que o nosso Fundador os chamada de "Bons Filhos".Deus seja louvado por todo o bem realizado.