Jardim Corisco, Tremembé – Janeiro/2017
Ao longo dos seus 47,6 km de extensão as obras do Rodoanel Norte geram grande impacto ambiental e social, como seria inevitável em uma intervenção desse porte, atravessando enormes áreas verdes e regiões urbanas. Dessa forma, já durante a sua execução, é fundamental buscar minimizar esses impactos, mas isso raramente acontece, como apontam moradores do Jardim Corisco, no Tremembé, localizado a 15 km do centro da cidade.
IMPACTOS – Daniele Barbosa é professora de escola pública e mora há 33 anos no Jardim Corisco, na rua Tamon, que é cruzada em viadutos pela obra do Rodoanel Norte. Sua casa está a 500 metros das pistas. “A vida no bairro antes da chegada das obras era tranquila, mas com a saída de muitas casas a área ficou isolada, com muito barulho por conta das obras e caminhões que entram e saem durante o dia. Houve também impacto ambiental, animais silvestres e pássaros tiveram que migrar para não morrer, pois a área verde também foi devastada ao longo da obra”, afirmou a moradora.
DESCUIDOS – A obra completa é dividida em seis lotes. O Jardim Corisco está no Lote 4, sob responsabilidade da empreiteira Acciona. Segundo Daniele o barulho e o pó das obras incomodam os moradores. Os buracos na rua, a falta de segurança adequada, a falta de calçadas e de luz elétrica embaixo das pistas são outros descuidos que a obra tem mantido. “Há um clima de pessimismo com os moradores que permanecem, muitos não acreditam nos benefícios dessa obra de grande impacto e acreditamos que, com a abertura das pistas para os carros, aumentará o barulho e a poluição”, considerou a professora, que também relatou carências na região: “Esperamos que políticas publicas percebam a região, pois não temos posto de saúde, apenas uma escola municipal e um linha de ônibus para tantas pessoas”, relatou a moradora.
POLUIÇÃO – Francisco Florentino mora a apenas 150 m da obra. Conselheiro participativo e também conselheiro do CADES Jaçanã/ Tremembé, Francisco considera que “os impactos na vizinhança, na qualidade do ar e água são diversos, sendo oriundos dos danos causados à vegetação local, aos córregos, fauna, mudanças no viário e ocupações de áreas induzidas pela obra”, afirmou. Ele não visualiza uma situação melhor quando a obra for inaugurada, porque “aumentará consideravelmente o nível de ruído na região e volume de poluentes que serão dispersos pelo grande fluxo de veículos que irão circular pela via”, avaliou o conselheiro.
COMPENSAÇÕES – Morador há 17 anos do Jardim Corisco, Francisco Florentino, desde o anúncio da chegada da obra na região, tem se mostrado uma liderança comunitária atenta aos impactos, tanto colocando essa questão na pauta das reuniões do CPM-JT e do CADES-JT, quanto também protocolando ofícios. Recentemente, junto à prefeitura regional Jaçanã/ Tremembé, o conselheiro entrou com o TID 15862307, de 01/12/2016, pedindo a fiscalização da execução da obra e a limpeza do córrego assoreado por ela. Para Francisco as compensações deveriam ser aplicadas na ampliação da área de vegetação arbórea, tratamento dos cursos d’água com recuperação dos córregos, investimentos na área de saúde e lazer para comunidade local. Mas, pelo histórico das atitudes dos empreendedores, não há razão para ser otimista sobre isso.
CONSIDERAÇÕES DO PORTAL: A relação ambiental entre a Serra da Cantareira e a cidade de São Paulo ficou terrivelmente prejudicada com a definição do trajeto e início das obras do Rodoanel Norte. Um colar de concreto está sendo colocado entre a mata da serra (leia-se Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo) e a mancha urbana com mais 11 milhões de pessoas. Haverá uma coluna de fumaça e barulho interrompendo essa relação de prestação de serviços ambientais oferecidos pelo Parque Estadual da Cantareira. Só isso já exigiria dos empreendedores um grande esforço para compensar os impactos. Mas some-se também os impactos locais causados na vida de milhares de pessoas que moram próximos à obra. Onde estão essas compensações? A Secretaria Municipal de Verde e Meio Ambiente, e as cinco prefeituras regionais atravessadas pela obra, têm a obrigação de olhar para esse problema, e pressionar a DERSA e o governo estadual a compensar adequadamente tamanho impacto socioambiental causado à cidade.
Minudências:
@ A atual previsão de entrega do Rodoanel Norte é Março/2018.
@ Leia matéria recente, sobre o túnel desabado que está atrasando a obra em Guarulhos, AQUI.
@ Os 47,6 km do traçado do Rodoanel Norte atravessam os distritos do Jaraguá, Brasilândia, Cachoeirinha, Mandaqui e Tremembé na Zona Norte, além de grande área rural em Guarulhos e Arujá.
@ Acompanhe o histórico da critica a essa obra no Blog do Rodoanel Norte, AQUI.
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