Jardim Corisco – Junho/2016
A DERSA anunciou recentemente uma nova data para inauguração do Rodoanel Norte: Março de 2018. Enquanto isso a obra segue com uma série de questionamentos feitos pelo Ministério Público, e também deixando um rastro de impacto ambiental por onde passa. Por exemplo, no Jardim Corisco, distrito do Tremembé.
INDIGNAÇÃO – Francisco Florentino é conselheiro participativo na subprefeitura Jaçanã/ Tremembé e mora há 16 anos no Jardim Corisco. Desde 2009 ele acompanha a obra, devido ao impacto socioambiental provocado. Após um período com pouca movimentação, aguardando a cura do concreto das vigas a serem içadas, agora em Junho a obra retomou atividade. Sobre o sentimento dos moradores em função da obra, Francisco afirma que é de “indignação e impotência, pelo impacto causado, pela perda de qualidade de vida e pela impotência de não ter condições de alterar a situação”.
COMPENSAÇÕES... – Entre os impactos ocorridos Francisco cita o desmatamento da vegetação, o lançamento de material particulado no ar devido à movimentação de terra e problemas com drenagem, pelo assoreamento do córrego com entupimento das tubulações. “Quando chove provoca alagamentos afetando os moradores”, afirmou o conselho participativo. Ele até agora não percebeu nenhuma compensação ambiental realizada pelo empreendedor.
DESNECESSÁRIA – Segue a enorme preocupação dos moradores com eventuais invasões que possam acontecer nos terrenos lindeiros à obra, que estarão bem distantes dos olhos do poder público. “Esta obra é desnecessária para população e só trouxe impacto ambiental e social para região, trazendo poluição atmosférica e visual que antes não existia, além de induzir a invasão”, observou Francisco Florentino, que participou dos movimentos de luta contra a realização dessa obra, conforme relatado no Blog do Rodoanel Norte, AQUI.
MARGINAL – O portal sempre se manifestou contrário à obra do Rodoanel Norte, uma vez que esse é o trecho menos necessário de todo o Rodoanel, em termos de demanda para o transporte de carga sentido interior-capital. Esse trecho Norte, apesar de só acessível pelas rodovias, acabará funcionando como outra “avenida Marginal”, sendo usada por carros de passeio e pequenos caminhões para o tráfego interregiões da capital e da Grande São Paulo. Tudo isso ao passar a apenas 11 km do centro da cidade, levando poluição de toda ordem para a Reserva da Biosfera do Cinturão Verde de São Paulo (decretada pela ONU), que inclui o Parque Estadual da Cantareira.
Minudências:
@ A obra do Rodoanel Norte é dividida em seis lotes, tocados por diversas empreiteiras.
@ O trecho do Jardim Corisco pertence ao Lote 4, tocado pela construtora Acciona. Segundo o jornal Estadão de 03/06/16 a obra tem atrasos nos processos de desapropriação na Justiça.
@ Porém o trecho mais complicado da obra é o Lote 1, na região de Perus e Jaraguá, tocado pelo consórcio Mendes Junior, Isolux e Corsan. A obra chegou a estar parada, e foi retomada em ritmo lento, conforme matéria AQUI.
@ A obra do Rodoanel Norte iniciou em 12/03/2013, data que o Blog do Rodoanel Norte definiu como o “início do apocalipse ambiental da metrópole”.
@ Veja AQUI, no Blog do Rodoanel Norte, a história da luta contra essa obra, empreendida por moradores e ambientalistas.
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