Av. Cruzeiro do Sul  2630, Santana – 23/Set/2017

      O Verdejando, iniciativa promovida pela Rede Globo, que visa a conscientização da população para a preservação do verde, esteve esta semana no Parque da Juventude, para o plantio de mais de 400 mudas de diversas espécies de plantas provindas da Mata Atlântica. A ação contou com voluntários, moradores da região e representantes de instituições que acordaram cedo para acompanhar desde os primeiros preparativos até as escavações no terreno frontal à Biblioteca de São Paulo (BSP).

  

Verdejando forte no Parque da Juventude!Verdejando forte no Parque da Juventude!

 

CONSCIÊNCIA – Foi o caso da Companhia Bandeirantes, movimento fundado juntamente com os Escoteiros e que esteve presente em atividade externa com a participação de 14 jovens. Leone Mello, coordenadora do grupo bandeirante, viu a oportunidade na ação do Verdejando para explorar um pouco mais a cidadania dos jovens e levar consciência ambiental. “Queremos que os jovens percebam que sem a natureza não existe cidade e não existe ser humano. Falam tanto em políticas como saúde, segurança e educação, mas um quarto item que ninguém nota e que é tão importante quanto é o meio ambiente. A árvore só vem para nos salvar”, ressaltou ela.

 

Plantio em frente do Parque da Juventude.Plantio em frente do Parque da Juventude.

 

PRESERVAÇÃO – Para a jovem bandeirante Larissa Damasceno Rocha, que atua no grupo há quatro anos, o Verdejando tem tudo a ver com suas crenças. “Uma das leis do bandeirantismo é a preservação da natureza, então tentamos colocar em prática. E como o Verdejando tem também esse papel, estamos aqui agindo como o bandeirantismo prega”, observou Larissa.

 

Grupo de Taikô anima o evento.Grupo de Taikô anima o evento.

 

FUTURO – A ação teve apresentação de Taikô, instrumento de percussão de origem japonesa tocado por jovens da Associação Cultural Assistencial da Liberdade (ACAL) e da Associação Cultural e Desportiva NIKKEI de São Miguel Paulista. “Estamos aqui também para incentivar a valorização do meio ambiente, para os jovens em específico é muito importante porque veem o apoio dos adultos e da mídia pelo plantio e fazê-los entender que é pelo futuro deles próprios”, esclareceu Nair Yukiko da asssociação de São Miguel Paulista.

 

Verdejando onde antes funcionava a Casa de Detenção de São Paulo.Verdejando onde antes funcionava a Casa de Detenção de São Paulo.

 

SIMBOLISMO – Um ato de soltura de pombos-correios pelos jovens bandeirantes foi executado pouco antes do plantio das mudas, que já estavam expostas em seus respectivos lugares. Segundo a organização do Verdejando, o simbolismo da pomba era para promover a paz em um lugar que no passado era de clima tenso e de história trágica: ali funcionava a Casa de Detenção do Carandiru.

 

Preparando a soltura dos pombos-correios.Preparando a soltura dos pombos-correios.

 

Minudências:
@ Esta é a 5ª edição do projeto Verdejando, que atua em diversas localizações da Grande São Paulo e da capital desde 2013. Esse evento encerrou as atividades do Verdejando em 2017.
@ Houve extensa programação cultural relacionada ao Verdejando no Parque da Juventude, dentre elas estavam: customização de plaquinhas (Não pise na grama), contação de histórias, e oficina de hortas domésticas.
@ A Associação Cultural e Desportiva NIKKEI de São Miguel Paulista foi fundada em 1952 e é mantida por contribuições simbólicas de seus associados, que somam mais de 700 pessoas.

Texto e fotos: Ronaldo Lages

# Matéria com apoio de Espaço Novo Tempo, Clube Esperia e Tecnolamp

Postar comentário

0
  • Visitante - Sidnei Augusto

    Estivemos lá foi produtivo agora é preciso irrigar as mudas ......

  • Visitante - Sidnei Augusto

    Estivemos lá agora é preciso irrigar as mudas

  • Visitante - Fábio Ferrão

    Show!!!