Av. Gal. Ataliba Leonel 1270, Santana- 09/Ago/2017.

      O Comando de Policiamento de Área Metropolitana-3 (CPA/M3) convidou empresários e reitores de escolas e faculdades para discutir o combate e a prevenção ao crime na Zona Norte. A reunião teve a apresentação dos comandantes e capitães dos batalhões da ZN e uma palestra sobre o projeto "Vigilância Solidária", apresentado pelo capitão PM Reco. Estiveram presentes cerca de 50 pessoas que se apresentaram e se colocaram à disposição em ajudar a PM na segurança da região.

  

Empresários e reitores de escolas e faculdades convidados para a reunião.Empresários e reitores de escolas e faculdades convidados para a reunião.

 

DEMANDAS – No evento foram apresentadas algumas preocupações do público. A principal delas foi sobre o possível uso do terreno em Santana para criação de um albergue que acolherá a população que vivia na cracolândia, o que preocupou todos os convidados. O coronel PM Homero de Giorgi explicou que o destino do terreno ainda não está decidido, e que irá falar com a Prefeitura da preocupação dos moradores sobre a criação deste albergue.

 

INDICADORES –- Uma das coisas que chamaram a atenção foi que todos os convidados parabenizaram a atuação da PM na Zona Norte. A diretora da ETEC Parque da Juventude, Marcia Loduca, ressaltou que a presença da polícia dentro do parque resultou numa diminuição dos frequentes assaltos aos visitantes. Segundo o capitão PM Rogério Marques a atuação da PM na ZN é positiva: "Nós temos indicadores favoráveis". Quando questionado o que poderia fazer para melhorar a segurança na região, o capitão respondeu: "A gente pede que a população participe mais [...] se todos colaborarem a polícia trabalha melhor"

 

Momento da palestra “Vigilância Solidária”.Momento da palestra “Vigilância Solidária”. Cel. PM Homero, comandante do CPA/M3.Cel. PM Homero, comandante do CPA/M3.

 

CONSEG - Uma ferramenta de participação que ajuda o trabalho da PM são os Conselhos Comunitários de Seguranças (CONSEG). Neles a população pode falar dos problemas da sua comunidade e cobrar do poder público alguma solução. Para o capitão PM Rogério Marques, a participação da comunidade no CONSEG é "importantíssima", segundo o capitão: "nós passamos a conhecer as necessidades e expectativas daquela comunidade".

 

Minudências:
@ O projeto Vigilância Solidária reúne munícipes interessados em ajudar no trabalho de prevenção ao crime.
@ Atualmente o projeto conta com um grupo de comunicação pelo aplicativo de celular, além de adesivos que são colocados nas casas avisando que está sendo vigiada.
@ O projeto Vizinhança Solidária surgiu a partir das discussões do CONSEG Santana/ Tucuruvi.  Ele está presente em 150 ruas, atingindo 12 mil pessoas diretamente e até 45 mil indiretamente.
@ Está é a terceira reunião do Comando da PM de área Metropolitana-3 (Zona Norte) para discutir segurança preventiva com a comunidade, sendo que a primeira foi com os CONSEG's e a segunda com os Prefeitos Regionais;
@ Há previsão de mais reuniões com outros públicos para continuar com o objetivo de aproximar a PM da comunidade.

Texto e fotos:  Lucas Antonio

# Matéria com o apoio de Clube Esperia, Espaço Novo Tempo e Tecnolamp.

Postar comentário

0
  • Visitante - Clovis Nascimento

    Por favor. Desejo ser convidado para a próxima reunião.