Região de Saúde Norte – Fevereiro/2017

      Desde o início de Fevereiro a Coordenadoria Regional de Saúde Norte tem como coordenador o dr. José Mauro Del Roio Correa, médico com experiência de 31 anos na saúde pública municipal. Ele já trabalhou por quatro anos como gerente em Unidade Básica de Saúde (UBS) e por seis anos foi o supervisor de Saúde do distrito de saúde Vila Maria/ Vila Guilherme.  Sob sua responsabilidade estão cerca de 180 equipamentos de Saúde em toda a Zona Norte.  O encontro foi acompanhado pela dra. Valéria Rondineli, diretora do Distrito de Saúde Santana.

 

Coordenador dr. José Mauro e a diretora do distrito de Saúde Santana, dra. Valéria.Coordenador dr. José Mauro e a diretora do distrito de Saúde Santana, dra. Valéria.

 

SURPRESA – Em sua  primeira semana o novo coordenador visitou um dos equipamentos mais importantes da Zona Norte:  o Pronto Socorro de Santana. E o resultado não foi o esperado:  “Eu me surpreendi negativamente, porque é um aparelho que não está à altura de sua localização estratégica”, considerou José Mauro. Para reverter essa situação, considerando que a unidade é administrada  por uma “OS” - Organização Social, o coordenador afirmou que está fazendo um levantamento crítico, para submetê-lo à diretora de distrito de Saúde, que vai discutir com a Organização Social, para depois levar a questão para o gabinete do secretário de Saúde, se depender de questão orçamentária.  “O que puder ser feito, que não envolva dinheiro, a gente já faz imediato”, afirmou o coordenador. 

 

FUNCIONÁRIOS – Uma das avaliações com relação ao Pronto Socorro de Santana é que a TLP – Tabela de Lotação de Pessoal dessa unidade não atende às necessidades tanto da unidade quanto do território.  Ou seja, o quadro de médicos e funcionários definido por contrato é insuficiente para a demanda diária do Pronto Socorro.  A isso, acrescenta-se o fato de que há dúvidas quanto à correta execução dessa TLP pela Organização Social responsável, a IABAS.  O dr. José Mauro afirmou que essa questão será apresentada ao secretário de Saúde Wilson Pollara, que deverá visitar a Coordenadoria Norte em breve. 

 

Vista geral da Coordenadoria Regional de Saúde Norte.Vista geral da Coordenadoria Regional de Saúde Norte.

 

PROBLEMAS – A atenção do novo coordenador se volta para outro equipamento crítico da região,  o Hospital São Luiz Gonzaga, no Jaçanã.  “Só que ali a coisa é um pouco mais complexa, porque eu ainda não tenho um diagnóstico. Há uma somatória de problemas: o problema histórico, o modelo de gerenciamento levado pela Santa Casa, com uma parte tombada, tem uma questão de saber se esse gerenciamento é adequado, se o problema é equipe ou contrato...”  O coordenador está programando uma visita para breve a esse equipamento, que tem uma demanda extra do município vizinho, Guarulhos.

 

NÚMEROS – Em levantamento de 2016 a Secretaria Municipal de Saúde elencou 178 equipamentos municipais na Zona Norte, entre eles 71 UBSs (Unidade Básica de Saúde), 18 AMAs (Assistência Médico Ambulatorial), 4 pronto-socorros, 4 hospitais municipais, 5 centros de especialidades odontológicas e 15 CAPSs (Centro de Atenção Psicossocial).  Para gerenciar essa quantidade de equipamentos e recursos humanos a Coordenadoria de Saúde Norte é dividida em 6 Distritos de Saúde (antigas Supervisões de Saúde).  “Uma das coisas que eu quero reforçar é que o diretor, o secretário de Saúde no território é o diretor distrital. Eu cuido das coisas mais macro”, afirmou o coordenador José Mauro.

 

DIVISÃO – São 6 os distritos de Saúde dentro da Coordenadoria Regional de Saúde Norte, com os respectivos diretores e endereços:  Distrito de Saúde Casa Verde/ Cachoeirinha, diretora dra. Zeni Toloi, Rua Ferreira de Almeida 73, Casa Verde. Distrito de Saúde Freguesia/ Brasilândia, diretora Jurema Carvalho, rua Edgard Ferreira de Barros Jr. 75, Freguesia do Ó.  Distrito de Saúde Pirituba, diretor Wladimir Mantovani, rua Uratinga 90, Pirituba. Distrito de Saúde Perus, diretora Fabiana Bertaglia.  Distrito de Saúde Santana/ Tucuruvi, diretora Valéria Rondineli, rua Cons. Saraiva 411, Santana. E Distrito de Saúde Vila Maria/ Vila Guilherme, diretor Antonio Augusto Leporace, rua Gal. Mendes 111, Vila Maria

 

Vista do Pronto Socorro de Santana (foto: g1.globo.com)Vista do Pronto Socorro de Santana (foto: g1.globo.com)

 

Minudências:
@ O dr. José Mauro Del Roio Correa é formado em clínica médica e tem mestrado em reumatologista, com curso de gestão em saúde pública.
@ A Coordenadoria Regional de Saúde Norte fica na rua Paineira do Campo 902, Santana, ao lado da praça Campo de Bagatelle.
@ O dr. José Mauro pretende levar o secretário municipal de Saúde, Wlson Pollara, a dois equipamentos na ZN, quando de sua visita agendada para até meados de Março:  ao Pronto Socorro de Santana, e ao CER – Centro Especializado em Reabilitação, na Av. Zaki Narchi, onde antes funcionava a AACD.  A diretora Valéria Rondineli estuda ocupar esse espaço também com uma URSI – Unidade de Referência do Idoso.

Postar comentário

0
  • Visitante - Ivan Rodrigues Soares

    Por gentileza queira por por favor regularizar as farmácias dos postos da zona norte estão abandonados nunca tem remédio a minha vo está esperando uma cirurgia na mão faz três anos e não chamaram até o momento está sendo tratada no posto de saúde da vila Constança está totalmente largado e um descaso com a população voy entrar com uma representação no ministério público para poder investigar a fundo o que acontece nestas ubs e hospitais da zona norte espero uma resposta das autoridades competentes...