Parque da Juventude - 16/Jun/2016

      A Biblioteca de São Paulo (BSP) atingiu a histórica marca de dois milhões de visitantes e celebrou essa conquista de maneira especial: premiou o usuário que completou esse número com um kit de livros, brindes, ingressos para museus, teatros e concertos de música clássica. O sortudo foi Francisco Filgueira de Vasconcelos, mecânico de 65 anos que frequenta a biblioteca três vezes por semana e é sócio desde Setembro de 2010.

 

Anúncio surpreende o visitante de nº 2.000.000 da BSP.Anúncio surpreende o visitante de nº 2.000.000 da BSP.

 

NÚMEROS – Inaugurada em Fevereiro de 2010, em seis anos a BSP reúne outros números significativos: até Maio foram feitos 452 mil empréstimos, com 32 mil sócios cadastrados com carteirinha. O acervo atual é de 40 mil itens, entre livros, jogos, revistas, DVDs e jornais. O acervo digital conta com clássicos da literatura adulta e infantil, além da obra completa de Machado de Assis. Desde 2011 foram adquiridos mais de 16 mil títulos.

 

CONSTRUÇÃO – “Quem, em 2010, poderia imaginar que uma biblioteca pública na Zona Norte da cidade seria capaz de gerar 27 mil visitas por mês? E ainda mais uma biblioteca essencialmente voltada à formação de novos leitores? Esta marca é uma construção. É fruto de uma concepção ousada e do trabalho bem feito por todos e cada um da equipe: funcionários, conselheiros, parceiros e governo”, disse Pierre André Ruprecht, diretor executivo da SP Leituras, organização social (OS) responsável pela gestão do espaço.

 

Em seguida a alegria invade o sr. Francisco.Em seguida a alegria invade o sr. Francisco.

 

EVENTOS – A programação cultural é outro destaque. A partir de 2012 foram realizados cerca de 3.200 eventos com mais de 96 mil participantes. Somente em 2015 foram promovidas 920 atividades, seja bate-papo com escritor, oficinas e cursos em diversas áreas ou mesmo brincadeiras e jogos, proporcionando assim informação, lazer e entretenimento para todos os públicos.

 

Assíduo frequentador de bibliotecas.Assíduo frequentador de bibliotecas. Francisco e seus brindes.Francisco e seus brindes.

 

SORTUDO – Francisco de Vasconcelos, usuário nº 2.000.000 da biblioteca,  é potiguar de Natal e está radicado em São Paulo há 46 anos. Atualmente mora na Barra Funda, adora ler livros e usar os computadores da BSP. Gosta tanto que também é sócio da Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL), outro equipamento do governo estadual. “Meu pai sempre disse que a educação é a base de tudo. Para mim, a carteirinha da biblioteca é quase como um diploma”, afirma o mecânico que concluiu o Ensino Médio, quer fazer o Enem, sonha em cursar Direito ou Engenharia da Computação e é fã de livros de história.

 

Biblioteca de São Paulo no Parque da Juventude. (foto: Márcia Alves).Biblioteca de São Paulo no Parque da Juventude. (foto: Márcia Alves).

 

Minudências:
@ A Biblioteca de São Paulo é parte do projeto de revitalização urbana na área onde funcionou a Casa de Detenção de São Paulo, também conhecida como Carandiru, e transformada no Parque da Juventude.
@ Com um investimento anual de cerca de R$ 5,5 milhões do Governo do Estado, a BSP está instalada em um prédio de 4 mil m2.
@ O projeto diferenciado da BSP é inspirado nas bibliotecas parques do Chile e da Colômbia. A ideia era dotar a cidade de São Paulo de uma biblioteca pública baseada em modelos bem-sucedidos com foco nos usuários e nas comunidades.
@ Sueli Motta é a diretora de bibliotecas da SP Leituras. Ela também é responsável pela Biblioteca Parque Villa-Lobos.
@ A Biblioteca de São Paulo fica na av. Cruzeiro do Sul 2630, Parque da Juventude, junto à Estação Carandiru do Metrô.  Fone (11) 2089-0800.
@ Funcionamento de 3ª-f a Dom. e feriados, das 9h30 às 18h30.

Postar comentário

0
  • Visitante - Vera Nascimento

    PARABÉNS a TODOS que atuam na Biblioteca.
    Dê oportunidade ao povo este vai procurar sim a leitura, mesmo que em uma Biblioteca está aí a prova!
    É só criar um ambiente propicio!!
    Mais uma vez parabéns!!!!!!!