Distrital Noroeste da ACSP – 30/Jan/2016
“Nasci em 26/04/1971, sou neto e filho de piritubanos, cresci jogando bola nas ruas do nosso bairro, foi em Pirituba que dei os primeiros passos, que freqüentei a escola, descobri o amor e decidi ser engenheiro. Foi aqui que a política se revelou uma paixão, que despontei no movimento estudantil e onde nasceu a vontade de fazer mais pelo bairro, pela cidade, e pelo nosso pais”. Assim começou a fala de Ivan Lima, prefeito regional de Pirituba/ Jaraguá, para o público recebido pela Distrital Noroeste da Associação Comercial de São Paulo.
PARCEIROS – Cipriano Gomes, diretor da Distrital Noroeste, abriu o encontro lembrando que por tradição, quando um gestor público nomeado não era da região, ele era logo criticado. Mas agora será diferente, porque “o Ivan é nosso, o chefe de gabinete vai ser, então nós vamos criticar de uma forma diferente, vamos criticar construindo, vamos ser parceiros, vamos trabalhar juntos. Essa é a proposta. Vamos ajudá-lo a resolver os problemas”, afirmou Cipriano, passando a palavra para o prefeito regional empossado 30 dias antes.
PRINCÍPIOS – Após reforçar o grande vínculo que tem com a região, Lima apresentou os cinco princípios que nortearão a gestão Doria, e que serão também os seus: Descentralização (“Para que os serviços e as políticas públicas cheguem a todas as regiões”); Participação (“Para que a gente consiga ouvir todas as associações de bairro, a ACSP, a maçonaria, o Rotary, o Lions, consiga envolver todas as ONGs, as escolas de samba, os times de futebol, a participação de toda a sociedade”); Inovação (“É uma promessa do prefeito que todos os serviços da prefeitura estejam no celular”); Eficiência (“Fazer com que o seu tributo consiga fazer mais e melhores serviços para a comunidade”); e Transparência (“Para permitir que a sociedade tenha controle sobre as ações do estado, a transparência social”).
ISO 9001 – O prefeito regional de Pirituba/ Jaraguá relatou que, além de engenheiro e administrador, durante 11 anos foi professor universitário, ministrando um curso na área de logística e de gestão da qualidade. Esse conhecimento será usado para tentar trazer o ISO 9001 para a prefeitura regional. Essa certificação seria obtida quando a prefeitura atingisse um patamar de excelência no atendimento e na prestação de serviços à comunidade. Ivan lembrou uma afirmação ouvida na reunião do prefeito com o 1º escalão do governo: “Problemas identificados devem ser resolvidos imediatamente”.
PERGUNTAS I – Em seguida foram feitas perguntas. Sobre creches e CCAs (Centro da Criança e Adolescente), Lima disse que com a proposta da descentralização, terá que haver uma integração com todas as secretarias que tenham coordenações regionais, o que é o caso da Educação. Ele afirmou que já se reuniu com a coordenadora de Educação Aurora Fernandes, e que tem recebido muitas demandas sobre abertura de creches conveniadas. Afirmou que essas questões breve serão melhor encaminhadas, porque mesmo nas secretarias as equipes ainda estão tomando pé da situação.
PERGUNTAS II – Sobre como motivar as equipes na prefeitura regional, Ivan Lima afirmou que esse é um grande desafio seu, de motivar as pessoas. “Eu estou na prefeitura regional há um mês e não tenho chefe de gabinete, não tenho coordenador de obra, de finanças, de esporte, de cultura, os prefeitos de forma geral estão respondendo por tudo, estamos recebendo muita demanda, e respondendo conforme conseguimos”, afirmou Lima, que afirmou que diariamente saem nomeações no Diário Oficial. “Acredito no trabalho em equipe, vou procurar com a habilidade e a competência obtida nesses anos transformar essas metas junto com todos da equipe. Esta sendo uma questão de missão, de servir nossa população. Vou tentar dar o máximo de mim, junto com equipe e com a comunidade”, considerou Lima.
PERGUNTAS III – Sobre um caso de febre amarela que teria já acontecido na região, Lima relatou que teve uma reunião com dr. Vladimir, responsável pela Saúde na região, e que breve haverá reunião ação sobre a dengue. Sobre um terreno com mato alto em Taipas, afirmou que “quando estou na praça de atendimento, já ligo na hora para o prestador de serviço, para ver o problema. Estamos sem contrato de remoção de árvore e corte de grama, por isso estamos apelando para os parceiros vizinhos, as prefeituras regionais da Lapa e de Perus”. Lima se comprometeu a ver essa questão.
PERGUNTAS IV – Sobre uma reclamação de barulho e algazarra em bares da av. Eliseo Cordeiro de Siqueira, para a qual o morador pedia uma ação mais dura do PSIU e também fiscalização de alvará dos bares, o prefeito regional relatou que o PSIU, assim como a Defesa Civil, passaram para a responsabilidade da Secretaria de Segurança Urbana. Cipriano Gomes, diretor da Distrital Noroeste, sugeriu um trabalho conjunto da prefeitura, com relação aos alvarás dos bares, junto com o Conseg (Conselho de Segurança), a Polícia Militar e a Policia Civil.
FINALIZANDO – Ivan Lima lembrou que um dos maiores problemas da região são os 247 pontos identificados de descarte irregular de lixo e entulho. Ele afirmou que a saída é fazer um projeto envolvendo a prefeitura, as entidades presentes (ACSP, CIESP e SEBRAE) e outras, junto com a comunidade, para através de uma ampla conscientização, enfrentar esse sério problema urbano.
Minudências:
@ Na mesa o deputado federal Arnaldo Faria de Sá (PTB), prefeito regional Ivan Lima, Cipriano Gomes (Distrital Noroeste), Silvio Aparecido da Silva (CIESP Oeste) e Daniel Palácio (SEBRAE). (Na foto, da esq, para dir,)
@ A população da prefeitura regional, segundo o IBGE 2010, é de 437.592 moradores. Mas Ivan Lima acredita que ela já tenha superado 500 mil habitantes.
@ No dia 1º/02 Pirituba completou 132 anos. Está sendo organizado um evento esportivo para comemorar a data, nos dias 11 e 12/02, no Centro Esportivo Pirituba.
@ O prefeito regional, a partir de Fevereiro, atende todos os munícipes às 4ªs-feiras, das 14 ás 18h, na praça de atendimento da prefeitura regional, localizada na rua Luis Carneiro 192, Pirituba.
Postar comentário