CCSL – 16/Fev/2017.

      O CONSEG – Conselho Comunitário de Segurança da Freguesia do Ó, em parceria com a Distrital Noroeste da Associação Comercial de SP, convidou Roberto Godoi, prefeito regional de Freguesia/ Brasilândia, para conhecer a comunidade e apresentar as ações empreendidas no seu primeiro mês de gestão.  A apresentação de Godoi na Casa de Cultura Salvador Ligabue durou cerca de 30 minutos, através de slides projetados.  O atraso no início da reunião e a longa fala dos demais convidados não permitiram que os cidadãos fizessem perguntas ao prefeito regional.

 

Mesa na reunião especial do CONSEG FÓMesa na reunião especial do CONSEG FÓ

 

CANTÍDIO – O bacharel em Direito Roberto Godoi, com especialidade em Direito Público e Administrativo, começou sua prestação de informações sobre os primeiros 30 dias de sua gestão com a principal ação da prefeitura até agora, a operação SP Cidade Linda:  Ela iniciou nos eixos da av. Dep. Cantídio Sampaio, fazendo uma vistoria para identificar os serviços de limpeza, pintura de guias e de postes, capinação, corte de mato e cidade limpa (anúncios). “Eu identifiquei que não dava para entrar com uma limpeza, tinha que primeiro iniciar um tapa-buraco, porque o viário estava todo esburacado. Foram três semanas de trabalho, porque a avenida é enorme, e depois veio a operação de limpeza”, afirmou Godoi.  Segundo o prefeito regional as faixas de pedestres e a sinalização vertical e horizontal serão refeitas.   “A Cantídio será toda refeita, em questão de sinalização viária”, informou Godoi.

 

MATO – Outro eixo foi o da rua Encruzilhada do Sul, na Brasilândia.  Depois a ação foi av. Inajar de Souza e para a Marginal do Tietê.  “Na semana anterior ao lançamento da Marginal Segura, no dia 25/01, fizemos todo o trabalho de capinação, corte de mato na Marginal.  Tinha um ponto de ônibus em que o mato estava muito alto. Falei: ‘Puxa, daqui a pouco o motorista nem vai ver as pessoas’ , mas a gente foi lá e cortou o mato”.  Godoi afirmou que suas equipes estavam trabalhando na av. Elísio Teixeira Leite, que ele está preparando uma operação para entrar na Estrada do Sabão, e que estava programado seguir para as avenidas Parapuã, Itaberaba e João Paulo I.

 

Prefeito regional Roberto Godoi.Prefeito regional Roberto Godoi. Retirada de carcaça de carro do córrego.Retirada de carcaça de carro do córrego.

 

BURACOS – Godoi explicou que é comum, ao acionar sua equipe de técnica de engenharia na operação tapa-buracos, descobrir que os buracos não são de responsabilidade da prefeitura regional.  “Como eu já tenho experiência na prefeitura, é importante dar essa informação que, quando gente vê um buraco na rua, nem sempre é da prefeitura.  Só que a população não sabe, e vocês estão certos de cobrar.  Muitas vezes o serviço, para ser executado, depende de uma concessionário, depende de Sabesp, Comgas, Eletropaulo ou Telefônica/ Vivo.  A gente recebe a demanda e repassa para eles fazerem o serviço.  Podem continuar mandando as demandas”, informou o prefeito regional.

 

SEGURANÇA – “Nós não podemos fazer operações com risco de alguma situação que envolva acidentes de trabalho. O prefeito Doria deixou bem claro que toda operação teria que ter 100% de segurança”, afirmou Godoi, dizendo que tem autonomia para ligar para secretários e gerentes de operações, para fazer o planejamento para dar segurança aos moradores e à equipe durante a execução dos trabalhos.  Godoi relatou diversas ações de limpeza urbana, citando a retirada de um lixo crítico na frente da EMEF Senador Milton Campos, que precisou de execução com máquina, dada a complexidade da limpeza.  “A gente está empenhado, porque sabe que a nossa região tem 40 pontos viciados críticos de descarte de lixo e entulho”, relatou Godoi.

 

PISCINÕES – Falando sobre os piscinões Bananal e Rio das Pedras, Godoi relatou que o primeiro deles, que é de terra, tem problemas de assoreamento causado pelos resíduos e entulhos deixados pela DERSA, na obra do Rodoanel Norte.  O prefeito regional informou que na véspera teve uma reunião na DERSA, em que o presidente da empresa sinalizou que vai resolver o problema.  Já o piscinão Rio das Pedras, todo concretado teve a sua limpeza elogiada pelo secretário de Coordenação de Prefeituras Regionais Bruno Covas. “A limpeza ali é feita duas vezes por semana, devido ao período de chuvas”, informou o prefeito regional.

 

CARCAÇA – Ao fazer a limpeza mecanizada do córrego Padre Silvestre, a equipe foi surpreendida com a retirada de uma carcaça de carro.  Godoi relatou que não está com espaço no pátio para guardar os carros abandonados, o que está impedindo o trabalho de apreensão.  “Peço paciência, porque identificamos isso e já abri um edital pra fazer um leilão de veículos que estão no pátio. Leva tempo, mas a gente está trabalhando nisso”, considerou o prefeito regional.

 

FUNK E PSIU – Godoi relatou a quantidade de reclamações recebidas sobre bailes funks e “pancadões”.  “Quem tem a responsabilidade legal para atuar com baile funk é o PSIU. O PSIU pediu um apoio, e eu fiz uma força tarefa com CET, PM, CPTrans (que acabou não indo e sentimos muito a falta), Policia civil, GCM, conselhos tutelares, Conseg.  A gente não faz nada sozinho”,  relatou Godoi, que pediu uma harmonia entre todos os segmentos do Poder Público, para que os resultados sejam alcançados.   Ele relatou a organização da festa de 70 anos da Brasilândia, que teve foco em Cultura e Educação Ambiental. “Esteve lá a Carreta da Sabesp, o Ecomóvel, e equipes da Inova e Loga entregando folhetos e conversando com as pessoas, para fazer um trabalho de conscientização ambiental”, afirmou.

 

Público presente ao encontro.Público presente ao encontro.

 

Minudências:
@ Na mesa Valnoy Paixão (Distrital Noroeste), Roberto Godoi, inspetor Arruda (GCM), investigador Roberto Ferreira (28º D.P.), Ivo Barbosa (presidente do CONSEG Fó), 2º sgto. PM Santos (1ª Cia do 18º BPM/M), prefeito regional Paulo Cahim (Casa Verde/ Cachoeirinha), vereadora Aline Cardoso e  dep. estadual Celino Cardoso. (conforme foto, da esq. p/ dir.)
@ O encontro foi conduzido por Cipriano Gomes, superintendente da Distrital Noroeste.
@ O distrito da Freguesia do Ó, segundo o IBGE 2010, tem população de 142.327 pessoas.  A Brasilândia tem 264.918 moradores.  Total da prefeitura regional: 407.245 habitantes.
@ O prefeito regional informou que toda Fale com  o prefeito:  toda 4ª-f pela manhã leva o seu gabinete para a praça de atendimento da prefeitura regional, no programa Fale com o Prefeito.  “Ouvir a população é uma forma de errar menos”, afirmou.  
@ Também pretende realizar o Encontrão, que é uma reunião com prefeitos regionais da Zona Norte, para ações visando melhorias na região.   Godoi também afirmou que vai valorizar todos os conselhos atuantes na região.
@ O esforço de conseguir uma nova sede para a prefeitura regional Freguesia/ Brasilândia, dentro do seu próprio território, continua.  Atualmente a sede fica na Cachoeirinha, na av. João Marcelino Branco 95, fone 3981-5000.
@ Contato com o CONSEG Fo: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

Postar comentário

0
  • Nesta reunião estavam presentes quase todos os componentes criadores da "AALMAÓ" Associação dos Amigos do Largo da Matriz e Adjacências do Ó, que lutam para um convívio de paz entre moradores, comerciantes e todos que frequentam a Praça da Matriz e o Largo da Matriz Velha.