Rua Raimundo da Cunha Matos 440, Morro Grande – 12/Jun/2016

      A Rede Novos Parques SP convidou a comunidade da subprefeitura FÓ/ Brasilândia e demais interessados para discutir a transformação de uma área de 250 mil m2 no bairro do Morro Grande em um parque público.  A área está abandonada há mais de 30 anos, e nos seus “áureos tempos” tinha equipamentos culturais como cinema/ teatro e uma igreja.

 

Entrada da antiga pedreira.Entrada da antiga pedreira.

 

PROJETO – Trata-se da área da antiga Pedreira Anhanguera, que já é alvo do Projeto de Lei Municipal 625/ 2015 (AQUI), de autoria do vereador Ari Friedenbach, que propõe a criação do Parque Ecológico Sítio Morro Grande. Porém a chegada da Linha 6 – Laranja do metrô à região pode dificultar essa proposta, pois as obras do pátio da manobras da linha podem ocupar uma parte considerável do terreno.  O poder público já ocupou trechos dessa grande área com equipamentos como CEU e ETEC.

 

Momento da reunião.Momento da reunião.

 

PRESENTES – A reunião aconteceu na Sociedade Amigos das Vilas Iara, Progresso e Morro Grande, com a presença de lideranças e ambientalista, entre eles Cícero Alexandre (Movimento Morro Grande  Pró Cultura), Odete Carvalho (Casa Verde), Cida, Paulo Cesar, Naura, Maria Ângela (todos da Sociedade Amigos anfitriã),  Eugênio Pinese, (Parque Mun. Brasilândia/ Damasceno), Henny Freitas (Rede Novos Parques SP), Wesley (assessor vereador Ricardo Young), Claúdio Milz (Parque dos Búfalos), Débora Garcia (Diadema), Ana Sueli,  Fernando e Leandro (Movimento Pro Parque da Brasilândia).

 

Área pretendida para o parque, no Morro Grande.Área pretendida para o parque, no Morro Grande.

 

LUTA – Segundo participantes da reunião esse terreno teria como proprietário o sr. Tomas Melo Cruz, e que há até pouco tempo o “diálogo” entre moradores e proprietário vinha transcorrendo com sucessos. Recentemente começaram a aparecer dificuldades nas negociações, acredita-se que por motivos financeiros.  Foi proposta a intensificação dos trabalhos junto ao Ministério Público, visando a preservação da área para fins ambientais.  Foram citados os exemplos das lutas do Parque do Búfalo na Zona Sul, e do Parque da Brasilândia, em que o esforço da comunidade tem evitado o esquecimento pelo poder público dos amplos benefícios que essas áreas podem trazer para a cidade, se preservadas e transformadas em parques.

 

Edificação remanescente na área.Edificação remanescente na área.

 

RADAR – Henny Freitas, da Rede Novos Parques SP, propôs a produção de uma “carta-compromisso” para ser entregue aos candidatos ás eleições municipais em Outubro, visando obter dos próximos “eleitos” o compromisso de darem continuação na criação de novos parques, manutenção dos parques já existentes e a preservação do Meio Ambiente de São Paulo.  Assim essa bela área da antiga pedreira, que ainda mantém uma majestosa área verde, volta ao radar da sociedade civil, visando a sua preservação e retorno para toda a comunidade como parque público.

 

Exuberância da área verde, a apenas 12 km lineares da Sé.Exuberância da área verde, a apenas 12 km lineares da Sé.

 

MINUDÊNCIAS:
@ Após a reunião o grupo se dirigiu à região da antiga pedreira, para conhecer “in loco” a área pretendida para o Parque Municipal do Morro Grande.
@ Saiba mais sobre a Rede Novos Parques SP AQUI.
@ Saiba mais sobre o bairro do Morro Grande AQUI.

Colaboração de textos e fotos: Eugênio Luis Pinese.

Postar comentário

0
  • Visitante - Wagner Alves

    Sou morador desde 1960 e me interesso muito por esse assunto do parque. Trabalhei na Pedreira Morro Grande um bom tempo e meu pai a vida toda. Na pratica esse parque demarcado, é o quinta da minha casa, tudo o que for ser discutido me interessa, se possível solicito que me comuniquem para que eu participe das reuniões. Muito obrigado.

  • Visitante - ENEAS BATISTA DE OLIVEIRA

    OI minha gente, meu nome é Enéas, nasci neste bairro, minha infância foi toda nesta região, frequentei muito esta área, fiz a minha 1 comunhão nesta igreja, estudei na escola da pedreira. Quem não conheceu a diretora dna Doroteia? e as freira do catecismo? Gostaria muito de conhecer o projeto, gostaria também que tudo volta-se como era antes mas de uma maneira moderna com os moldes da atualidade. Este projeto pode ser o inicio de uma causa que nunca podia ter se perdido no tempo. Quando vou até o local para passear com meus cachorros, me da muita tristeza do que vejo. Q
    um sabe um dia possamos passear no local ir até a igreja celebrar uma missa, ir ao cinema ver um filme, até ver uma sinfonia de uma banda, ver nossos netos participar de um catecismo. Acredito que se nós nos unirmos podemos realizar este grande projeto, enfim se caso vocês quiserem engrossar este desejo entrem em contato no e-mail cileneserafim@uol.com.br.

  • Visitante - Vagner dos Santos

    Concordo plenamente em utilizar essa área verde como um parque, temos q preservar o pouco Verde q nos resta na grande selva de pedra.

  • Visitante - Wagner Alves

    Gostaria muito de participar, como devo proceder?

  • Visitante - Roberto

    Procurem o Carlos da iTechdrones ele tem um canal no YouTube e pode
    Ajudar muito.
    Assiste o vídeo do link abaixo:
    https://youtu.be/Km9PptPAa_s