R. Bonifácio Cubas 130, Freguesia – 13/Nov/2015

      A Linha 6 – Laranja do metrô já está com canteiros de obras em pleno funcionamento.  O trajeto dessa linha foi definido, em grande parte, pela luta empreendida pela comunidade da Freguesia do Ó.  Assim, é justo que o primeiro Centro de Atendimento à Comunidade (CAC) esteja montado próximo ao Largo do Clipper, bem no coração do bairro, para atender e informar os moradores sobre essa nova linha do metrô, prometida para estar pronta em 2020.

 

Localização exata das estações.Localização exata das estações. Esclarecimentos à comunidade.Esclarecimentos à comunidade.

QUESTÕES – Nesse Centro de Atendimento à Comunidade (CAC) todas as questões relativas à localização das estações, parte técnica da obra, prazos, questões de desapropriação, entre outras, são respondidas pelos atendentes.  Se a resposta não puder ser fornecida no momento, o interessado pode deixar os seus contatos, e a resposta seguirá após pesquisa feita pelo atendimento.  Cerca de 100 pessoas estão passando diariamente pelo CAC, onde encontram um espaço com ar condicionado e água fresca, mapas e um vídeo em tela plana detalhando o empreendimento.

RELACIONAMENTO – “Queremos estabelecer uma grande interação com a comunidade, sempre informando o que é importante, com transparência. Para isso foi montado esse CAC”, relatou Fabiana Emendabili, coordenadora de comunicação do Consórcio Expresso Linha 6, responsável pela obra.  “O problema sempre está na desinformação, e a gente preza pela informação e pelo respeito à comunidade. A partir desse contato nos aproximamos e vamos estreitando os laços e melhorando o relacionamento”, enfatizou Fabiana.   

Vista da Central de Atendimento ao Consumidor.Vista da Central de Atendimento ao Consumidor.

CONSULTAS – Durante a reportagem seis pessoas passaram pelo CAC e foram atendidas por Viviane Bizzo, analista social do Consórcio.  O casal Álvaro e Maria Aparecida Cardoso mora na av. Itaberaba.  “A gente queria saber qual o trajeto da linha, qual a melhor estação para nós, e agora já sabemos”, afirmou Álvaro.  A jovem Edilene Rosa mora no Morro Grande, e descobriu que terá três opções de estações para pegar o metrô.   A Linha 6 – Laranja terá 15 estações e quatro terminais de ônibus.  Desses, três terminais serão na ZN, junto às estações Brasilândia, Vila Cardoso e João Paulo I, permitindo acesso fácil e desafogando o sistema viário.

“TATUZÕES” – Outros CACs deverão ser abertos para atendimento ao público, tão logo a obra acelere,  no sentido Brasilândia e no sentido São Joaquim.  As máquinas Shield (os “tatuzões”) devem começar a trabalhar ainda no primeiro semestre de 2016.  As duas máquinas entrarão em ação no canteiro de obras na av. Santa Marina, junto à Marginal do Tietê, e seguirão cada uma para um lado da linha.  O trecho Norte é mais demorado de ser perfurado, pois possui mais rochas.

Tirando dúvidas da população.Tirando dúvidas da população. Viviane e Fabiana, da equipe de comunicação.Viviane e Fabiana, da equipe de comunicação.

Minudências:
@ O CAC fica na rua Bonifácio Cubas 130, junto ao antigo Largo do Clipper, de 2ª-f a 5ª-f, das 9 às 19h, e 6ª-f das 9 às 18h.  É chegar e tirar suas dúvidas.
@ Cerca de 9 mil pessoas estarão empregadas na obra em seus momentos de pico.  Por isso o CAC está recebendo currículos de pessoas interessadas em trabalhar na obra da Linha 6. 
@  A modalidade da PPP (Parceria Público Privada) definida para construir a Linha 6 – Laranja dá aos empreendedores a confiança de que toda a obra estará finalizada e entregue em 2020. 
@ Segundo a assessoria de imprensa, a obra será inaugurada funcionando em todo a sua extensão  e com todas as estações.
@ A previsão é que a viagem de 15,5km, entre a Brasilândia e São Joaquim, seja feita em apenas 25 minutos.  
@ Quem é quem:  A Move São Paulo  é a empresa concessionária.  Ela ganhou, através de licitação, a concorrência para construir e operar a Linha 6 – Laranja.  Essa empresa contratou o Consórcio Expresso Linha 6, que é um grupo de empresas que está construindo a linha. 
@ A reportagem sugeriu um ajuste no mapa que apresenta a linha, na parede no CAC:  a identificação clara do traçado das principais avenidas, de modo a facilitar a localização dos interessados ao observar o mapa. 
@ Veja AQUI como foi uma audiência pública, há três anos e meio, quando a obra ainda era um sonho.
@ Veja AQUI mais detalhes da Linha 6 – Laranja.

Postar comentário

0
  • Visitante - reinaldo valentino celestino

    gostaria de saber como posso mandar um curriculo, tem algum imail para este fim.