R. Bonifácio Cubas 130, Freguesia – 13/Nov/2015
A Linha 6 – Laranja do metrô já está com canteiros de obras em pleno funcionamento. O trajeto dessa linha foi definido, em grande parte, pela luta empreendida pela comunidade da Freguesia do Ó. Assim, é justo que o primeiro Centro de Atendimento à Comunidade (CAC) esteja montado próximo ao Largo do Clipper, bem no coração do bairro, para atender e informar os moradores sobre essa nova linha do metrô, prometida para estar pronta em 2020.
QUESTÕES – Nesse Centro de Atendimento à Comunidade (CAC) todas as questões relativas à localização das estações, parte técnica da obra, prazos, questões de desapropriação, entre outras, são respondidas pelos atendentes. Se a resposta não puder ser fornecida no momento, o interessado pode deixar os seus contatos, e a resposta seguirá após pesquisa feita pelo atendimento. Cerca de 100 pessoas estão passando diariamente pelo CAC, onde encontram um espaço com ar condicionado e água fresca, mapas e um vídeo em tela plana detalhando o empreendimento.
RELACIONAMENTO – “Queremos estabelecer uma grande interação com a comunidade, sempre informando o que é importante, com transparência. Para isso foi montado esse CAC”, relatou Fabiana Emendabili, coordenadora de comunicação do Consórcio Expresso Linha 6, responsável pela obra. “O problema sempre está na desinformação, e a gente preza pela informação e pelo respeito à comunidade. A partir desse contato nos aproximamos e vamos estreitando os laços e melhorando o relacionamento”, enfatizou Fabiana.
Vista da Central de Atendimento ao Consumidor.
CONSULTAS – Durante a reportagem seis pessoas passaram pelo CAC e foram atendidas por Viviane Bizzo, analista social do Consórcio. O casal Álvaro e Maria Aparecida Cardoso mora na av. Itaberaba. “A gente queria saber qual o trajeto da linha, qual a melhor estação para nós, e agora já sabemos”, afirmou Álvaro. A jovem Edilene Rosa mora no Morro Grande, e descobriu que terá três opções de estações para pegar o metrô. A Linha 6 – Laranja terá 15 estações e quatro terminais de ônibus. Desses, três terminais serão na ZN, junto às estações Brasilândia, Vila Cardoso e João Paulo I, permitindo acesso fácil e desafogando o sistema viário.
“TATUZÕES” – Outros CACs deverão ser abertos para atendimento ao público, tão logo a obra acelere, no sentido Brasilândia e no sentido São Joaquim. As máquinas Shield (os “tatuzões”) devem começar a trabalhar ainda no primeiro semestre de 2016. As duas máquinas entrarão em ação no canteiro de obras na av. Santa Marina, junto à Marginal do Tietê, e seguirão cada uma para um lado da linha. O trecho Norte é mais demorado de ser perfurado, pois possui mais rochas.
Minudências:
@ O CAC fica na rua Bonifácio Cubas 130, junto ao antigo Largo do Clipper, de 2ª-f a 5ª-f, das 9 às 19h, e 6ª-f das 9 às 18h. É chegar e tirar suas dúvidas.
@ Cerca de 9 mil pessoas estarão empregadas na obra em seus momentos de pico. Por isso o CAC está recebendo currículos de pessoas interessadas em trabalhar na obra da Linha 6.
@ A modalidade da PPP (Parceria Público Privada) definida para construir a Linha 6 – Laranja dá aos empreendedores a confiança de que toda a obra estará finalizada e entregue em 2020.
@ Segundo a assessoria de imprensa, a obra será inaugurada funcionando em todo a sua extensão e com todas as estações.
@ A previsão é que a viagem de 15,5km, entre a Brasilândia e São Joaquim, seja feita em apenas 25 minutos.
@ Quem é quem: A Move São Paulo é a empresa concessionária. Ela ganhou, através de licitação, a concorrência para construir e operar a Linha 6 – Laranja. Essa empresa contratou o Consórcio Expresso Linha 6, que é um grupo de empresas que está construindo a linha.
@ A reportagem sugeriu um ajuste no mapa que apresenta a linha, na parede no CAC: a identificação clara do traçado das principais avenidas, de modo a facilitar a localização dos interessados ao observar o mapa.
@ Veja AQUI como foi uma audiência pública, há três anos e meio, quando a obra ainda era um sonho.
@ Veja AQUI mais detalhes da Linha 6 – Laranja.
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