Jardim Peri – 12/Mar/2017.

      Lideranças comunitárias do Jardim Peri e a prefeitura regional Casa Verde/ Cachoeirinha realizaram um evento para celebrar o Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de Março. O evento aconteceu dentro da casa da Aluisa Souza de Jesus, conhecida por todos da comunidade como Dona Noia.

 

A importância de dar voz e presença às mulheres.A importância de dar voz e presença às mulheres.

 

OBJETIVO – Dona Noia, uma das organizadoras do evento, se sentiu feliz pelas mulheres da comunidade terem participado das atividades. "Quando pensamos em realizar esse evento, o objetivo era mostrar para as mulheres da comunidade que elas pode, fazer o que elas quiserem", disse Rosana Nascimento, presidenta da Associação Moradores da Vila Amélia (MOVA).

 

Momento do encontro.Momento do encontro.

 

EMPODERAMENTO – Renata Abreu, uma das poucas vozes femininas no Congresso Nacional, prestigiou o evento e afirmou a importância da mulher em ocupar cargos na política: "A participação da mulher na política, sem dúvida, vai dar um novo olhar para nossa sociedade, e é importante a gente trabalhar isso, no empoderamento da mulher e que ela busque esse espaço". Quando questionada se já sofreu algum preconceito por ser mulher, ela responde "Queira ou não, te olham com um olhar criminatório quando você vai falar e tal, mas a gente tem que conquistar nosso respeito", completa.

 

Deputada federal Renata Abreu presente.Deputada federal Renata Abreu presente. Gláucia Máximo ensinando Abaiomi.Gláucia Máximo ensinando Abaiomi.

 

ATIVIDADES – O evento contou com palestras sobre violência contra a mulher (física, psicológica, moral, sexual e patrimonial). O empoderamento da mulher que vem da criação dos movimentos feministas e da violência da mulher negra, que além da violência de gênero, enfrenta a violência racial. Primeiros socorros, explicando alguns movimentos para socorrer as vítimas de parada cardiorrespiratória, engasgamento e convulsões. Em seguida aconteceram oficinas de Abaiomi, técnica de nó em tecido para fazer bonecas e de auto maquiagem. Entre as palestras, as moradoras da comunidade Luiza e Margo fizeram depoimentos que emocionaram o público, no qual a Margo contou um caso de violência contra uma mulher de sua família e Luiza recitou um poema, escrito por ela, além de uma canção.

 

Empoderando as mulheres do Jardim Peri.Empoderando as mulheres do Jardim Peri.

 

Minudências:
@ A Lei Maria da Penha nº 11.340/2006 foi criada em 07 de agosto de 2006.
@ Os dados do Datafolha do último ano mostram que:
@ 503 mulheres são vítimas de agressão física a cada hora.
@ Uma a cada três mulheres sofreram algum tipo de violência no último ano.
@ 5 milhões de mulheres sofreram ameaça de violência física.
@ 3,9 milhões de mulheres sofreram ofensa sexual.
@ 1,9 milhões receberam ameaça com faca ou arma de fogo.
@ 1,4 milhões de mulheres sofreram espancamento ou tentativa de estrangulamento.
@ 29% das mulheres relatam ter sofrido algum tipo de violência.
@ 85,85% da violência contra a mulher ocorre em ambiente doméstico e familiar.

Texto e Fotos: Lucas Antonio

Postar comentário

0
  • Visitante - irmã mercedes daros

    :mulher jamais deveria ser um preconceito ou uma discriminação foi chamada pelo Criador de Complementar ao Homem e a harmonia entre os dias revela o mistério da felicidade quase plena.A missão do feminino e do masculino na criação é essa é essa sincronia mais que soma por isso a Bíblia diz e serão uma só carne. Vemos que esta visão e entendimento supera o plano do sexo e concepção de um novo ser humano