Brasilândia – Agosto/2016.

      A Coordenadoria Regional de Saúde Norte (CRS Norte), por meio da Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Penteado, reúne todas as terças e quartas-feiras do mês um grupo que atende com a técnica da Shantala a população da ZN. Trata-se de uma massagem de origem indiana, aplicada pelos próprios pais, em crianças a partir de um mês de idade. A atividade tem como principal objetivo a interação com o bebê, proporcionando a ele momentos de bem estar.

 

Mães recebendo orientações sobre as técnicas da Shantala.Mães recebendo orientações sobre as técnicas da Shantala.

 

SHANTALA – O grupo acontece há cerca de oito anos, por iniciativa da agente comunitária de Saúde  Samanta Renata da Costa. “Durante todo esse período já vi muitas melhorias para a saúde dos bebês beneficiados pela Shantala. É algo importante e fundamental que acontece aqui na comunidade, além de ser ofertada gratuitamente”, disse Samanta. Essa técnica baseia-se na repetição de movimentos e alongamentos que permitem trabalhar a musculatura e as articulações do bebê. As reuniões ocorrem uma vez ao mês. A cada dia é ensinada a técnica da massagem para ser realizada em casa. Para isso, a mãe só precisa de algumas gotinhas de óleo vegetal, utilizado na massagem com as mãos. Realizada com movimentos corretos, ela acalma o bebê, elimina gases, cólicas e prisão de ventre e deixa o sono da criança mais tranquilo.

 

INCENTIVO – As reuniões são iniciadas com uma roda onde mães, acompanhadas por seus bebês, ouvem as orientações da equipe que compõe o projeto Shantala na UBS Vila Penteado. Além de conhecer os benefícios da técnica, as mães são orientadas sobre aleitamento materno, orientação nutricional, cuidados com a higiene bucal do bebê etc. A usuária Valdeci Lacerda Viana aprova a atividade. “Quando eu comecei a frequentar o grupo, meu filho foi diagnosticado com um atraso no crescimento. Ao fazer a Shantala percebi que ele obteve aumento de peso, conseguiu fazer movimentos que antes não fazia, como sentar, e minha relação com ele ficou ainda mais forte”, afirma Valdeci.

 

Crianças são massageadas com a Shantala.Crianças são massageadas com a Shantala.

 

Minudências:
@ O Encontro acontece na UBS Vila Penteado à r. Urupeva 219, Vila Penteado no distrito de Brasilândia.
@ A pediatra Cíntia Ariana orienta o uso do óleo vegetal para a massagem porque ele é mais fácil de ser absorvido pela pele do bebê. “Normalmente, se possível, recomendo a versão de amêndoa pura, já que os perfumados podem causar reações alérgicas à pele do bebê”, afirma Cíntia.
@ A equipe é composta pela fisioterapeuta Priscila Ferreira de Lima, pela dentista Karen Suzuki, pelas ACS Samanta Renata da costa e Edna Ataíde da Silva, pela pediatra Cíntia Ariana e pela enfermeira Débora Marques Cruz.
@ A Shantala é uma massagem milenar indiana, sem registro de quando surgiu exatamente em Kerala, no Sul da Índia.
@ Foi descoberta quando o médico francês Frédérick Leboyer, de passagem pela Índia, se deparou com a cena de uma mulher numa calçada pública massageando seu bebê. Seu nome era Shantala, ela era paraplégica e estava numa associação de caridade em Pilkhana, Calcutá.
@ Clique AQUI e veja matéria anterior sobre a técnica Shantala.

Postar comentário

0
  • Nenhum comentário encontrado