UBS Vila Espanhola – Agosto/2014

      A Coordenadoria Regional de Saúde Norte oferece à população a massagem para bebês conhecida como Shantala. O procedimento proporciona às mães momentos de bem-estar e descontração com seu filho. O encontro é realizado quinzenalmente na UBS Vila Espanhola.

 

Mães massageiam seus filhos.Mães massageiam seus filhos.

BENEFÍCIOS – A massagem pode ser praticada pelas próprias mães em crianças com mais de um mês, e consiste em repetições de movimentos e alongamentos, que trabalham as articulações e musculatura da criança e é realizada em várias partes do corpo como peito, mão, barriga, perna, pé, costas e rosto. Alguns dos benefícios da Shantala são: alívio de insônias, melhoria das sensações de segurança e redução de tensões e bloqueios. A mãe Antônia Páscoa confirma essas reações logo após o encontro. “Meu filho estava agitado no decorrer das massagens, mas com o passar do tempo ele foi ficando mais calmo e até acabou dormindo”, afirma.

AMBIENTE – O ambiente também foi elogiado pelas mães. A profa. Aline Montenegro, que já praticava o Shantala com a sua filha mais velha, compareceu ao encontro com a sua recém nascida e aprovou o local. Segundo Aline, a explicação da massagem é realizada de uma forma agradável e detalhada para as mamães. “A professora dá abertura total para as mães perguntarem o que quiserem, além de passar muitas orientações sobre cuidados com o bebê”, declarou Aline.

BONS RESULTADOS – Outras vantagens para o bebê são a redução de cólicas, ativação da circulação sanguínea e linfática e o desenvolvimento de uma boa consciência corporal. Principalmente nos primeiros meses, ter esse tipo de contato é fundamental. Através da massagem, o vínculo materno é consolidado, além de ajudar o pequeno a se adaptar a tantos estímulos do ambiente ao seu redor.

Minudências:
@ O Encontro acontece na UBS Vila Espanhola à av. João dos Santos Abreu 650, Vila Espanhola.
@ A Shantala tem como principais objetivos fazer os pais interagirem com o bebê, aumentando o vínculo afetivo da criança com os pais, através do toque carinhoso das mãos.
@. A técnica é indiana. Foi descoberta pelo médico francês Frédérick Leboyer ao se deparar com a cena de uma mãe que massageava seu bebê em uma calçada pública.
@ Leboyer escreveu um livro: "SHANTALA, massagem para bebês: uma arte tradicional" que ajudou na popularização da técnica que cresce a cada dia com pesquisas científicas para comprovar seus benefícios.
@ Em homenagem a essa mãe, o nome da técnica chama-se Shantala. Na índia, essa prática não tem um nome específico, pois trata-se de uma atividade que faz parte da rotina de cuidados com o bebê.

Texto e fotos: Lígia Aparecida de Souza

Postar comentário

0
  • Nenhum comentário encontrado