Rua Aldeia 20 de Setembro 70, V. Gustavo – 09/Out/2016.

      A Associação Okinawa do Carandiru – AOC, uma das associações nikkeis da Zona Norte, realizou a sua 7ª Festa Japonesa na sede social da entidade. O objetivo foi angariar fundos para a manutenção da associação, que no próximo mês completa o primeiro aniversário na nova sede. A festa contou com a participação de inúmeros colaboradores e voluntários, que trabalharam na arrumação e decoração do salão e no preparo de comidas e pratos típicos.

 

Apresentação de dança típica.Apresentação de dança típica.

 

FESTA – Quem gostou do clima festivo foram os associados, familiares e amigos que dispunham de uma ampla área para assistir às apresentações de música, dança e show da Banda Uchiná, conhecida de todos, pois utiliza semanalmente as dependências da AOC para ensaios. Na cozinha uma equipe de mulheres se revezava na elaboração de quitutes e iguarias como yakissoba, tempura, karê e batata frita.

 

Debora Iha, vocalista da Banda Uchina.Debora Iha, vocalista da Banda Uchina. Rick Akio, vocalista da Banda Uchiná.Rick Akio, vocalista da Banda Uchiná.

 

CONVIDADOS – No intervalo da programação o apresentador anunciou a presença de convidados como o jornalista Osmar Maeda, assessor do deputado estadual Hélio Nishimoto, que estava acompanhado de Toshiaki Tamae, conhecido dirigente da ACE Okinawa Santa Maria. No seu discurso, o presidente Koshin Chinen falou da alegria em poder realizar a 7ª Festa Japonesa da AOC na nova sede social, sonho antigo dos dirigentes e associados.

 

Salão cheio durante a festa.Salão cheio durante a festa.

 

AOC – Fundada em 1971, a Associação Okinawa do Carandiru “talvez seja a única associação nikkei do Brasil surgida de um time de futebol”, conta Willian Iha, dirigente e ex-jogador. No final da década de 1960 a Zona Norte, em especial os bairros do Carandiru, Jaçanã e Vila Gustavo começaram a receber as primeiras famílias okinawanas vindas de Ilha Grande (RJ). As primeiras reuniões foram feitas na casa dos dirigentes e sedes alugadas. Alguns anos depois, em 1985, um grupo de dirigentes adquiriram um terreno na rua Aldeia Vinte de Setembro, endereço atual. Nesse local, coberto por lona e madeira, aconteciam festas e reuniões. Esse terreno funcionou como sede até que o presidente Koshin Chinen assumiu a responsabilidade de construir uma sede para a associação e em novembro de 2015 a AOC inaugurou a sua sede social.

 

Time da Associação Okinawa do Carandiru.Time da Associação Okinawa do Carandiru.

 

Minudências:.
@ Estiveram presentes também na festa o deputado estadual Joogi Hato, o vereador George Hato e Paulo Akinaga, amigo e dirigente da ACE Campo Limpo..
@ Atualmente, o time de futebol da AOC – Associação Okinawa do Carandiru treina e manda seus jogos no campo da Associação Atlética Guapira, no Jaçanã.
@ Em 1987 ocorreu um jogo histórico com a seleção de Okinawa.  O jogo foi feito para uma troca de taças, e o AOC perdeu por 1 a 0.

Postar comentário

0
  • Nenhum comentário encontrado