Casa Dom Macário – Setembro/2017.

      A Casa Dom Macário é uma entidade sem fins lucrativos que proporciona ensino profissionalizante gratuito a pessoas a partir dos 15 anos, residentes na Vila Maria e proximidades e em situação de vulnerabilidade social.  Em parceria do CONSEG Vila Maria a entidade ofereceu aos seus educandos uma série de palestras com o objetivo de desenvolver neles o espírito de cidadania.

  

Soldado PM Feliciano faz um relato de sua profissão para os jovens.Soldado PM Feliciano faz um relato de sua profissão para os jovens.

 

PARCERIA – Entre 20 a 22 de Setembro, com duração de 20 minutos por palestrante, os jovens educandos de treze cursos profissionalizantes foram divididos em três turmas – já que a lotação do auditório é de cem lugares, para ter palestras sobre profissões.  Estando o CONSEG envolvido, foi natural que Polícia Militar, Guarda Civil Metropolitana e a Ordem dos Advogados (OAB) tivessem participação nessas atividades.   No primeiro dia o sargento PM Feliciano iniciou contando sua trajetória como policial, como funciona a carreira, suas dificuldades e alegrias.  

 

RELATOS – A soldado PM Luciana mostrou ser uma vencedora, ao contar que passou no concurso da PM, está fazendo faculdade de Direito e está pagando as prestações de seu primeiro carro. Contou também que veio de Capim Grosso – BA, trabalhou para ajudar a mãe viúva e ainda tem sonhos mais altos:  quer ser juíza. Ganhou um fã clube entre os jovens. No dia seguinte o GCM classe especial Aroldo falou sobre o livre arbítrio e como isto permitiu que ele fosse um GCM, já que vindo de uma família com situações de violência doméstica ele com certeza poderia ter se revoltado, mas decidiu ter o controle de sua vida e hoje se declara uma pessoa feliz, com uma família unida e que tem suas necessidades atendidas.

 

GCM Aroldo a conversa com os educandos.GCM Aroldo a conversa com os educandos.

 

BATALHAS – No último dia o representante da OAB Santana, dr.  Negis, falou sobre os caminhos que podem ser seguidos por um bacharel de Direito e também por um advogado. Contou que precisou batalhar muito para "empatar e equilibrar o jogo”, já que sua situação atual não revela sua origem cheia de dificuldades financeiras, com pais com deficiência física, numa época em que não era facilitado como hoje a entrada no mercado de trabalho. Mas ele mesmo diz, "a mágoa é um veneno que você toma esperando que o outro morra", então ele não tem mágoa alguma, faria tudo de novo, não pediria outra vida.

EXEMPLOS – As apresentações empolgaram, e no último dia a sessão de perguntas precisou ser encerrada pois já estava chegando a uma hora de palestra.  Mais do que saber sobre profissões os educandos tiveram exemplos para se inspirar, pensar e quem saber planejar um futuro tão feliz quanto o que eles ouviram dos palestrantes. Sem "mágicas", mas com muito esforço, estudo e acreditando que é possível.

 

Dr. Negis, representando a OAB Santana, falou da profissão de advogado.Dr. Negis, representando a OAB Santana, falou da profissão de advogado.

 

Minudências:
@ Os palestrantes foram voluntários e receberam certificados assinados pelo CONSEG Vila Maria e pela Casa Dom Macário.
@ Os palestrantes da PM e GCM foram indicados respectivamente pelos comandantes capitão PM Staboli da 2a Cia do 5o BPM (Batalhão da Polícia Militar),  e inspetor Bazílio, da Regional GCM MG e Canil.
@ A ideia das palestras sobre profissões surgiu de uma conversa informal do gerente de projetos da Casa Dom Macário, Antonio Riciardi, com o CONSEG V. Maria. A ideia é tornar esse projeto permanente.
@ A técnica pedagógica da Casa Dom Macário, Luci Contini, acompanhou os três dias de palestras e acredita que as histórias reais tocaram os educandos muito mais que horas de conversas e sermões.
@ Saiba mais sobre a Casa Dom Macário em www.casadommacario.org.br

Texto e fotos: Shirley Suzuki

# Matéria com o apoio de Buffet Amarante, Brechó Chic´s no Ultimo e Tecnolamp

Postar comentário

0
  • Nenhum comentário encontrado