Praça Oscar da Silva, Vila Guilherme – 10/Dez/2017

      A Casa de Cultura Vila Guilherme – Casarão recebeu familiares, convidados e a comunidade para o Sarau de encerramento do projeto de ação educativa "Pra Cá ou Pra Lá? - Escolhas e Encontros", que consistiu num curso de narração de histórias fundamentado no trabalho com histórias-dilema e jogos teatrais de consciência corporal e improviso. Participaram do projeto 30 adolescentes da comunidade Parque Vila Maria, que entraram em cena para mostrar as produções que prepararam ao longo de quatro meses.

  

Trabalho coletivo dos jovens no encerramento do curso.Trabalho coletivo dos jovens no encerramento do curso.

 

CURSO – O projeto teve parceria com três escolas públicas da região do Parque Vila Maria: EMEF Paulo Carneiro, EMEF Ary Gomes e EMEF Célia Regina, onde os diretores das escolas indicaram 10 adolescentes para participar, totalizando 30 alunos. O curso foi de formação em narração de histórias, com carga horária total de 60 horas. Também teve três turmas de professores da rede pública que participaram de três oficinas, com carga horária de 12h, sobre contação de histórias.  Tudo gratuito. Os professores foram os atores Cristiana Ceschi e Paulo Federal.

 

Momento do Sarau de encerramento.Momento do Sarau de encerramento.

 

PLANOS – Em 2018 outros projetos estão em vista para serem realizados também no território da Vila Maria, com o intuito de sensibilizar os jovens para as artes e identificar agitadores comunitários culturais.  O primeiro projeto da mesma equipe foi no ano passado, chamado "Caminhos da Arte: FOTOGRAFIA - edição Daniel Kfouri", em que 25 alunos da escola EMEF Paulo Carneiro participaram de um curso de formação em fotografia e também tiveram vivências e visitas a museus dentro desse universo.

 

APOIOS – Tanto o "Caminhos da Arte" (2016) como o "Pra Cá ou Pra Lá?", neste ano, são parte de um projeto maior chamado "Parque das Artes Vila Maria", apoiados pela Secretaria de Cultura do Estado através da lei ProAC ICMS, com patrocínio da Viação Cometa, cuja sede está justamente localizada no território do Parque Vila Maria. Por isso o interesse em trabalhar com atividades de formação artística para crianças e adolescentes moradores dessa região através do ProAC.

 

Dramatização fez parte do espetáculo de encerramento.Dramatização fez parte do espetáculo de encerramento.

 

PARTICIPAÇÃO – Na atividade de encerramento houve um Sarau, onde os adolescentes participantes declamaram histórias, atuaram, declamaram poesias e cantaram.  “As histórias-dilema que os adolescentes contaram no Sarau sempre traziam um embosco no final, em que o ouvinte é instigado a escolher um melhor caminho para a personagem da história. Teve bastante participação do público para escolher juntos a melhor resposta. Temas como ancestralidade, família, preconceitos, empoderamento feminino, direito à moradia, e outras escolhas sensíveis da vida foram trazidas por eles”, relatou Thalita Dolores, responsável pela comunicação do projeto.

 

Interação com o público no Casarão Vila Guilherme.Interação com o público no Casarão Vila Guilherme.

 

Minudências:
@ @ O Casa de Cultura Vila Guilherme – Casarão fica na praça Oscar da Silva 110, Vila Guilherme.
@ O projeto é produzido pela Aymberê Produções Culturais com o patrocínio da Cometa Social, por meio do ProAC ICMS, programa de fomento à cultura do Governo do Estado de São Paulo.
@ Cristiana Ceschi é atriz formada pelo Bayside College - Australia, arte-educadora, mestra em ensino e aprendizagem de arte pela ECA – USP, cientista social (FFLCH-USP) e narradora de histórias.
@ Paulo Federal é ator, palhaço e arte educador, atua nas áreas desde 1986. É professor formado em magistério, sempre lecionou em escola e centros de cultura paralelamente a seu trabalho de ator.
@ Saiba mais sobre esse projeto de desenvolvimento social realizado na Vila Maria, em www.facebook.com/parquedasartesvilamaria

 

Vista geral da atividade.Vista geral da atividade.

Fotos: Chico Rivers

# Matéria com apoio de G Infor, Brechó Chic´s no Último, Buffet Amarante e Tecnolamp

Postar comentário

0
  • Nenhum comentário encontrado