Praça Ângelo Salton Neto, Vila Isolina – 23 e 24/Set/2017

      A Vinícola Salton, com a ajuda de voluntários, promoveu uma ação integrada para revitalização da praça Ângelo Salton Neto. A proposta foi presentear os moradores com a requalificação do espaço público, junto com uma série de outras atividades. “Há quase 70 anos temos sede nesta região e queremos trazer uma ação inédita para que a comunidade participe conosco. O evento visa unir sustentabilidade e responsabilidade social e faz parte da Semana Integrada da Segurança, Qualidade e Meio Ambiente que promovemos internamente”, contou Luciana Salton, diretora executiva da empresa e filha do patrono da praça.

  

Orquídeas sendo preparadas para o plantio.Orquídeas sendo preparadas para o plantio.

 

GUARDIÕES – Um dos destaques da ação foi o projeto #OHquidea, no qual, através de palestra e plantio, buscou-se transformar pessoas em guardiões de orquídeas, resgatando as plantas (destinadas ao descarte) para em seguida cultivá-las em árvores de espaços públicos. “Os guardiões passam naturalmente a cuidar de todo o entorno, como a calçada e a própria praça”, considerou Cesar Kawamura, idealizador do projeto. Sobre o público alvo do projeto, Cesar afirmou que “é aquele que desenvolve um apego pela planta, que valoriza o bem-estar, delicadeza e sofisticação, mas que sente a ‘dor e frustração´ por perder uma planta que reflete tantas boas qualidades”.

 

Plantio de mudas na praça Ângelo Salton Neto.Plantio de mudas na praça Ângelo Salton Neto.

 

SALVAS DO LIXO – O projeto #OHquidea foi convidado para realizar a parte ambiental do evento. O plantio de árvores e orquídeas foi uma ação de apropriação da praça pela comunidade, pois os guardiões voltam para rever e cuidar de suas plantas. Segundo Cesar mais de 40 pessoas participaram da atividade, totalizando cerca de 70 orquídeas amarradas na praça. “Isso representou quase o dobro do esperado, levando o projeto ao patamar de 900 plantas salvas do lixo, que irão florir a cidade. A praça realmente foi agraciada com tamanho interesse da comunidade”, concluiu Cesar, que também ministrou uma palestra aos presentes.

 

Alegria de plantar.Alegria de plantar. Orquídea amarrada na árvore.Orquídea amarrada na árvore.

 

PARCEIROS – Artistas da Associação Museu Aberto de Arte Urbana (MAAU) foram convidados para coordenar a ação de grafite nos muros da praça. A cooperativa de reciclagem COOPERAR apoiou com a coleta das garrafas de vidro, cuja reciclagem é uma realidade para a Vinícola Salton, que engarrafa em vidro o seu produto final. Quanto às mudas plantadas, grande parte delas foi doada pela empresa Brasken, segundo os organizadores.  “Todas as ações foram planejadas com o objetivo de conscientizarmos a população sobre a importância do cuidado com o meio ambiente. Todos nós só temos a ganhar com essa iniciativa. Buscamos parceria com as prefeituras regionais da Vila Maria/ Vila Guilherme e Santana/ Tucuruvi, que prontamente nos apoiaram e permitiram a ação. .Foi realmente um trabalho em equipe”, conclui Luciana Salton.

 

Grafiteiros, voluntários e participantes na praça.Grafiteiros, voluntários e participantes na praça.

 

Minudências:
@ A praça Ângelo Salton Neto fica junto à av. Luis Dumont Villares (“avenida Nova”), no sentido bairro, o que tecnicamente a coloca dentro do distrito da Vila Guilherme.
@ Mãe, filhas e netos de Ângelo Salton Neto participaram da ação, plantando mudas na praça.
@ Para refrescar o público no evento, e também os que passaram pela avenida na ciclofaixa, a Vinícola Salton ofereceu o chá Grape Tea, um produto que une o suco de uva e as propriedades do chá.
@ A Rede Social Zona Norte, da qual o projeto #OHquidea é membro, compareceu com vários participantes na atividade.

 

# Matéria com apoio de Buffet Amarante, Brechó Chic´s no Último, G Infor e Tecnolamp

Postar comentário

0
  • Nenhum comentário encontrado