Sede da prefeitura regional – Maio/2017

      A prefeitura regional Santana/ Tucuruvi, que inclui também o distrito do Mandaqui, tem uma população de 325 mil habitantes, bem distribuídos entre esses três distritos. Para zelar pelos interesses dessa população o prefeito eleito indicou uma pessoa que nasceu, cresceu e mora na região. Trata-se de Rosmary Correa, mais conhecida pela comunidade como Delegada Rose. Formada em Direito, se orgulha de ter lançado a primeira Delegacia de Proteção à Mulher “no mundo”, conforme afirmou, em 1985. Depois foram quatro mandatos como deputada estadual, e agora encara o desafio não menos importante: o de conduzir a ação do poder público nessa importante parcela da Zona Norte. A entrevista começou às 8h. “É um prazer receber vocês a essa hora da manhã. Começamos a trabalhar cedo porque assim o dia rende”, afirmou a prefeita regional.

  

Delegada Rose, prefeita regional, em seu gabinete.Delegada Rose, prefeita regional, em seu gabinete.

 

DA GEMA – A Delegada Rose tem 67 anos, é casada, não tem filhos, nasceu na Vila Mazzei e morou em outros bairros da ZN, residindo atualmente em uma travessa da av. Braz Leme. Ou seja, é ZN da gema. “Estudei na escola estadual Pedro Alexandrino, na vila Mazzei, depois no Prudente de Morais, e fiz faculdade de Direito na FMU. Foi deputada estadual de 1990 até 2006. “Minha bandeira era o combate contra a violência à mulher, e como essa não é uma questão regionalizada, tive votos no estado inteiro, mas muitos votos também aqui na região onde nasci e moro”, considerou. Em 2007 passou a atuar junto ao governo do Estado, no Palácio dos Bandeirantes. E de lá veio, em 2017, para a av. Tucuruvi 800, sede da prefeitura regional Santana/ Tucuruvi, convidada pelo prefeito João Doria.

 

ZELADORIA – A prefeita considera que os três distritos que administra têm as suas peculiaridades e as suas necessidades, então é preciso traçar metas para os três distritos. Coisas específicas precisam ter atenção diferenciada, pois tem situações específicas de cada distrito. “Mas o problema da zeladoria independe de cada distrito, está em Santana, Tucuruvi e Mandaqui”, afirmou. E foi adiante: “O foco no momento é na zeladoria, é deixar a ´cidade linda’. Assim que dermos uma respirada nessa parte, vamos fazer um planejamento do que cada um dos distritos precisa”, considerou a prefeita.

 

Vista da sede da prefeitura regional Santana/ Tucuruvi.Vista da sede da prefeitura regional Santana/ Tucuruvi.

 

TAPA-BURACOS – Sobre as empresas que prestam serviços para a prefeitura, Delegada Rose afirmou que tem um contato muito bom com a Inova, mas está procedendo a alguns ajustes: “Através das solicitações do atendimento ao consumidor, nós é que indicamos o roteiro da prestação de serviços, indicando onde tem o maior número de solicitações. Sobre os buracos, estamos muito focados, para quando pedirmos um tapa-buraco, possamos fazer uma rota dos trechos onde está pior, e ao passar 2 ou 3 dias, terminem os buracos naquela região. Temos um diálogo aberto com as empresas, e estamos procurando fazer esse atendimento, colocando prioridade nas grandes avenidas”, relatou a dirigente.

 

PODA – Sobre como funcionam os contratos, a prefeita regional esclareceu que a prefeitura não tem equipes próprias. “Temos equipes contratadas, dentro do orçamento que a prefeitura regional tem. Os contratos atuais são os feitos pela gestão anterior, prorrogados até agora. Precisaríamos de mais equipes, pois temos apenas uma equipe de poda, para toda a prefeitura regional. Mas está vindo o apoio da Eletropaulo”, afirmou a prefeita regional, sobre o apoio que a empresa de eletricidade vai dar para a poda de árvores, apoio esse que foi uma conquista do próprio prefeito Doria.

 

APOIOS – Mas cada prefeito regional vai buscar os próprios apoios da iniciativa privada e do empresariado local: “Sou membro da Associação comercial local, e do Rotary Norte. Isso ajuda a conseguir colaborações da iniciativa privada, não por obrigação, mas por eles entenderem o momento que estamos passando. As empresas podem se juntar para colaborar com o que for possível. Temos praças já adotadas por empresas, com termos já assinados”, relatou.

 

300 VEÍCULOS – Atualmente a prefeitura regional Santana/ Tucuruvi tem cerca de 240 funcionários, incluindo os comissionados e os efetivos, mas “muitos estão em vias de se aposentar”, informou a prefeita. Ela relatou que a prefeitura tem outras unidades no território, como a área do verde, que fica na rua Dr. Zuquim, e um depósito que abriga os materiais diversos, e onde estão, segundo a prefeita, mais de 300 veículos e carcaças recolhidos. “Estamos com 70 veículos prontos para leilão. E mais 60 para a próxima leva, para não deixar tanta coisa entulhada”, afirmou (vide Minudências abaixo). Nas Palmas do Tremembé fica o material para pavimentação e asfalto.

 

Prefeita Delegada Rose em reunião de trabalho no seu gabinete.Prefeita Delegada Rose em reunião de trabalho no seu gabinete.

 

CURTO PRAZO – “É a zeladoria, não tem outro caminho. Nunca vi uma cidade tão abandonada. Como moradora e frequentadora dos espaços da ZN, eu sempre fiz uma série de reclamações. Ao assumir esse cargo, meu primeiro foco foi fazer a Zona Norte ser bonita de novo. Temos áreas maravilhosas, e temos praças que o mato estão encobrindo uma pessoa”, relatou a prefeita.

 

MÉDIO PRAZO I – “Vamos tentar uma campanha, no sentido de que os moradores devem zelar pelo que é deles. As pessoas têm que nos ajudar. Fotografem os problemas, enviem para a prefeitura. Tem que haver uma campanha de educação. Fizemos um trabalho de limpeza no córrego da rua Tenente Rocha, junto com a prefeitura da Aeronáutica e da Infraero e parceria da prefeitura regional da Casa Verde, e vimos que tinha uma pessoa que todo o dia jogava restos de frango no córrego”, relatou, insistindo na necessidade de se mudar essa situação. “Precisamos fazer essas campanhas com o Rotary, o Lions, a Associação Comercial, inclusive para dizer que existem ecopontos”.

 

MÉDIO PRAZO II – “Temos muito moradores de rua, e um problema sério com o albergue da av. Zaki Narchi. Essa política de abrigamento não funciona bem. Recebê-los as 18h, e depois liberá-lo às 6h, sem fazer um levantamento da situação de cada um, não funciona. Muitos usam carrinhos de supermercado roubados para pegar sacos de lixo em Santana e levar para a proximidade do albergue, pegam o que interessa e jogam o resto fora por ali mesmo”, afirmou a prefeita, que pretende um contato próximo com a Secretaria de Assistência Social. E ela anunciou uma novidade: “Vamos voltar debaixo da linha do metrô, próximo à estação Santana, com a venda de produtos de hortifruti”. Outra medida de médio prazo é usar o programa “Asfalto Novo” para recapear as principais avenidas e ruas da região com um asfalto de melhor qualidade.

 

LONGO PRAZO – A prefeita afirmou ter conhecimento das demandas mais pesadas, como o túnel ligando a região da rua Dr. Zuquim com a Caetano Álvares, ou a extensão da rua Darzan até a av. Gal. Ataliba Leonel. “São obras que excedem a competência da prefeitura regional, mas temos a obrigação de levar ao prefeito e aos secretários essas demandas, para serem colocadas numa programação de realização. São obras conhecidíssimas, com projetos andados. Temos um trabalho de galerias que precisa ser feito na região da av. Gustavo Adolfo, com custo de R$ 5 a 6 milhões. O córrego Paciência, que envolve outras duas prefeituras, estamos fazendo limpezas, mas a canalização é uma obra grande que não poderá ser feita pelo orçamento das prefeituras regionais”. E apontou um problema crônico ali: “Se as pessoas constroem em cima da área de servidão da prefeitura, nós não podemos fazer nada, só resta desapropriar e derrubar. Há o problema histórico da falta de fiscalização das pequenas obras, dos “puxadinhos”, feitos onde a prefeitura deveria agora estar livre para fazer a troca de manilhas, para aumentar a vazão do esgoto e das águas pluviais, e já não consegue mais. É preciso quase um milagre para resolver”, afirmou a prefeita Delegada Rose.

 

Minudências:
@ A prefeita se mostrou favorável à privatização do Parque de Exposições do Anhembi. “Se fosse entregue para a iniciativa privada, traria muito mais benefício para a população, além da economia de recursos. O Anhembi privatizado só facilitaria, e a prefeitura economizaria muito dinheiro para aplicar nas coisas mais importantes.
@ Uma das ações que a prefeita se orgulha de ter feito nesses últimos 30 dias foi a limpeza e desassoreamento do córrego Tenente Rocha, na Vila Bianca. O trabalho foi realizado ao longo do mês de Março e Abril e retirou grande quantidade de matéria orgânica, detritos de descarte irregular e materiais inservíveis.
@ A prefeita regional Delegada Rose promete a ação de zeladoria nos bairros do Lauzane Paulista e Mandaqui.
@ No dia 25/04 a prefeitura regional realizou o primeiro leilão do ano de 36.500 kg de sucatas de veículos apreendidos por abandono em vias públicas. A sessão realizada no pátio de apreensão na av. Zaki Narchi, teve o maior lance no valor de R$ 6.440,00 ofertado pela empresa Guarulhos Sucatas Ltda, que ganhou o leilão.
@ Está programado novo leilão ainda esse ano, com um lote maior que do primeiro, assim liberando espaço para novos recolhimentos no pátio da prefeitura e arrecadando o montante para os cofres públicos.

Postar comentário

0
  • Nenhum comentário encontrado