Auditório da prefeitura regional – 27/Jun/2017

      Debaixo de muitas reclamações, a audiência publica sobre as propostas para Licitação e Concessão do Serviço de Transporte Público, na prefeitura regional Santana/ Tucuruvi, iniciou às 18:30 com cerca de 60 pessoas. A principal crítica foi sobre a situação dos cobradores de ônibus, que estão perdendo espaço pela máquina do bilhete e pelo acumulo de função dos motoristas.

  

Parte do público presente à audiência na prefeitura regional Santana/ Tucuruvi.Parte do público presente à audiência na prefeitura regional Santana/ Tucuruvi.

 

DINÂMICA – Entre os participantes estavam a prefeita regional de Santana/Tucuruvi, Delegada Rose, representantes da SPTrans, trabalhadores da categoria, sindicatos e moradores da região. A mesa foi composta pela prefeita regional e pelos representantes da SPTrans. Após a fala inicial, Marcelo Machado, representante da SPTrans, explicou a dinâmica do evento e como seria a rodada de perguntas do público, que parava a cada três questionamentos para os representantes da mesa responderem.

 

COBRADORES – Atualmente muitos ônibus já rodam sem cobradores, em especial os da periferia. Quem substitui o cobrador são as maquinas do bilhete único e o próprio motorista, que cobra do passageiro e dá o troco enquanto dirige. Os ônibus sem cobradores começaram a circular na última gestão, jogando uma incerteza para milhares de trabalhadores desta categoria e revoltando parte dos usuários, que se manifestaram durante a audiência. O representante da SPTrans Luiz Álvaro respondeu que a licitação não previa as categorias dos trabalhadores, deixando assim a decisão às empresas de transporte se manterão o cobrador ou não. Isso não impediu o público de continuar questionando, como o motorista Silvio Junior: "Ele [prefeito] está mexendo com 18 mil pais de famílias".

 

Marcelo Machado, Luiz  Álvaro, Delegada Rose, Jefferson e Adriano Teixeira. (Da esq. para dir.)Marcelo Machado, Luiz  Álvaro, Delegada Rose, Jefferson e Adriano Teixeira. (Da esq. para dir.)

 

NOVIDADES – A proposta da licitação determina que a remuneração das empresas será baseada no custo (salários de motoristas e cobradores, combustível, manutenção dos veículos e administração), e tenha um ponderação que considere demanda realizada, indicadores de acidentes, disponibilidade da frota, cumprimento de viagens e satisfação do usuário. Outras novidades são a criação das metas de redução de emissão dos poluentes, o aumento da oferta de lugares nos bairros e o monitoramento da operação e fiscalização. Mesmo apresentando as novidades, muitos participantes questionaram que a proposta da Licitação não tem "Nada de novo". Isso foi respondido pelos membros da mesa que a atual proposta da foi baseada na da antiga gestão, com algumas alterações e inovações.

 

INTERVENÇÕES – Ao todo foram 17 falas e cinco perguntas por escrito do público, na sua maioria críticas sobre a situação dos cobradores, a falta de manutenção dos ônibus, as linhas que realizam o mesmo percurso, a estrutura dos terminais de ônibus da região e a divulgação da audiência. Além disso, fizeram muitas sugestões: audiências serem nos finais de semana, inversão de mão de algumas ruas e propostas para descongestionar o Terminal Santana para desafogar a locomoção de pessoas e veículos.  Muito das falas dos participantes foram repetitivas, porém algumas tiveram maior comoção do público, entre elas a do Kleber Dangelo, que extrapolou o limite de tempo e questionou a convocação da audiência regional, além de fazer duras críticas à prefeitura e ao Sindicato pela situação de incerteza dos cobradores: "Qual pacto que os sindicatos têm com a prefeitura?", indagou?

 

Momento da apresentação da equipe da SPTrans.Momento da apresentação da equipe da SPTrans.

 

RESPOSTAS – Os principais questionamentos do público não estavam relacionados com a Licitação. Entre elas o questionamento do possível aumento da tarifa, que não está prevista dentro do processo de licitação, tendo que passar pelo Poder Legislativo municipal. As sugestões trazidas pelo público, como a preocupação das linhas que realizam o mesmo percurso, mais um terminal no Tucuruvi e a falta de acessibilidade nas vias poderão estar na Licitação.

 

Minudências:
@ As audiências públicas foram organizadas pela Secretária Municipal de Mobilidade e Transporte, com apoio das prefeituras regionais;
@ A realização das audiências também teve como propósito agilizar o processo licitatório que esteve suspenso desde 2015 por determinação do Tribunal de Contas do Município (TCM).
@ A decisão de expandir o diálogo para as prefeituras regionais tem por objetivo ouvir e obter o maior número de sugestões dos que vivenciam as particularidades de cada região, para que o sistema atenda melhor a população,
@ A gestão anterior contratou uma consultoria para estudar e redesenhar as linhas de ônibus da cidade, gastando R$ 5,4 milhões (veja AQUI). Aguarda-se que esse estudo ajude na montagem do edital e na redefinição das linhas de ônibus da cidade, melhorando esse serviço.
@ Segundo a SMT cerca de mil pessoas participaram das 32 audiências regionais para debater o novo edital para o transporte coletivo na cidade de São Paulo (veja AQUI).

Fotos de texto: Lucas Antonio

# Matéria com apoio de Kid Recanto Buffet e Tecnolamp

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