Av. Santos Dumont 1313, Santana – Dezembro/1925.
O Clube Esperia mantém em seu acervo a 1ª Taça da São Silvestre. Além do troféu, o clube conserva em seu arquivo histórico fotos, documentos, jornais e revistas da época, junto a outros materiais que têm sido referência para historiadores, estudantes e outros interessados em pesquisar dados da São Paulo antiga e do rio Tietê.
CAMPEÃO – Realizada em 1925, a 1ª edição da competição teve como campeão o atleta esperiota Alfredo Gomes. Considerado um dos pioneiros do atletismo no Brasil, Alfredo trabalhava como eletricista e em seus momentos de lazer dedicava-se à sua paixão: a corrida. Para vencer, o atleta concluiu um percurso de 6,2 mil metros em 23 minutos e 10 segundos.
COMPETIDORES– Outro esperiota que conquistou a São Silvestre foi o italiano, Heitor Blasi, que realizou um percurso de 6,2 mil metros em 23 minutos. O atleta conheceu Alfredo Gomes nas Olimpíadas de Paris em 1924, e foi convidado por ele para integrar a equipe de corredores do clube. Juntos, Alfredo Gomes e Heitor Blasi se alternaram em conquistas pelo clube como: “Volta de São Paulo (Prova Estadinho)”, “Urbino Taccola”, “Volta de Campinas”, “Corrida Rústica Fanfulla” e “São Silvestre”.
Minudências:
@ O Clube Esperia fica na av. Santos Dumont 1313, Santana. Informações: 2223-3300.
@ Conheça mais sobre o Clube Esperia no site portal.esperia.com.br.
@ Com uma vida de conquistas e dedicação ao esporte, o Alfredo Gomes faleceu na pista de Atletismo do Esperia, em decorrência de um ataque cardíaco, após o treino.
@ Atualmente seu neto, Walter Gomes, participa de competições de atletismo, inclusive da São Silvestre.
# Matéria com o apoio de Espaço Novo Tempo, Clube Esperia e Tecnolamp
Postar comentário