Duas estações de metrô – 1º/Nov/2017

      Repetindo o sucesso das cinco edições anteriores, a Rede Social Zona Norte distribuiu gratuitamente 18.500 livros nas estações Jardim S. Paulo – Ayrton Senna e Parada Inglesa do metrô, e escolas da ZN, dentro do projeto Nas Estantes da Zona Norte. A proposta é estimular a leitura como formadora de cidadãos conscientes e participativos. O evento acontece sempre nas proximidades do dia 29/10, em que se comemora o Dia Nacional do Livro.

  

Movimento na estação Jd. São Paulo - Ayrton Senna.Movimento na estação Jd. São Paulo - Ayrton Senna.

 

SABER – A distribuição estava programada para iniciar às 11h, mas desde 9h30 as pessoas já se aproximavam para saber quando começava a distribuição. Elizabeth Santiago foi a primeira a chegar na estação Jardim São Paulo – Ayrton Senna. Moradora do Tucuruvi, Elizabeth soube do Nas Estantes pela divulgação no jornal Bom Dia São Paulo, da Rede Globo, o que alavancou a visitação. “Eu gosto muito de ler, enriquece, porque quanto mais a gente sabe, mais a gente sabe que não sabe... E como o livro está muito caro, eu vim participar”, relatou a moradora.

 

Elizabeth chegou uma hora antes.Elizabeth chegou uma hora antes. Crianças da Brinquedoteca Porta Jóias.Crianças da Brinquedoteca Porta Jóias.

 

PARCEIROS – Os milhares de livros foram aos poucos sendo armazenados em um box da empresa de guarda-volumes Goodstorage unidade Anhembi, que cedeu durante todo o ano, sem custo, um box tamanho grande. Permaneceu lá uma reserva técnica para a próxima edição, em 2018. Outros dois parceiros fundamentais foram a Cia do Metrô de São Paulo, que após bastante rigor e análise liberou o espaço nas duas estações de metrô; e o Shopping Center Norte, que contratou uma transportadora para levar os livros da armazenagem até os dois pontos de distribuição. Porém mais uma Kombi foi necessária para completar o transporte, veículo cedido pela Associação dos Amigos do Tremembé.

 

Movimento na estação Parada Inglesa.Movimento na estação Parada Inglesa.

 

EDITORAS – Muitos livros novos se juntaram a livros doados de antigas bibliotecas, para formar o volume de 18.500 exemplares de ótima qualidade. Doaram livros, entre editoras, entidades e pessoas físicas: Associação Amigos do Tremembé, Andre Martelota, Biblioteca Municipal Menotti Del Picchia, Biblioteca Municipal Narbal Fontes, Biblioteca Municipal Nuto Santanna, Biblioteca Municipal Padre José de Anchieta, Biblioteca Municipal Pedro Nava, Câmara Brasileira do Livro, Centro Espirita  Hovsana Krikor, Cida Souza, Colégio Luiza de Marilac, Editora 34, Editora Chiado, Editora Cosac & Naify, Editora Evora, Editora Global, Editora Leya, Editora Paulus, Editora Planeta, Eduardo Britto, Jussara Alves, Maria Julia Jacinto, membros da RSZN, projeto Ohquidea, SENAC Santana e SESI Catumbi.

 

Qualidade e variedade dos livros oferecidos.Qualidade e variedade dos livros oferecidos.

 

Minudências:
@ Os principais parceiros para o sucesso do 6º Nas Estantes da Zona Norte foram Biblioteca de São Paulo, Cia do Metrô de São Paulo, Diário Zona Norte, Goodstorage, Portal ZNnaLinha, Shopping Center Norte e os voluntários da Rede Social Zona Norte.
@ Vale destacar a grande quantidade de livros infantis doados pela editora Paulus, que permitiu que todos os interessados levassem uma sacolinha com cinco livros infantis.
@ 13.500 livros foram distribuídos nas duas estações de metrô, e 5.000 livros foram para escolas e creches da Zona Norte.
@ O Dia Nacional do Livro é 29 de Outubro, data alusiva à fundação da Biblioteca Nacional, situada no Rio de Janeiro e considerada uma das dez maiores do mundo.
@ A Rede Social Zona Norte – RSZN nasceu em Abril de 2010 com o objetivo de unir pessoas e organizações, além de criar um ambiente propício para a concretização de propostas que favoreçam o desenvolvimento da Zona Norte.
@ Saiba mais sobre a RSZN em redesocialzonanorte.blogspot.com.br

Contribuição de fotos: Jussara Almeida

Equipe de transporte logo cedo na Goodstorage.Equipe de transporte logo cedo na Goodstorage.

# Nota com apoio de Clube Esperia, Espaço Novo Tempo e Tecnolamp

Postar comentário

0
  • Nenhum comentário encontrado