Jaraguá – 11/Dez/2015

      O CIC Oeste – Centro de Integração da Cidadania, situado no Jaraguá, promoveu um encontro entre representantes da APAE de São Paulo e profissionais da Educação como pedagogos, auxiliares pedagógicos, assistentes sociais para dar início à parceria que visa estabelecer contatos para facilitar o encaminhamento de jovens com deficiência intelectual em um projeto que contemplará 40 vagas no local.

 

Momento do encontro no CIC Oeste.Momento do encontro no CIC Oeste.

APOIO – A APAE é uma organização não governamental que apoia a inclusão e difusão do conhecimento há mais de 50 anos. A palestrante foi Viviane Araújo Mota Périco, que cuida do serviço de apoio escolar na instituição.  Com intuito de aproximar principalmente professores, gestores escolares,  entre outros atores sociais, a parceria tem como objetivo principal sanar dificuldades que pais e mestres sentem na hora de lidar com jovens que tenham algum tipo de autismo, seja ele leve ou mais avançado.

PARCERIA – A diretora técnica do CIC Oeste, Edilaine Daniel, enalteceu a importância da iniciativa do Centro em prol de detectar esse tipo de problema.  “Dentro de um decreto que foi lançado pelo Governo do Estado de São Paulo, nós percebemos uma oportunidade em que poderíamos fazer alguma coisa. A própria comunidade já havia nos trazido um problema que era relacionado à distância que se levavam essas crianças. Muitas vezes elas já chegavam cansadas e estressadas. Sem falar na questão de se gastar dinheiro no transporte. Por isso convidamos a APAE para conhecer nosso espaço, unindo o útil ao agradável”, esclareceu Edilaine com otimismo.

DEFICIÊNCIA – Muitas dificuldades cercam o universo de quem possui deficiência intelectual, seja na escola ou em meio à família, mas não são somente essas as dificuldades, como esclareceu a assistente social da região do bairro de Perus do Núcleo de Apoio à Estratégia de Saúde da Família (NASF) Clarice de Oliveira Silva. “Nós, enquanto profissionais da Saúde, faremos um trabalho em parceria com as escolas porque temos muitos encaminhamentos, dessa forma podemos dar mais orientações às famílias. A família é um processo em constante transformação, é um trabalho de formiguinha que temos que fazer”, ressaltou Clarice.

Interessados presentes.Interessados presentes. Viviane Périco, da APAE.Viviane Périco, da APAE.

ESPERANÇA – Já a assistente de direção da E.M.E.I Estrada do Corredor, Neize da Silva Rosado, acredita que este será um passo importante para os moradores e que trará benefícios aos que necessitam do serviço.  “Será um ganho para região e um ganho para as escolas. É de extrema importância diante do que a gente tem visto sobre essa problemática. Embora eu nunca tenha tido problema com as famílias, todos os encaminhamentos foram bem atendidos por meio dessas parcerias em minha escola, até o momento já somam cinco casos, sendo que dois são da APAE”, lembrou Nieze, na esperança que mais iniciativas desse tipo ocorram no futuro.

Minudências:
@ O CIC Oeste fica na Estrada de Taipas 990, Jardim Paulistano, Jaraguá.  Ele está localizado na região há 16 anos.
@ O CIC oferece inúmeros serviços, dentre eles, a emissão de documentos, e por isso, muitas vezes a comunidade costuma chama-lo de “Poupa Tempo”, entretanto, não faz parte dessa rede e não possui a mesma rapidez.
@ O cidadão pode ter acesso aos serviços de CDHU, Defensoria pública, Procon, Mediação de conflito, Acessa São Paulo e cursos profissionalizantes como o “Jovem Aprendiz”.
@ O local abriga um “cinema popular” que pode ser agendado por organizações não governamentais, creches ou abrigos.

Texto e fotos: Ronaldo Lages

Postar comentário

0
  • Nenhum comentário encontrado