CEU Vila Atlântica – 08/Abr/2017.
Cerca de 50 pessoas participaram da audiência pública do Programa de Metas de Pirituba/ Jaraguá no CEU Vila Atlântica, e receberam a primeira versão do Programa de Metas no momento da inscrição na entrada. Os interessados tiveram a oportunidade de fazer os mais diversos questionamentos e denúncias em até três minutos de fala. A cronograma da prefeitura informou que a versão final do Programa de Metas, consideradas as audiências, deve estar pronta no mês de Junho.
Interessados presentes no auditório do CEU Vila Atlântica.
PACIÊNCIA – A abertura e boas vindas foram dadas pelo prefeito regional Ivan Lima, prefeito. Ele foi o mediador da mesa, juntamente do secretário adjunto de gabinete Fernando Gouveia. O secretário de trabalho e empreendedorismo, Eliseu Gabriel (PSB), estava presente e foi o responsável por explicar algumas das principais metas e linhas de ação que foram exibidas em slides no telão. Para o assessor parlamentar José Ricardo, que representou o vereador Cláudio Fonseca (PPS), o processo é mais lento do que a população deseja, segundo ele é necessário mais paciência até que os resultados cheguem. “Enquanto sociedade, nós queremos tudo para ontem, em curto prazo, e se analisarmos, tudo se resolve aos poucos, pois dependemos de verba e gestores que são acompanhados pelo prefeito e pelo Legislativo. Nós dependemos disso e ainda é cedo para cobrar alguma coisa, vamos aguardar uns seis meses, e assim a população e os críticos terão todo o direito de cobrar”, ressaltou José Ricardo.
Mesa, com o prefeito regional Ivan Lima ao centro.
E A PONTE? – Para Rodrigo Ramos, que é militante político e participa do projeto Praça Linda, uma das maiores carências na região e que teve amplo respaldo pelos participantes da audiência é a construção de uma ponte para o bairro de Pirituba que não sai do papel há quase 20 anos. “Tem que fazer outro projeto, se tornou mais caro e sem alça para a Marginal, sem saída. Hoje nós temos cinco vereadores levantando a bandeira da ponte que é utilizada como forma de angariar votos. Então, o vereador que tiver essa pauta, vai ser bem visto pela região porque todos anseiam essa saída”, desabafou ele.
DEMANDAS – Os munícipes apontaram as principais demandas da região: revitalização do Posto de Saúde da av. Elísio Teixeira Leite; cobranças da ponte de Pirituba que não sai do papel desde 1989; vias de escoamento em Pirituba; centro esportivo abandonado na região de Pirituba que aguarda a instalação de grama sintética desde o ano de 2008; reclamações da burocracia em geral na esfera pública; recapeamento de ruas no bairro do Jaraguá; carros abandonados nas ruas do Jaraguá; conclusão de CEUs inacabados; construção de terminal de ônibus em Taipas; ausência de vagas nas creches da região de Taipas; reivindicações de mais esporte nas metas, que segundo moradores não há quase menção no documento; descentralização das políticas públicas como também descentralização do orçamento.
Minudências:
@ A prefeitura regional Pirituba/ Jaraguá, que inclui também o distrito de São Domingos, segundo o IBGE 2010, tem uma população de 437.592 habitantes.
@ O vereador Paulo Frange (PDT) esteve presente na plateia, mas foi embora antes do término da audiência.
@ O subprefeito Ivan Lima, ficou até o término das mediações juntamente com o secretário adjunto Fernando Gouveia e o secretário Eliseu Gabriel.
@ O Teatro Clementina de Jesus, no CEU Vila Atlântica, local em que ocorreu a audiência, tem capacidade para 450 pessoas.
@ O vereador Fábio Riva (PSDB) marcou presença na plateia.
@ No total, 11 participantes fizeram perguntas e reivindicações.
@ Participantes reclamaram da organização e da pouca divulgação da audiência.
@ As manifestações nas plataformas digitais podem ser feitas nas páginas: programademetas.prefeitura.sp.gov.br ou planejasampa.prefeitura.sp.gov.br
Texto e Fotos: Ronaldo Lages
Postar comentário