EMEF Octávio Pereira Lopes – 13/Jul/2017

      Mais de 100 trabalhadores da Assistência Social e moradores da região de Jaçanã/ Tremembé se reuniram na EMEF Octávio Pereira Lopes para participar da etapa regional da XII Conferência Nacional da Assistência Social (CNAS). As propostas dos participantes buscaram assegurar os direitos sociais já garantidos, como a idade mínima da aposentadoria, além da proposta que pede o aumento do orçamento para a pasta da Assistência Social.

  

Momento da etapa regional da CNASMomento da etapa regional da CNAS

 

PREOCUPAÇÃO – Os participantes da etapa regional da CNAS se mostraram atentos sobre as discussões das reformas. No evento os participantes votaram a proposta que se mantenha a idade de cadastro de 65 anos aos beneficiários do BPC (Benefício de Prestação Continuada), sistema de repasse para idosos e pessoas com deficiência. Segundo Geraldo, gerente do CEDESP Vila Albertina, a ideia é colocar mais empecilhos para barrar a aprovação da Reforma da Previdência.

 

PARTICIPANTES – O evento reuniu todos os equipamentos e serviço da Assistência Social da região e alguns usuários dos serviços, além de representantes do Conselho Municipal da Assistência Social (COMAS) e do Fórum Municipal da Assistência Social (FAS).  Porém a linguagem e metodologia dessa etapa regional da CNAS causaram dificuldade na compreensão sobre vários assuntos, até mesmo nos trabalhadores do segmento, o que gerou certa dispersão do público.

 

DINÂMICA – A reunião começou às 8:30 com a formação da mesa de autoridades com representações do COMAS, do FAS, dos trabalhadores da Assistência e de usuários do serviço da Assistência Social. Com formato de assembleia, o regimento interno da conferência foi votado pelos participantes, logo após foi apresentado um vídeo institucional e, em seguida, os participantes foram divididos por eixos de trabalho. Com o encerramento das discussões dos eixos, todos se reuniram para votar nas propostas escolhidas nos grupos. Já no final, às 19:30, os delegados foram escolhidos pelo pouco público que resistiu a um dia intenso de trabalho.

 

Apresentação do vídeo institucional da etapa regional.Apresentação do vídeo institucional da etapa regional.

 

EIXOS – O momento mais importante do evento é das discussões nos eixos de trabalhos, eles são usados para orientar as discussões dos participantes e eleger propostas para se tornarem políticas públicas. A XII CNAS foi divida em quatro eixos que discutiram a redução da desigualdade social, a participação popular, a integração dos serviços e as legislações e direitos socioassistenciais.

 

DELEGADOS – A eleição dos delegados para a fase municipal aconteceu no final da CNAS, já com o baixo público, sendo assim não precisou ter eleição, pois o número de vagas foi preenchido pelos participantes que demonstraram interesse em ir para próxima fase, não tendo concorrência na disputa da vaga. Ao todo foram eleitos 27 delegados.

 

Delegados eleitos para fase municipal da CNASDelegados eleitos para fase municipal da CNAS

 

Minudências:
@ A Conferência Nacional da Assistência Social (CNAS) acontece no Brasil inteiro a cada dois anos.
@ Ela reúne trabalhadores e militantes do segmento para discutir políticas públicas para a área da Assistência Social
@ Como uma grande assembleia popular, o evento confere as leis que não foram implementadas e cobra do município sua execução.
@ A CNAS possui quatro fases, começando pela regional, depois municipal, estadual e federal.
@ Em todas as etapas são eleitos delegados que representaram a região e município durante todo o processo.
@ A etapa municipal acontecerá entre os dias 15 e 19 de Outubro de 2017, no Anhembi

Texto e fotos: Lucas Antonio

# Matéria com apoio de Kid Recanto Buffet e Tecnolamp

Postar comentário

0
  • Nenhum comentário encontrado