Prédio da prefeitura regional – 27/Jun/2017

      Mais de 40 pessoas participaram da audiência pública para discutir a produção do novo edital de licitação do transporte público da cidade de São Paulo, na prefeitura regional Jaçanã/ Tremembé. O encontro foi promovido pela Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes - SMT, com o objetivo de coletar sugestões da população para produção da minuta do edital, que será publicada em Julho e ficará disponível para consulta por 30 dias.

  

Participantes na audiência pública de Jaçanã/ Tremembé.Participantes na audiência pública de Jaçanã/ Tremembé.

 

DIRETRIZES – Olívia Aroucha, gerente de planejamento da SPTrans, apresentou as principais diretrizes do novo edital: reorganização das linhas, adequação da frota, uso de combustíveis menos poluentes, manutenção do serviço Atende, ar condicionado e internet nos novos ônibus, entre outras. “Estamos negociando também com as empresas (de transporte público) para que elas fiquem responsáveis pela manutenção do pavimento dos corredores e pela rede aérea dos trólebus”, completou Olívia.

 

LINHAS – Oito pessoas fizeram perguntas sobre o novo edital. A maior parte delas relacionadas à mudança das linhas de ônibus e implantação de novas linhas. No entanto, Olívia Aroucha informou que estes dados só serão conhecidos quando a minuta estiver publicada, o que frustrou parte dos presentes.

 

Mesa diretora ouve pergunta de cidadão.Mesa diretora ouve pergunta de cidadão.

 

CORREDORES – Douglas Camargo, líder comunitário, ressaltou a falta de corredores nas principais avenidas da região. “Nossa avenidas principais não tem corredor exclusivo de ônibus. Isso acaba congestionando ainda mais nossa região, que já é prejudicada pela falta de metrô”, destacou Camargo. Olívia Aroucha respondeu que os corredores exclusivos de ônibus não fazem parte do edital e que a responsabilidade pela implantação de trem ou metrô não compete à SMT.

 

AÇÕES – O prefeito regional de Jaçanã/ Tremembé, Alexandre Pires, destacou o esforço que a administração regional tem feito para recuperar o pavimento das principais vias da região. “Estamos trabalhando todos os dias na recuperação da nossa malha asfáltica. Também temos feito diversas ações de zeladoria para manter a limpeza no entorno dessas vias”, informou Pires.

 

Vista geral da audiência.Vista geral da audiência.

 

QUALIDADE – A nova contratação vai substituir o atual contrato, firmado em 2013 e que vem sendo renovado anualmente. A administração municipal pretende mudar a forma de remuneração das empresas de ônibus, hoje baseada no número de passageiros transportados. A nova remuneração será com base nos custos do sistema, como por exemplo, o gasto das empresas com combustível. Fora isso, o lucro das empresas vai depender de fatores de qualidade. Serão considerados, por exemplo, o registro de acidentes envolvendo ônibus da empresa, o cumprimento das viagens e a satisfação do usuário.

 

Minudências:
@ A audiência geral sobre o edital dos transportes coletivos, realizada em 1º/06, foi criticada por sua rapidez e pela discussão superficial.  Porém foi acatada uma das sugestões, de realizar as audiências em nível regional, para aprofundar a discussão.
@ A gestão anterior contratou uma consultoria para estudar e redesenhar as linhas de ônibus da cidade, gastando R$ 5,4 milhões (veja AQUI).  Aguarda-se que esse estudo ajude na montagem do edital e na redefinição das linhas de ônibus da cidade, melhorando esse serviço.
@ Segundo a SMT cerca de mil pessoas participaram das 32 audiências regionais para debater o novo edital para o transporte coletivo na cidade de São Paulo (veja AQUI).

Fotos de texto: Fernando Nowikow

 

# Matéria com apoio de Kid Recanto Buffet e Tecnolamp

Postar comentário

0
  • Nenhum comentário encontrado