Prefeitura Regional FÓ/ Brasilândia - 20/Jul/2017

      A reunião do Conselho Participativo Municipal Brasilândia/Freguesia do Ó (CPM-FB) aconteceu em parceria com o programa São Paulo Aberta, da prefeitura. O objetivo do evento foi discutir um governo mais aberto e democrático à população. A principal crítica dos conselheiros ficou por conta da falta do poder de decisão e autonomia dos CPM nas políticas do território.

  

Dinâmica em grupo para discutir os problemas e sugestões para ampliar a participação popular.Dinâmica em grupo para discutir os problemas e sugestões para ampliar a participação popular.

 

ROTEIRO – A proposta de roteiro da reunião foi apresentada por Luana, do São Paulo Aberta. A idéia é que fossem dados 10 minutos para apresentar o Plano Municipal em Governo Aberto, depois 10 minutos para fala do prefeito regional, e em seguida 10 minutos de fala ao Conselho.  Após isso 30 minutos da dinâmica de discussão em grupos sobre dificuldades e sugestões para a participação popular, 30 minutos para apresentar o que foi discutido nos grupos e, por fim, mais 30 minutos de considerações finais.

 

CONSELHO – Depois da dinâmica em grupos ficou clara a insatisfação dos conselheiros sobre a falta de decisão dos CPM na gestão dos territórios. Segundo eles o CPM só encaminha as demandas para gestão municipal, mas não tem um retorno de quando será resolvido. Essa falta de decisão e autonomia prejudica a credibilidade dos CPM junto à população, além de causar esvaziamento das reuniões do Conselho.

 

PREOCUPAÇÕES – Os grupos também avaliaram problemas que prejudicam a participação popular e até mesmo dos próprios conselheiros nas discussões e ações do território. Entre eles estavam à dificuldade de locomoção, a falta de uma comunicação eficiente, atuação atrativa para a população e entre outros. Como sugestão, foi pensada a criação de um sistema que permita a população acompanhar as demandas solicitadas e a criação do passe livre para os conselheiros do CPM.

 

Fala do Prefeito Regional da Brasilândia/Freguesia do Ó Roberto Godoi.Fala do Prefeito Regional da Brasilândia/Freguesia do Ó Roberto Godoi.

 

PARTICIPAÇÃO – A reunião contou com 36 participantes, sendo destes dez conselheiros do CPM-FB. O restante estava dividido por representantes do CADES, do Conselho da Saúde, do CONSEG e da população do distrito. Além dos representantes da gestão municipal, como o prefeito regional de Freguesia do Ó/ Brasilândia, Roberto Godoi, e membros do Programa São Paulo Aberta.

 

NOVA SEDE? – Uma das preocupações dos moradores e Conselheiros do CPM-FB é a sede da prefeitura regional, que se localiza no distrito da Cachoeirinha. Por conta disso, as próprias reuniões do CPM-BF acontecem na Casa de Cultura Municipal Salvador Ligabue ou no Centro Esportivo Osvaldo Brandão. Porém, segundo Roberto Godoi, a prefeitura regional, junto com o secretário de Gestão da Prefeitura, está empenhada em levar a sede da prefeitura regional para o território administrativo adequado e prometeu: “Em breve teremos boa notícias para a região”.

 

Momento da reunião na sede da prefeitura regional Freguesia/ Brasilândia.Momento da reunião na sede da prefeitura regional Freguesia/ Brasilândia.

 

Minudências:
@ O Plano Municipal em Governo Aberto funciona em parceira com os Conselhos Participativos Municipais.
@ O Plano Municipal do Governo Aberto acontece por meio do Projeto São Paulo Aberta e o Comitê Intersecretarial de Governo Aberto (CIGA)
@ O Projeto São Paulo Aberta e o CIGA foram criados por meio de um decreto municipal e reúnem 13 secretárias municipais e mais a empresa de tecnologia da prefeitura;
@ São Paulo foi selecionada como cidade pioneira em Governo Aberto pela OGP (Open Government Parteship), sendo a única cidade do país a fazer parte do Plano Piloto da OGP.

Texto e fotos: Lucas Antonio

# Matéria com o apoio de Tecnolamp

Postar comentário

0
  • Nenhum comentário encontrado