Auditório da prefeitura regional – 08/Abr/2017

      Cerca de 70 munícipes compareceram à audiência pública do Programa de Metas na prefeitura regional Freguesia/ Brasilândia, para apresentar propostas locais, que serão analisadas pela equipe da Secretária Municipal de Gestão nos próximos dois meses, visando a versão definitiva do Programa.  20 pessoas pediram a palavra e apresentaram propostas, em sua maioria lideranças comunitárias e conselheiros participativos.

 

Momento da audiência pública regional do Programa de Metas.Momento da audiência pública regional do Programa de Metas.

 

MESA – A audiência foi aberta pelo prefeito regional Roberto Godoi, que em seguida passou a palavra para o secretário municipal de Segurança Urbana, José Roberto Rodrigues de Oliveira. Este esclareceu a estrutura básica do Programa de Metas, a forma como ele está sendo construído, e os prazos para a sua finalização. O secretário afirmou ser morador da região.   A mesa foi composta também pelo chefe de gabinete Almir Pinto e pela vereadora Aline Cardoso (PSDB), que afirmou ter escolhido participar dessa audiência pois foi na área dessa prefeitura regional que ela teve mais votos nas eleições de 2016 para a Câmara Municipal.

 

Interessados presentes na audiência.  Interessados presentes na audiência.  

 

PROPOSTAS I – A seguir uma síntese das propostas feitas pelos participantes:  canalização do córrego da rua Carlos Casado; retomada ou finalização do teatro do CEU Paulistano, do Hospital Brasilândia e da linha de metrô da Brasilândia; canalização do córrego da rua Manoel Bolívar; continuação da rua das Pedras;  transferência da sede da prefeitura regional da Cachoeirinha para a Freguesia do Ó (e um posto de atendimento na Brasilândia);  implantação de ecopontos na Brasilândia;  farol para pedestre na rua Monte Alegre do Sul, legalização do Jardim Vitória Régia; criação do CEU Freguesia.

 

PROPOSTAS II – Outras propostas foram: requalificação do córrego canivete;  implantação dos parque Morro Grande e do parque Brasilândia;  criação de um pólo de educação ambiental;  implantação da coleta seletiva nos dois distritos;  conclusão da pista de caminhada na rua Manoel Bolívar; implantação das UBSs do Jardim Damasceno e do Jardim Brasília;  revitalização de praça no Jardim Brasília;  combate aos pontos viciados de lixo; criação de novos espaços culturais; combate à dengue;  obra na av. Min. Petrônio Portela para evitar enchentes; requalificação do Jardim Paraná; atenção ao CRAS Jardim Vista Alegre; e preocupação com a retirada da lotação do Jardim Vista Alegre.

 

Mesa e participação de munícipe.Mesa e participação de munícipe. Participação jovem na audiência.Participação jovem na audiência.

 

Minudências:
@ Foi questionado que a versão preliminar do Programa de Metas, que baseou a análise nessa audiência, não tinha uma divisão regionalizada. A vereadora Aline Cardoso, durante o encontro, telefonou para o secretário de Gestão Paulo Uebel, e confirmou que a versão final terá a regionalização das metas.
@ Nesse momento o secretário José Roberto Rodrigues resgatou o slide da apresentação inicial, que informava que haverá a regionalização na versão final do Programa de Metas.
@ O prefeito regional informou no início da audiência que cada participante teria  2 minutos de fala. Porém atendeu ao pedido dos munícipes e passou a fala para 3 minutos. A apresentação inicial da audiência informava que o tempo seria mesmo de 3 minutos.
@ Permanece um problema crônico no auditório da prefeitura regional Freguesia/ Brasilândia: a acústica do espaço, dificultando a compreensão da fala dos participantes.
@ Foi reiterada a necessidade da prefeitura regional ter sua sede em seu próprio território. A sede atual fica no território da prefeitura regional Casa Verde/ Cachoeirinha.

Postar comentário

0
  • Nenhum comentário encontrado