CULTURA DIGITAL E DADOS ABERTOS
Incubadora de Projetos da SMDHC – Setembro/2014

      O advento da internet está gerando uma revolução. Essa ferramenta extraordinária, além de oferecer prazer em grandes doses, também pode ajudar a melhorar a vida no planeta, dando voz, dando protagonismo, a quem antes não os tinha. O portal ZNnaLinha está participando da oficina Cultura Digital e Dados Abertos, dentro do projeto Comunica DH, desenvolvido pela incubadora de projetos da SMDHC - Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, em parceria com a OFK-Brasil.

 

Participantes e orientadores da oficina Cultura Digital e Dados Abertos.Participantes e orientadores da oficina Cultura Digital e Dados Abertos.

A oficina apresenta elementos da cultura hacker – autonomia, liberdade e trabalho em rede para mudanças sociais. A conversa rola em torno da liberdade de acesso, uso e acesso de informações pela internet. São feitos exercícios no laboratório de informática, para buscar, analisar e apresentar, por meio de visualizações, dados que devem ser livres.

A ideia do portal é se capacitar para levar informações de relevância, ligadas a cidadania, participação social e direitos humanos, para toda a Zona Norte da cidade.

A Incubadora de Projetos da SMDHC fica na rua Otto Alencar 270, Cambuci, e mais informações sobre cursos podem ser obtidas pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou no endereço facebook.com/comunicadhsp

 


COMUNICAR OS DIREITOS HUMANOS POR TODA A CIDADE
Incubadora de Projetos da SMDHC – 21/Ago/2014

      Transformar São Paulo em uma cidade provedora de Direitos Humanos é uma feliz e arrojada meta.  Assim, a Incubadora de Projetos da SMDHC – Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania iniciou uma série de encontros com representantes de entidades e ONGs para, através do processo de escuta participativa, levantar informações e assim estruturar o seu projeto de comunicação de Direitos Humanos na cidade, o Comunica DH.

Momento da dinâmica com organizações da Zona Norte.Momento da dinâmica com organizações da Zona Norte.

Essa etapa do projeto, chamada de Oficinas Regionais, é composta de quatro encontros semelhantes, um para cada região da cidade. Entidades da Zona Norte foram convidadas para participar do segundo encontro no dia 21/08, na sede da Incubadora, que ocupa o antigo prédio da Gráfica Municipal de São Paulo. O espaço está bonito, bem restaurado, porém ainda é subutilizado. Essas oficinas pretendem levantar propostas para o uso do espaço e para a mobilização de grupos, visando a divulgação de conceitos e práticas de Direitos Humanos na cidade.

Nove organizações protagonizaram a oficina voltada para a ZN: Fala Mulher, Rádio Jaraguá FM, Associação Diabetes Brasil, coletivo Sinfonia dos Cães, Abads, Projeto Bem Me Quer, Centro Cultural da Juventude, Instituto da Oportunidade Social e portal ZNnaLinha. Todas participaram das dinâmicas, relacionando suas carências e necessidades de recursos para empreender uma boa comunicação junto à sua comunidade.

Ampla oportunidade de diálogo na oficina regional do Comunica DH.Ampla oportunidade de diálogo na oficina regional do Comunica DH.

Essa fase do projeto Comunica DH é realizada em convênio com a Open Knowledge Foundation – Brasil, cujos jovens colaboradores conduziram a oficina. A gestora de projetos da Incubadora, Marina Neves, esclareceu que o projeto tem como uma das premissas básicas utilizar linguagens de comunicação para divulgar os Direitos Humanos para os cidadão comuns, fazendo dessa atividade uma política pública permanente.

Durante quase quatro horas os participantes puderam relatar as dificuldades que têm para fazer a comunicação efetiva com as suas comunidades. A troca de experiências proporcionou informações para superar essas dificuldades.

A Incubadora de Projetos da SMDHC fica na rua Otto Alencar 270, Cambuci, e mais informações sobre cursos podem ser obtidas pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou no endereço facebook.com/comunicadhsp

Postar comentário

0
  • Nenhum comentário encontrado