Auditório da TOTVS – 11/Dez/2017

      Aconteceu no auditório da TOTVS, empresa de tecnologia sediada na av. Braz Leme, um encontro promovido pelo vereador José Police Neto, que contou com a presença do arquiteto e urbanista Benedito Abbud, responsável pelo projeto do Parque do Campo de Marte e do  secretário municipal das Prefeituras Regionais Claudio Carvalho.  Os projetos  Arco Tietê, parque Campo de Marte e privatização do Complexo do Anhembi foram apresentados a lideranças, empresários e moradores da região,  que foram até o local para ouvir e colocar questões.

  

Momento do encontro no auditório da TOTVS.Momento do encontro no auditório da TOTVS.

 

OTIMISMO – Police Neto é o vereador que encabeça a lei de incentivo ao desenvolvimento econômico da Zona Norte.  Ele enalteceu o projeto que beneficiará a região, que abriga mais de 2 milhões de pessoas e ainda sofre com dificuldades e gargalos.  Segundo o vereador, as perspectivas para o próximo ano são de otimismo para a Zona Norte, pois uma emenda proposta por ele na lei que privatiza o Anhembi dará destinação obrigatória mínima de 20% de sua renda para a ZN, o que ajudará em seu desenvolvimento e infraestrutura, há muitos anos negligenciados.

 

Police Neto e convidados na reunião.Police Neto e convidados na reunião. 

 

ORÇAMENTO – “O que significa 20% para nosso território? Nos últimos dez anos, o orçamento público da cidade de São Paulo destinou 6,5%, ou seja, um terço desse valor para a Zona Norte. Porém, nos últimos 20 anos a média que temos destinados à região nem chega aos 6,5%, pois existe uma leitura equivocada de que a Zona Leste é a mais extensa, a Sul como a mais necessitada e a Oeste como aquela que tem os maiores conflitos entre ricos e pobres. Quando se olha para a Norte, em tese, não tem problemas porque poucos gestores especializados atravessam a ponte para interpretar o que acontece com por aqui”, criticou o vereador.  

 

Arquiteto Benedito Abbud.Arquiteto Benedito Abbud. Secretário Cláudio Carvalho.Secretário Cláudio Carvalho.

 

PARQUE – Benedito Abbud, premiado arquiteto e urbanista, está desenvolvendo o projeto do parque Campo de Marte, que é uma luta antiga da cidade para retomar essa área perdida para o governo federal logo após a Revolução Constitucionalista de 32.  Indagado sobre a possibilidade de haver uma ligação entre o futuro parque e o Sítio Morrinhos, criando um eixo cívico, Abbud afirmou que “isso não foi estudado, embora conexões sejam sempre pensadas. Nós chegamos a pensar nas conexões através da praça Campo de Bagatelle, que também é um espaço aberto, e todo aquele eixo que sobe com canteiros centrais chegando até o Parque da Juventude e fazendo essa união”, afirmou o arquiteto.

 

COMPACTAÇÃO –  Ainda sobre as dificuldades que a cidade enfrenta, e não somente a Zona Norte, o arquiteto salientou a pulverização das metrópoles. Segundo ele, quanto maiores são as cidades, mais difíceis e desafiadores são os planejamentos e projetos para torná-las mais habitáveis.  “Está claro que as cidades mais sustentáveis hoje em dia são aquelas mais compactas. Isso é indiscutível no mundo inteiro, com transporte público de boa qualidade e áreas verdes para as pessoas usufruírem. Quanto mais espalhada a cidade, mais problemas ela tem”, vaticinou Abbud.

 

Público presente na reunião.Público presente na reunião.

 

Minudências:
@ O parque Campo de Marte terá cerca de 400 mil m2.  Será o 5º maior parque municipal, atrás dos parques Anhanguera, Ibirapuera, Carmo e Rodeio.
@ O arquiteto Benedito Abbud desenvolveu o projeto do parque Campo de Marte inteiramente gratuito para a prefeitura. Segundo ele, era a hora de devolver algo para a cidade, uma vez que estudou em escola e universidades públicas de qualidade.
@ Na plateia representantes da área da aviação, no momento das perguntas, discordaram do projeto do Parque Campo de Marte. Segundo eles, a proposta ainda não é bem esclarecida e prejudicará funcionários. Os argumentos foram negados pelo secretário Cláudio Carvalho.
@ Saiba mais sobre o parque Campo de Marte em matéria da prefeitura AQUI.
@ O Sítio Morrinhos é um terreno público onde se localiza uma casa bandeirantista do séc. 18, e abriga o Centro Arqueológico da Cidade de São Paulo. Ele se situa bem próximo do futuro parque Campo de Marte, do outro lado da av. Braz Leme.
@ O secretário das Prefeituras Regionais Claudio Carvalho é morador da Zona Norte.
@ Carvalho assumiu em 1º/06 a Secretaria Especial de Investimentos Sociais, criada para agilizar as parcerias com o setor privado.  Porém em 1º/11 deixou essa secretaria, que foi extinta, assumindo a direção das Prefeituras Regionais, no lugar do vice-prefeito Bruno Covas.
@ O vereador Police Neto deu uma boa notícia para a ZN:  as obras da Linha 6 – Laranja (São Joaquim – Brasilândia) do metrô, paradas desde 09/2017, serão retomadas em Março de 2018, com parceria de uma empresa chinesa que promete entregar a obra em 36 meses.

Texto e fotos: Ronaldo Lages

# Matéria com apoio de Tecnolamp

 

Postar comentário

0
  • Nenhum comentário encontrado