CCJ – 26/Abr/2017

      O SEBRAE SP, com apoio do Centro Cultural da Juventude e da Planejar Brasil, realizou o Fórum de Economia Criativa, recebendo produtores culturais e artistas da região.  O evento teve palestras sobre Economia Criativa, a Arte de Fazer Negócio e Marketing Digital, além de momento de convivência entre os participantes. Foram registradas as presença do prefeito regional de FÓ/ Brasilândia Roberto Godoi, da vereadora Aline Cardoso, do gestor da Fábrica de Cultura Cachoeirinha Rubens Morais e do coordenador da Casa de Cultura Brasilândia Luis Carneiro.

  

Foto no encerramento do FórumFoto no encerramento do Fórum

 

ARTE NA PERIFERIA – A organizadora Joyce Silva do SEBRAE SP Escritório Regional Norte, destacou: "Na região, a gente tem muitas pessoas que trabalham como pequenos empresários e com a arte, então a gente sentiu a necessidade em fazer mais eventos voltados para quem é artista". O artista e rapper Mano Réu comentou sobre o evento: "Acho que a maior importância é a troca com outros artistas e produtores, e conhecer o que o SEBRAE pode oferecer enquanto metodologia e ferramentas que potencializem trabalhos que já tem sido feitos”, considerou.

 

PALESTRA CRIATIVA – A atividade começou Luiz Mauro, analista de negócio sênior, que explicou a dinâmica do evento e aproveitou para falar sobre o SEBRAE. Em seguida Luiz passou a fala para Mano Réu, o mestre de cerimônia do evento.  A vereadora Aline Cardoso fez a primeira palestra sobre Economia Criativa. Ela explicou que são em momentos de crise econômica que a economia criativa ganha mais espaço. Também criticou o olhar popular sobre os artistas: "quem faz cultura criativa não é visto como trabalhador". Ela também ressalta: "vivemos um momento de desmaterialização", falando que o avanço da tecnologia permite ganhar espaço e dinheiro com poucos recursos, dando exemplo dos youtubers. A vereadora disse que é necessário mais investimento em políticas públicas para desenvolver a economia criativa, dando exemplo de vários lugares do mundo. Segundo Aline, São Paulo possui algumas políticas nesse sentido, como o VAI TEC, FAB LAB, TECH SAMPA, PIPE (FAPESP) e o Aceleradora.

 

Mylene falou sobre marketing digital.Mylene falou sobre marketing digital. Camila falou sobre a arte nos negócios.Camila falou sobre a arte nos negócios.

 

ARTE DE FAZER NEGÓCIOS – A segunda palestra ficou por conta da Camila Patrício, gestora de projetos do SEBRAE. Ela passou algumas estratégias de como estruturar seu negócio: identificar a identidade do projeto, seu público alvo, posicionamento, atuação, estrutura e modelo.  Segundo Camila, é importante reconhecer e entender o sentimento do negócio para atingir o público: "A arte precisa nascer e precisa ter nome". Além disso, ela deu dicas de algumas ferramentas para fazer isso, como o FOFA (Força, Oportunidade, Fraquezas e Ameaças). Para ela os artistas têm facilidade neste processo de reconhecimento: "Vocês [artistas], em geral, transferem seus sentimentos para a arte", afirmou.

 

MARKETING DIGITAL – A terceira palestra aconteceu logo após um momento de confraternização. A responsável pelo tema foi Mylene Souza, socia-diretora do Planejar Brasil. A palestrante adotou uma metodologia mais dinâmica, o que levou o público a participar mais. Mylene explicou que a internet trouxe mais facilidades para quem está no segmento da economia criativa. Entre as facilidades ela elencou o custo benefício, facilidade de fazer o recorte do público alvo, contato direto com o público, maior exposição da marca e entre outros. Também foi dadas dicas de como usar as redes socias para tornar o produto mais visível.

 

Momento do encontro no CCJ.Momento do encontro no CCJ.

 

Minudências:
@ No encerramento o mágico e empreendedor Luis Laurito contou sobre sua experiência profissional e aproveitou para realizar um truque de mágica. Em seguida houve sorteio de brindes aos participantes.
@ O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) é uma entidade privada que promove a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos empreendimentos de micro e pequeno porte. Ela oferece cursos, palestras, programas setoriais e consultorias.
@ Atendimento de 2ª-f a 6ª-f acontece das 9h às 17h no SEBRAE-SP, que tem duas unidades na ZN: Escritório Regional Capital Norte: rua Duarte de Azevedo 280 – próximo à estação metrô Santana, e no Posto de Atendimento Pirituba, à rua Luiz José Montesanti 214, no começo da av. Mutinga, em Pirituba.

Texto e fotos: Lucas Antonio

Postar comentário

0
  • Nenhum comentário encontrado